[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Mas voc? tem experi?ncia?

::: 12/03/2003



Lembra-se daquela propaganda que tinha o bord?o: ? fresquinho porque vende mais ou vende mais porque ? fresquinho? Atualmente temos verificado semelhante dilema no que tange ao primeiro emprego. Plagiando a propaganda citada teremos: o jovem n?o consegue o primeiro emprego porque n?o tem experi?ncia ou n?o tem experi?ncia porque n?o consegue o primeiro emprego?

Este assunto tem sido uma preocupa??o muito recorrente em cursos e palestras que tenho ministrado. Em entrevista a uma r?dio local, um dos pontos destacados pelos ouvintes foi justamente a exig?ncia de experi?ncia e o primeiro emprego.Como enfrentar esta realidade?

Muitos candidatos, na ?ltima elei??o, tiveram em sua plataforma de governo espa?o consider?vel para propostas que permitissem a inser??o do jovem no mercado de trabalho. Programas que visam abrir as portas para a primeira experi?ncia profissional. Juiz de Fora, como parte de seu plano estrat?gico, j? possu? o programa Ponto de Partida: Meu Primeiro Emprego. Em s?ntese, estes programas buscam meios de incentivar a abertura de vagas para jovens estudantes ou rec?m formados. Estes programas, iniciativas louv?veis, n?o s?o suficientes para atenderem uma demanda crescente. Ent?o o que pode ser feito pelos pr?prios interessados? O que tem proporcionado sucesso e espa?o a algumas pessoas e a outras n?o?

Observando uma turma de 40 formandos de um curso, pelo per?odo de 3 anos, identifiquei que, pelo menos, 10 est?o bem nesta profiss?o.Outros 10 est?o caminhando devagar e o restante ou n?o exerce ou n?o conseguiu abrir espa?o em sua atividade. Alguns destes se dizem arrependidos, que a profiss?o est? saturada e etc. Mais uma vez uma pergunta surge: - Que diferen?a pode ser identificada entre aqueles que lograram ?xito ou est?o caminhando para isto e os demais?

A resposta que pude obter da observa??o ? que quanto mais oportunidades de experi?ncia ? est?gios, atividades extracurriculares e etc. ? buscou o formando durante o curso, maior o grau de sucesso futuro. A rela??o ? diretamente proporcional. A verdade ? que voc? constr?i seu futuro profissional, principalmente durante a sua forma??o. S?o os est?gios, os trabalhos volunt?rios, a dedica??o. Muitos s? fazem isto quando terminam o curso. Levam o per?odo de forma??o apenas ?assistindo aulas e estudando para as provas?. A maioria n?o tem envolvimento com sua pr?pria forma??o. N?o se preocupam em adquirir ?bagagem? durante este per?odo. Depois com o diploma na m?o v?o em busca de oportunidades que lhe permitam exercer o que aprenderam. Deparam-se com um mercado retra?do e seletivo acentuado ainda mais de n?o terem ou terem pouca experi?ncia anterior. As empresas abrem espa?o ?queles que trazem seu curr?culo ?recheado?. Diante da negativa e sem a viv?ncia exigida, o rec?m-formado se v? pressionado a come?ar adquirindo experi?ncia em trabalhos volunt?rios ou de baix?ssima remunera??o. S? que a? vem um agravante: a press?o da fam?lia e da "sociedade" pois t?m que sobreviver disto. V?o ouvir que agora t?m que manter-se por conta pr?pria. Para a maioria, dar-se a trabalhos gratuitos ou de baixa remunera??o passa a ser visto pejorativamente. Isto ? totalmente diferente se feito no per?odo estudantil.

Em praticamente todas as profiss?es voc? encontrar? dificuldades e oportunidades para se inserir no mercado de trabalho frente ? situa??o atual do pa?s. Depende de voc? ter excel?ncia no que vier a fazer e conquistar seu espa?o. Quando se ? bom no que se faz sempre se consegue espa?o, por mais que para alguns isto possa demorar um pouco mais do que para outros. Um dos caminhos do sucesso ? o n?vel de comprometimento com sua forma??o. ? aproveitar a prote??o do t?tulo de estudante para poder arriscar, errar e aprender. ? o per?odo em que voc? poder? contar com maior apoio dos professores. Ter? este recurso sempre ao seu dispor. E quando aparecerem falhas voc? poder? se defender dizendo que est? aprendendo, adquirindo viv?ncia. Isto n?o ser? assim depois de formado. A expectativa e cobran?a dos outros ? diferente. A proximidade para recorrer ao apoio dos mestres ? menor. Aproveite o per?odo de forma??o. Fa?a est?gios, seja volunt?rio para atividades que ir?o lhe trazer experi?ncia mesmo que de gra?a. Aproveite as oportunidades, ou ainda melhor, crie as oportunidades. Muitos talentos s?o descobertos pelas empresas exatamente nesta fase. N?o ? ? toa que todas as grandes empresas possuem seus programas de trainee e/ou estagi?rios. Fa?a acontecer e sucesso.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.