Professor de Educa??o F?sica

Rep?rter Ana Maria Reis
26/01/2001

Quando a coca-cola levou toda uma gera??o a adquirir quilos de celulite e poucas solu?es para o seu tempo, o Brasil abra?ou a gera??o sa?de, que passou os anos 90 malhando. Fora a obsess?o pelo corpo ideal, a preocupa??o com a qualidade de vida tamb?m invadiu os notici?rios. Nesta onda, a Educa??o F?sica alargou seu campo no mercado e ganhou prest?gio entre os profissionais da sa?de.

Um ganho com a m?dia
"A massifica??o do corpo pela m?dia e a valoriza??o da sa?de e aumento da qualidade de vida trouxe para n?s v?rios ganhos", ressalta a professora de Educa??o F?sica, Adriana Leite de Sousa Ladeira. De acordo com Adriana, que ? chefe do Departamento de Gin?stica e Arte Corporal da Faculdade de Educa??o F?sica e Desporto (FAEFID) da UFJF, nas escolas, agora, existe mais respeito ? pr?tica de atividades f?sicas enquanto disciplina curricular, al?m da crescente valoriza??o do profissional dentro da ?rea m?dica, atrav?s de tratamentos interdisciplinares em que o condicionamento f?sico faz-se de extrema import?ncia.

No ano passado, foi criado o Conselho Federal de Educa??o F?sica (CONFEF), na corrida pela legaliza??o da profiss?o. "Com a posterior cria??o dos conselhos regionais, ser? mais f?cil fiscalizar os profissionais que est?o no mercado e garantir o direito de todos", comenta Adriana Ladeira.


Mercado local
O piso salarial do professor de Educa??o F?sica fica entre R$8 e R$12 a hora/aula, sendo este valor superado em algumas academias de gin?tica. S? em Juiz de Fora, ao ano, formam-se 80 professores. Mesmo assim, o mercado anda absorvendo bem este pessoal. De acordo com a professora da FAEFID da UFJF, Adriana Ladeira, um levantamento n?o cient?fico da faculdade observou que 80% dos formandos est?o enpregados na rede de ensino e o restante, atua em academias ou s?o preparadores desportivos.

No setor de presta??o de servi?os, o personal trainer ? uma das parcelas do mercado fitness que s? tende a crescer. "De encontro ?s aulas sem individualidade das academias, o trabalho do personal trainer est? sendo muito procurado devido ? valoriza??o geral da sa?de", analisa Adriana Ladeira.

Na FAEFID
A Universidade Federal de Juiz de Fora conta com o curso de Licenciatura Plena em Educa??o F?sica. O curso tem dura??o de quatro anos ou oito per?odos e ? ministrado em hor?rio diurno. Para ingressar no curso, a universidade disp?e 80 vagas, divididas em 2 semestres. No vestibular 2001 da UFJF, n?meros da rela??o candidato/vaga mostraram que a procura pelo curso de Educa??o F?sica (12,43) foi superior ? de cursos tradicionalmente concorridos como Odontologia (12,24), Comunica??o Social diurno (8,42) e Direito diurno (8,18)

Nos dois ?ltimos per?odos da faculdade, o graduando cumpre cr?ditos eletivos de aperfei?oamento em uma ?rea, como muscula??o, gin?tica art?stica, nata??o, voley, handebol, futebol entre outras. Al?m das disciplinas eletivas, que n?o s?o oferecidas regularmente, para se formar, o aluno ter? que cumprir 90 horas m?nimas de est?gio.

Outras informa?es na secretaria da FAEFID/UFJF (Campus Universit?rio) ou pelo n?mero (32) 3229-3284.

P?s-gradua??o
A FAEFID tamb?m oferece especializa??o em Treinamento Desportivo (um curso voltado ao preparo de atletas, aulas em academias de gin?stica e atua??o como personal trainer) e em Fundamentos Te?ricos e Metodol?gicos do Ensino da Educa??o F?sica Escolar.

A palavra de quem est? no mercado
Embora a Faculdade de Educa??o F?sica e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora tenha como objetivo formar o professor, isto ?, aquele que vai lidar com a pedagogia da coisa, o mercado deste profissional ? motivado pelas in?meras academias de gin?stica da cidade. O JFService conversou com 3 profissionais: uma estudante que d? aula em academias desde o 2? per?odo da faculdade, um professor de nata??o e muscula??o e um empres?rio:

A estudante

Juliana Mayrink, 26, ? estudante do 6? per?odo de Educa??o F?sica, mas ? prefessora em academias desde o primeiro ano de faculdade. J? que entrou cedo no mercado, ela garante que, para manter-se nele, o estudante ter? que correr por fora, literalmente. Para dar suas aulas de step e local, Juliana freq?entemente faz cursos, se atualiza e fica de olho no que acontece no mercado nacional.
"Em Juiz de Fora, dificilmente ficamos sem emprego. No entanto, montar uma academia pequena n?o vale a pena e nem sempre h? capital para um investimento que trar?, a m?dio prazo, lucro e satisfa??o profissional", comenta.

O professor

Fl?vio Garcia de Oliveira, 29, tem 10 anos de "beira de piscina". Al?m de professor de nata??o em uma academia ele orienta o pessoal que faz muscula??o em outra. "Nesta ?rea ? poss?vel ganhar bem, desde que se trabalhe bastante", comenta Fl?vio, que come?a a dar aula ?s 8h e termina ?s 21h15min. Um tanto estressante, caso fosse uma "profiss?o burocr?tica" - "n?o ? como ficar horas em um banco", explica: "- O clima ? muto legal, quem se matricula em academia quer cuidar do corpo, relaxar e conversar."

Para os que pensam em fazer vestibular para Educa??o F?sica, o professor Fl?vio Garcia ? um ?timo incentivador. "? o curso mais legal... nele, existe muito calor humano." Mas o professor reconhece que escolheu a profiss?o de maneira errada. "Quando algu?m pensa em fazer Educa??o F?sica ? porque sempre se dedicou ou tem habilidade na pr?tica do esporte. Na faculdade, percebemos que ? preciso mais; ? preciso gostar de estar do outro lado - o do preparador f?sico", explica Fl?vio que, pelo tempo corrido, o profissional desta ?rea acaba n?o tendo tempo para cuidar do pr?prio corpo e sa?de.

O empres?rio

Marcelo Brigatto, 34, ? um empres?rio do ramo fitness. Mas suas malhas de gin?stica n?o cederam espa?o ao terno e gravata. Com 11 anos de mercado e, desde 1994 a frente de uma das maiores academias da cidade, Marcelo n?o abre m?o de dar aulas de abdominais, body pump e spinning (foto ao lado), al?m das conven?es nacionais e internacionais onde ? chamado a participar com suas "cria?es": aero-Cowboy e step-Cowboy.

Estas invencionices n?o s?o caprichos anti-monotonia de uma academia. Para manter-se em evid?ncia no mercado, ? necess?rio estar em contato com as novidades e criar outras. "N?o apenas atualizar as atividades, maquin?rios, parte organizacional etc, mas tamb?m criar m?todos, estrat?gias, visando n?o s? a concorr?ncia, mas tamb?m a motiva??o dos alunos, tornando-os fi?is ? academia", ensina.

Enquanto empreendedor, Brigatto considera a concorr?ncia do mercado local pouco elaborada. "Existem academias que competem pelo pre?o e n?o pela qualidade. A maioria dos que procuram academias de gin?stica, ainda n?o sabe distinguir muito bem o trivial do excelente e nem mesmo valorizar isso, principalmente no sentido custo/benef?cio", argumenta.