Artigo
Sua carreira:
O desafio do profissional de RH

14/09/2001

Vamos acompanhar a evolu??o da gest?o de recursos humanos a partir da d?cada de 70, pois n?o h? antes disto um estudo muito acurado e espec?fico nesta ?rea que aparecia apenas como um ap?ndice administrativo. Podemos afirmar que neste per?odo a ?rea funcionava como um ap?ndice do departamento de pessoal. Ao profissional de RH era apenas designada a fun??o de recrutamento, sele??o, gerenciamento de benef?cios muitos dos quais apenas voltados ? previd?ncia social.

Durante a d?cada de 80 uma pequena evolu??o ocorreu, passando os profissionais de RH a atuarem como consultoria interna. Entretanto sua presen?a era coordenadora apenas da manuten??o do ?status quo? e da cultura organizacional. Instalados em confort?veis e amplas salas sua performance era baseada por medidas punitivas e a reprodu??o dos modelos autorit?rios de gest?o ainda medievais. Eram poucas as empresas com ares democr?ticos em suas gest?es de recursos humanos. N?o havia um contato direto com todas as ?reas e muito menos circulavam por toda a empresa.

Na d?cada de 90 pontearam as tend?ncias das Gest?es para a qualidade e desta forma o setor de recursos humanos ganha um novo foco. Infelizmente, como os equ?vocos de modelos importados assolaram nossas organiza?es. Um exemplo ? a reengenharia que fez do RH o vil?o de uma s?rie de demiss?es e contrata?es fomentadas pela moderniza??o de processos.

O treinamento ? apenas voltado para os problemas ocorridos e para a corre??o de n?o conformidades. Esta tend?ncia come?a a mudar no final da d?cada com a fal?ncia de uma s?rie destes modelos importados e muito mal adaptados a nossa realidade.

Assim, come?amos o s?culo XXI com um novo modelo de recursos humanos: o ambiente globalizado e competitivo precisa de profissionais alinhados com o futuro. Estamos vivendo a Era da Gest?o de Compet?ncia.

Cabe ao setor de RH gerar projetos preventivos e n?o corretivos. A pr?a??o em lugar da rea??o como anteriormente, o treinamento traz a vis?o do futuro e prepara os talentos para as expectativas do porvir e as demandas do mercado futuro, al?m do desenvolvimento das habilidades.

A atua??o do RH denota que, al?m do desenvolvimento tecnol?gico, h? que se desenvolver os talentos humanos. O desenvolvimento do capital humano muda o enfoque das organiza?es. O seres humanos deixam de ser custos e passam a ser investimentos e uma pe?a fundamental para quaisquer programas de Qualidade. Os procedimentos da qualidade inexistem se n?o tivermos o foco tamb?m na qualidade de vida dos seres humanos nas empresas. O treinamento, o desenvolvimento, a sa?de, as rela?es de trabalho est?o estreitamente ligados ao compromisso social com a empresa e sua interdepend?ncia com a comunidade onde est? inserida.

Cabe aos profissionais de RH difundirem a filosofia da qualidade como uma cultura das organiza?es. Difundir a cultura de que a responsabilidade do desenvolvimento dos talentos n?o s?o prerrogativas apenas de um setor ? compromisso de toda a empresa. Sai o conceito de m?o-de-obra e entra o conceito do ?c?rebro de obra?. Entramos na era do profissional do conhecimento. Podemos dizer, em s?ntese, que hoje a ?rea de Recursos Humanos est? centrada em:

  • Dignificar o ser humano
  • Tornar o RH estrat?gico transformando-o num setor com direcionamento e metas
  • Focalizar a sinergia ? ? fundamental o desenvolvimento do esp?rito de corpo
  • Preparar o futuro ? enxergar al?m do muro, mudar paradigmas
  • Promover a felicidade e a satisfa??o no ambiente de trabalho - a motiva??o ? fundamental para a qualidade de vida da empresa
  • Enriquecer continuamente o capital humano - treinamento e desenvolvimento para a busca da excel?ncia.
  • Dignificar e elevar o trabalho - mudar o paradigma e o conceito de que o trabalho ? um fardo
  • Mudar e inovar incessantemente - ser o gestor pr? ativo das mudan?as.
  • Compartilhar a administra??o ? delegar e descentralizar.
  • Fortalecer a unidade na diversidade ? valorizar as diferen?as para o estabelecimento da produtividade, combatendo arduamente quaisquer manifesta?es preconceituosas e radicais.

Finalmente, estamos diante do momento em que o coaching deve ser valorizado. ? o l?der que acompanha seu grupo, n?o ? acompanhado por ele. ? ele que valoriza as diferen?as e que faz de sua equipe um grupo feliz e com qualidade de vida nas rela?es com o trabalho, sua empresa e a comunidade onde est? inserido.. Pois como diz o fil?sofo Persa Bah? ll?h: a Terra ? um s? pa?s e os seres humanos seus cidad?os . Somente quando come?armos a disseminar o conceito de vis?o compartilhada e de direitos humanos poderemos estar contribuindo, e muito, para evitarmos trag?dias como as que assolaram e espantaram o mundo no dia 11 de setembro nos Estados Unidos. No mundo das organiza?es como no mundo inteiro n?o h? mais lugar para sectarismo, fanatismo e preconceitos nefastos ao progresso da civiliza??o.


Vera L?cia Ciuffo ? psic?loga, analista de recursos humanos, especialista em Treinamento de desenvolvimento de pessoal. Saiba mais clicando aqui.


Sobre quais temas (da ?rea de profiss?es) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Vera Ciuffo aguarda suas sugest?es no e-mail velucci@velucci.com.br.