Informe profissional
Servi?o Social, Contabilidade e Curso de Cabeleireiro
::: 27/09/2002

Curso superior - Servi?o Social

Descri??o da profiss?o
O assistente social atua no campo das rela?es humanas, promovendo a integra??o do indiv?duo ao seu meio e solucionando os problemas que prejudicam o bem-estar da coletividade. Trata de a?es que levem o bem-estar para a comunidade, agindo para grupos ou indiv?duos. Promove a integra??o de pessoas, coordena trabalhos volunt?rios, realiza atividades grupais, atua junto a l?deres comunit?rios. Planeja e implementa pol?ticas sociais, tanto no setor p?blico quanto no setor privado.

O curso
O assistente social recebe ampla forma??o em ci?ncias humanas, que s?o o suporte das disciplinas espec?ficas. O curr?culo m?nimo abrange Filosofia, Sociologia, Psicologia, Economia, Antropologia, Forma??o Social, Economia e Pol?tica do Brasil, Direito e Legisla??o Social, Teoria do Servi?o Social, Metodologia do Servi?o Social, Hist?ria do Servi?o Social, Desenvolvimento da Comunidade, Pol?tica Social, Administra??o em Servi?o Social, Pesquisa, Planejamento e ?tica Profissional em Servi?o Social

O assistente social
Realiza o levantamento da situa??o de indiv?duos ou grupos, atrav?s de t?cnicas e procedimentos como question?rios, entrevistas, contatos diretos, visitas, etc., a fim de formular um diagn?stico e detectar os pontos que influenciam no processo.

Nas empresas e ind?strias auxilia e orienta funcion?rios, elaborando e acompanhando programas educativos, de sa?de e de seguran?a do trabalho. Em grupos comunit?rios desenvolve atividades recreativas sociais e educativas para promover a integra??o entre seus membros. Atua em centros de sa?de e hospitais, interagindo com m?dicos, psicol?gicos e outros profissionais, elaborando planos de a??o aos diversos setores como orienta??o e reabilita??o profissional, desemprego, amparo a inv?lidos, acidentados etc.

No setor p?blico, identifica os problemas sociais e planeja programas preventivos, como, por exemplo, assist?ncia a menores abandonados, carentes e infratores. Promove levantamentos estat?sticos sobre a realidade social, avaliando as condi?es sociais da popula??o.

Qualidades pessoais que a profiss?o requer
? preciso gostar e saber se relacionar com pessoas (interesse pelo ser humano e seu contexto social), ter sentimento comunit?rio, al?m de ter capacidade de argumentar e transmitir id?ias. Favorecem o profissional o equil?brio emocional ou "intelig?ncia" emocional, aptid?o para lidar com coisas concretas e abstratas, capacidade de concentra??o e observa??o, organiza??o, dedica??o, iniciativa e criatividade.

Onde trabalhar
Com um vasto campo de atua??o, o assistente social s? estar? habilitado ao exerc?cio da profiss?o ap?s ser registrado no Conselho Regional de Servi?o Social - CRESS, que o credencia a assumir compet?ncias e atua?es privativas do assistente social. Segundo uma pesquisa realizada no estado de S?o Paulo pelo Conselho Regional de Servi?o Social e a PUC/SP, o setor p?blico ? o que mais emprega assistentes sociais, seguido das grandes empresas. Eles aparecem no quadro de 45% das companhias da Grande S?o Paulo. Em 22% delas, trabalham na ?rea de recursos humanos. Novas frentes de trabalho est?o se abrindo em organiza?es n?o governamentais.

As principais formas de atua??o s?o em

  • Empresas e ind?strias, junto ao departamento de pessoal, recursos humanos, benef?cios e assist?ncia ao empregado.
  • Entidades de classe, associa?es e gr?mios esportivos, grupos e movimentos comunit?rios.
  • Servi?o p?blico como Secretarias da Crian?a, Vara de Fam?lia, ?rg?os de Ado??o e outros.
  • Institui?es de Ensino e Pesquisa.

Campos de atua??o
  • ?rg?o P?blicos
  • ONG?s
  • Hospitais
  • Institutos de Pesquisa
  • Empresas Privadas.

Curso T?cnico - Contabilidade

Descri??o da profiss?o
O t?cnico em Contabilidade ? respons?vel pela organiza??o e/ou supervis?o dos servi?os de contabilidade de uma empresa ou institui??o, podendo estender-se suas responsabilidades ? gest?o or?amental, a auditoria e ao controle interno dos meios financeiros. Suas tarefas s?o muito importantes, pois ? atrav?s delas que a empresa processa seu controle financeiro, o registro dos fatos da sua situa??o financeira e as obriga?es fiscais. Para tal, os contadores observam, coletam, registram e analisam os dados relativos ?s contas da empresa.

O curso
Mat?rias de forma??o Profissional: Economia e Mercado; Direito e Legisla??o; Organiza??o e T?cnica Comercial; Contabilidade e Custos; Mecanografia e Processamento de Dados.

O contabilista ou contador
Organiza, executa e supervisiona os servi?os de escritura??o de livros cont?beis e comerciais, como di?rio, registro de invent?rio, raz?o, conta corrente, caixa e outros, objetivando o controle cont?bil e or?ament?rio da empresa.

Executa levantamento de balan?o, apresentando a situa??o real de uma empresa quanto a bens, direitos, obriga?es e resultados econ?micos. Faz demonstra?es de balan?o, pela exposi??o gr?fica, dando uma vis?o pormenorizada e minuciosa dos acontecimentos na escritura??o. Organiza relat?rios sobre a situa??o geral da empresa fornecendo dados minuciosos necess?rios ao relat?rio da diretoria.

Qualidades pessoais que a profiss?o requer
Ao contador se exige boa mem?ria, aten??o concentrada, habilidade num?rica e exatid?o e interesse por finan?as. Tamb?m aptid?o para lidar com coisas concretas e abstratas.

Onde trabalhar
Trabalhando em empresas, bancos ou escrit?rios cont?beis ocupa-se do registro dos fen?menos empresariais, cuidando para isso da escritura??o dos livros cont?beis e livros comerciais, como di?rio, registro de invent?rios, raz?o, conta corrente, caixa, e dos livros de registro e controle de tributos, atrav?s de sistemas manuais ou informatizados de escritura??o. Elabora balancetes, balan?os e outras demonstra?es cont?beis ?teis ? gest?o empresarial.

Campos de atua??o

  • Escrit?rios de contabilidade
  • Com?rcio
  • Ind?stria
  • Prestadoras de servi?os
  • Bancos
  • Institui?es Financeiras
  • Cooperativas
  • Aut?nomo
Curso profissionalizante - Cabeleireiro

Descri??o da profiss?o
Trabalhar com est?tica e beleza ? uma tarefa de muita responsabilidade. Isto porque se lida n?o s? com o produto em si, mas principalmente com o desejo e a fantasia das pessoas. Ser mais belo, sentir-se bem, por muitas vezes, ? a auto-estima que est? envolvida. Dentro deste contexto ? que se encontra o cabeleireiro, aquele que cuida e trata os cabelos. ? de sua responsabilidade a execu??o de penteados, cortes, colora??o, descolora??o, ondula??o, desondula??o e v?rios outros tratamentos, utilizando-se de t?cnicas, equipamentos e produtos de forma adequada. Tudo de acordo com as tend?ncias da moda mas, principalmente, com respeito ao gosto da pessoa.

O curso
O curso tem dura??o que pode variar de 1 a 5 meses. Em Juiz de Fora, s?o pelo menos quatro institui?es que oferecem essa forma??o. O programa, em linhas gerais abrange: tratamentos, produtos, penteado e corte, assepsia e esteriliza??o, e no?es de qualidade no atendimento.

Qualidades pessoais que a profiss?o requer
Senso est?tico, habilidade manual, capacidade de concentra??o, aten??o a detalhes, cortesia e resist?ncia f?sica para trabalhar em p?. H? duas grandes contra-indica?es ? profiss?o: predisposi??o para varizes e alergias ou doen?as da pele.

Onde trabalhar

  • Em domic?lio
  • Sal?es de beleza
  • Desfiles e eventos de moda
Fontes: LIOP, Guia das Profiss?es, Sua Vida, Seu Futuro, Senac/SP, Col?gio Evang?lico de Panambi/RS.



Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.