Designer O profissional da cria??o

Ludmila Gusman
02/05/2002

Trabalho de Ana Loureiro A defini??o da palavra j? diz tudo! Design significa criar, inventar... Por isso, n?o restam d?vidas de que aquele que optar por esta carreira deve ser movido pela inova??o. ? esse o profissional respons?vel pela cria??o de recursos que atraem visualmente os consumidores. A profiss?o ? um misto de arte e ci?ncia adaptados para fins comerciais. Para ser um bom designer ? preciso ter em mente duas coisas. A primeira ? a persist?ncia para chegar ao resultado final de um trabalho e a outra ? ser algu?m bem informado.

Forma??o superior

Em Juiz de Fora, n?o existe curso superior na ?rea, mas segundo o designer da Ag?ncia Lab Propaganda, Rog?rio Batista, j? h? projetos para a elabora??o de um na cidade. O objetivo ? valorizar a profiss?o. "Nossa preocupa??o ? dar subs?dios aos profissionais, para que ocorra um nivelamento no mercado", ressalta.

Trabalho de Ana Loureiro Especialista em designer editorial, Rog?rio Batista diz que a maioria dos profissionais n?o possui forma??o espec?fica para atuar no mercado. "Existem excelentes designers que t?m apenas a pr?tica, mas nem sempre isso ? o suficiente", avalia. Al?m de ser criativo, persistente e informado, o profissional precisa ter conhecimentos te?ricos que o fa?am se destacar no mercado. "Criar uma logomarca, por exemplo, parece algo aparentemente f?cil de fazer. Mas o trabalho exige muita pesquisa e conhecimento", diz ele. O curso mais ligado ? profiss?o ? o de Desenho Industrial, mas graduados em Artes, Arquitetura, Comunica??o tamb?m atuam na ?rea.

Sem regulamenta??o

Trabalho de Ana Loureiro Apesar de ser reconhecida pelo MEC, a profiss?o n?o ? regulamentada. Qualquer pessoa apta a exercer o cargo pode competir no mercado, independente de ter cursado a faculdade espec?fica. A designer da Ag?ncia Tr?ade Comunica??o de Juiz de Fora, Ana Loureiro, formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que o profissional que faz a faculdade para designer tem muito mais subs?dios para atuar na profiss?o.

"Temos uma forma??o b?sica boa e um curr?culo espec?fico. O fato da profiss?o n?o ser regulamentada gera uma dificuldade muito grande para n?s. N?o que n?o existam pessoas aptas a criar, mas a gente acaba sofrendo muito com isso", diz. O principal desafio ? o sal?rio. Segundo Ana Loureiro, os profissionais formados acabam enfrentando uma competitividade desleal. "?s vezes somos obrigados a cobrar um pre?o inferior para n?o perder o cliente", comenta.

A designer, Elza Vandanezi Brasil, est? h? 25 anos na profiss?o e n?o cursou a faculdade de Desenho Industrial. Tudo o que sabe foi adquirido, segundo ela, na pr?tica do dia-a-dia e na curiosidade de estar sempre aprendendo. Ela diz que o mais importante ? o dom e ressalta o profissional como algu?m que deve se dedicar inteiramente ao que faz. "A arte tem essa vantagem, n?o adianta fazer faculdade s? porque acha bonito e pronto. N?o que as faculdades sejam ruins, mas muitos alunos saem dela sem nenhuma criatividade", diz.

No curr?culo da Faculdade de Desenho Industrial da UFRJ est?o inclu?das, dentre outras disciplinas, Fotografia, Diagrama??o, Hist?ria da Arte, Oficinas, aulas de F?sica, Cores, T?cnicas de Pinturas. O curso tem a dura??o de cinco anos e possui duas habilita?es: Projeto de Produto - desenvolvimento de novos produtos - e Programa??o Visual - desenvolvimento visual de vinhetas para TV, editora??o de livros, revistas, jornais, websites, cria??o de marcas, logotipos, sinaliza??o a?rea e de rua, folhetos, formul?rios, entre outros.

Design x arte

H? uma diferen?a b?sica entre o designer e o artista. Embora muitas pessoas confundam as duas profiss?es, ? preciso deixar claro que o designer n?o ? aquele que expressa uma id?ia ou sentimento, sem se preocupar com quem estar? em contato com o produto. Ao contr?rio, ele elabora sua cria??o preocupado em agradar o consumidor.

Para isso, a t?cnica ? indispens?vel at? que se chegue ? solu??o que vai agradar o cliente. O tempo para fazer um trabalho varia de acordo com o pedido e o per?odo para elabor?-lo. Dependendo da pressa do cliente, o projeto final pode ficar pronto em at? tr?s dias.

Mas n?o pense que ? f?cil atingir o ideal. O processo de execu??o de uma pe?a gr?fica passa por uma s?rie de etapas. O designer precisa pesquisar, elaborar a cria??o, executar e produzir (digitaliza??o, edi??o de imagens, constru??o do layout num programa gr?fico e prepara??o para a finaliza??o). O trabalho resulta em folders, logomarcas, cartazes, impressos, vinhetas para TV, anima?es, embalagens e ilustra?es, sempre analisando fatores est?ticos, econ?micos e psicol?gicos.

Op?es na ?rea

Al?m dos dois principais eixos Design de produtos e Design gr?fico, voc? pode optar tamb?m por :

  • Designer de m?veis - O Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) de Juiz de Fora oferece o curso de t?cnico em Design de M?veis. O trabalho envolve cria??o e desenvolvimento dos produtos, gerando formas adequadas ?s novas fun?es e est?tica; planejamento em materiais, processos e instrumentos de fabrica??o, bem como o marketing e condi?es de reciclagem; execu??o visando a implanta??o do projeto e gest?o da produ??o.
    O curso ? gratuito e oferece novas vagas a cada semestre. Para ingressar, ? necess?rio ser aprovado no exame de sele??o, al?m de ter conclu?do ou estar cursando a 2? S?rie do Ensino M?dio.
  • Designer de interiores - ? o profissional capaz de projetar espa?os interiores, residenciais ou comerciais. Mais que apresentar id?ias para a decora??o, ele ? respons?vel pelo projeto t?cnico e pelo or?amento. Ele projeta ambientes, seleciona equipamentos, mobili?rio, obras de arte, faz estudos termo ac?sticos, el?tricos e luminot?cnicos.

  • Webdesigner - ? a atividade que est? mais em alta no mercado. O profissional deve dominar softwares gr?ficos utilizados na programa??o visual, como Adobe PhotoShop, Corel Draw, Page Maker e Fire Works. Al?m disso, deve estar constantemente atento ?s novas tecnologias. Pode atuar em empresas p?blicas e privadas, gr?ficas e bir?s, produtoras e emissoras de TV, cinema , ag?ncias de propaganda, escrit?rios de design e produtoras internet.

Ou ainda designer editorial, de vestu?rio, industrial, t?xtil, entre outros.
Onde estudar

No Brasil, o ensino da profiss?o surgiu em 1964 com a funda??o da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) no Rio de Janeiro, hoje associada a UERJ. Em seguida a UFRJ, em 1973, fundou o curso na Escola de Belas Artes. Hoje o curso existe nas capitais do pa?s se concentrando mais em S?o Paulo.

A Faculdade de Desenho Industrial pode ser cursada na PUC/RJ, UERJ, UNESA, UFRJ, Faculdade Carioca, Faculdade da Cidade, Faculdade Silvio e Souza.

Saiba mais informa?es de cursos de gradua??o, mestrados, especializa?es na ?rea, selecionados por regi?o, no seguinte endere?o: www.dzgnbr.hpg.ig.com.br/cursos/cursos.php