[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]     

::: 16/05/2003

Alto l?! N?o ? nada disso que voc? esta pensando. A pergunta t?tulo do nosso artigo pode t?-lo levado a imaginar um outro tipo de assunto. Maldoso voc?, heim! Nosso tema continua sendo ligado a estudos e orienta??o profissional. A pergunta que leva ao questionamento de abertura ?: Voc? ? inteligente? As respostas se dividiriam entre o sim, o n?o, ou mesmo que depende... Contudo, mais significativo do que a resposta ? qual a refer?ncia usada para se chegar ? mesma. Por certo, a maioria, pensa em sua vida estudantil.

Se j? levou "bomba". Se as notas eram sempre altas, medianas ou baixas. H? ainda aqueles que se comparam com fulano ou ciclano. O que queremos ? ampliar nossa vis?o sobre o assunto e, ao sermos perguntados, ou mesmo quando esta indaga??o vier de n?s mesmos, possamos ter mais conhecimento e refer?ncia para nosso parecer.

Antes de qualquer coisa vale a pergunta: O que ? intelig?ncia? Tente responder agora sem consultar nada. Curioso como n?o conseguimos definir o termo seguramente. At? mesmo aqueles que sabem o que ?. O conceito est? gravado dentro da gente, mas para extern?-lo (substancializ?-lo) temos uma enorme dificuldade. Outros tem uma vis?o bastante simplificada da palavra. Uma das defini?es do t?o citado Dicion?rio Aur?lio ?: "...qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente..." Mesmo que ainda ?incompleto?, no sentido mais abrangente que a palavra possui, j? aponta o foco principal, ou seja, capacidade de compreender e adaptar-se facilmente.

Para avan?armos no conceito, vamos retroceder no tempo. Desde a antiguidade o homem se preocupava em distinguir o que tornava algu?m mais ou menos capaz do que outro. Passando por v?rios per?odos da Hist?ria a capacidade humana denominada intelig?ncia sempre foi alvo de discuss?es e estudos primeiramente pelos fil?sofos, j? que a psicologia s? se emancipou como ci?ncia a partir do s?culo XIX. Mesmo nos nossos dias, apesar dos in?meros estudos a defini??o de intelig?ncia ainda gera pol?mica e controv?rsia.

O significado mais consensual ?, digamos, a capacidade de corresponder da melhor maneira poss?vel ?s exig?ncias do mundo exterior; o que mais classicamente ? descrito por Henri Pier?n, em seu dicion?rio de psicologia, como "a capacidade de resolver problemas, encontrar solu??o para situa?es novas, de qualquer esp?cie". Um outro recurso interessante para uma compreens?o mais profunda ? analisarmos a origem da palavra. No nosso caso, o latim. A palavra vem de: inter (entre) + legere (eleger ou escolher), ou seja, a intelig?ncia ? a escolha entre duas ou mais situa?es. Assim ? inteligente quem escolhe a melhor sa?da. A intelig?ncia ?, antes de mais nada, uma capacidade de processamento da informa??o. Conclui-se ent?o que ? inteligente quem melhor escolhe as respostas nas provas. Errado, ? claro! O certo ? quem melhor escolhe as respostas nas mais diversas situa?es ou, principalmente, na vida. Inteligente ? aquele que recebe informa??o e sabe transform?-la em algo ?til em situa?es diversas. N?o ? da quantidade de informa??o, isto ? importante, mas n?o o principal.

Lembre-se: ? diferente ser culto e ser inteligente Voltando ? Hist?ria, em 1904, o cientista franc?s Alfred Binet e seu assistente Simon elaboraram o primeiro de testes para medir a intelig?ncia das pessoas. A inten??o era boa. O governo franc?s queria determinar crian?as com baixo Quociente de Intelig?ncia ( QI ) para receberem educa??o apropriada ?s suas necessidades. Mas a possibilidade de quantificar a intelig?ncia era o que muitos queriam (for?as armadas, empresas e etc.) que vieram a utilizar e desenvolver os instrumentos para classificar as pessoas. Queriam descobrir os mais aptos, os mais eficientes e os mais produtivos. Com isto, passou-se a rotular os indiv?duos dentro de uma escala determinada conforme abaixo:

Valor do QI obtido no teste
At? 69
70 a 79
80 a 89
90 a 109
110 a 119
120 a 129
130 acima
Percentual da pop. na faixa
2,2 %
6,7 %
16,1%
50 %
16,1%
6,7%
2,2%
Um QI nessa faixa significa
Intelig?ncia fraca
limite
m?dia inferior
faixa m?dia
m?dia alta
excepcional
G?nios
Outras escalas popularizaram palavras como d?bil, retardado, entre outras. Muitas cr?ticas foram feitas a esta avalia??o. A mais pertinente ao que estamos tratando se refere a abrang?ncia. Os teste de QI, em sua maioria, s?o compostos de quest?es que englobam apenas l?gica, matem?tica, l?ngua e vis?o espacial. S? avaliam determinados aspectos da intelig?ncia deixando outros de lado. E quais s?o estes ?outros? aspectos? V?rios estudiosos elaboraram teses sobre a intelig?ncia e, mais recentemente Howard Gardner, cr?tico das testes de QI, postulou a exist?ncia n?o somente de uma intelig?ncia, mas de uma s?rie de habilidades espec?ficas - uma s?rie de intelig?ncias que ocorrem em graus vari?veis nas pessoas. Para Gardner, todas as pessoas nascem com potenciais dessas intelig?ncias que quase sempre est?o bem acima do que conseguem utilizar durante suas vidas. Esta teoria, amplamente aceita por psic?logos, educadores e profissionais afins, postula sobre 7 diferentes tipos de intelig?ncia. S?o elas:

Intelig?ncia Verbal: falar e explicar de forma intelig?vel e convincente, capacidade para contar hist?rias originais.
Intelig?ncia Musical: lembrar-se de m?sicas, fazer m?sicas, compor.
Intelig?ncia L?gico-matem?tica: habilidade para o racioc?nio l?gico e matem?tico.
Intelig?ncia Espacial: orienta??o nos quebra-cabe?as e mapas.
Intelig?ncia Corp?rea-Cinest?sica: dan?a, esporte, movimentar-se, usar bem ferramentas.
Intelig?ncia Intrapessoal (conhecimento do eu): estar em contato com os pr?prios sentimentos, emo?es e com os conte?dos espirituais n?o-racionais, os feeling.
Intelig?ncia Interpessoal (conhecimento do outro): sensibilidade ?s opini?es, motivos e inten?es dos outros.

A partir das Intelig?ncias M?ltiplas, at? mesmo o conceito de superdotados passou por uma reformula??o. Voc? diria que o Pel? ou o Ronaldinho s?o superdotados. Provavelmente no que diz ao antigo conceito, n?o. S? que s?o superdotados em um tipo espec?fico de intelig?ncia: a Corp?rea-Cinest?sica. Utilizam seu aspecto mais desenvolvido e por conseguinte obtiveram o sucesso que todos conhecem. O pr?prio presidente Lula ? outro exemplo. Longe de ser um superdotado em matem?tica, f?sica e etc. possui este atributo provavelmente em dois aspectos: Verbal e Interpessoal.

E voc?, qual sua intelig?ncia(s) mais desenvolvida(s)? Voc? est? direcionando sua escolha profissional levando isto em conta? Aproveite seus pontos fortes. Por outro lado, voc? ainda seria capaz de dizer que n?o ? inteligente s? porque n?o tem as melhores notas da turma? Mais uma vez pergunte-se: Ser? que eu sou? Inteligente ? claro. Fa?a acontecer e sucesso.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.