[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Que tipo de profissional voc? quer ser?

::: 13/10/2003



H? classifica?es para quase tudo. Generaliza?es que procuram reduzir o mundo em grupos, conjuntos ou perfis. Didaticamente, quando usado para estudos ? muito ?til. Por?m, em outros casos s?o muito tendenciosos. H? uma forte propens?o em cair na rotula??o e no preconceito, sem muitas vezes percebermos que ningu?m ? apenas isto ou aquilo.

Temos um pouquinho de cada coisa. Mas, normalmente, temos um n?mero de caracter?sticas mais concentrado em determinado grupo ou classifica??o. Digo isto porque recentemente, em um curso que participei, encontrei uma dessas classifica?es que irei trabalhar neste artigo. O objetivo ? levantar uma reflex?o e n?o rotular pessoas.

Em uma das cita?es foi dito que o mundo est? dividido em tr?s classes:

  • os que fazem as coisas acontecerem;

  • os que observam as coisas acontecerem;

  • os que n?o sabem o que est? acontecendo.

    Minha pergunta ?: em qual delas voc? est??

    Ningu?m vai ? 100% s? uma classe. Assim como ningu?m vai estar igualmente dividido entre as tr?s. Dependendo da situa??o podemos ter um comportamento diferente. Mas, podemos identificar nossa tend?ncia. O que desejo ? lev?-lo a refletir sobre qual tipo de comportamento tem sido o seu quanto ? sua forma??o e seu futuro. Voc? tem sido diretor, espectador ou fantoche?

    A grande maioria das faculdades n?o t?m foco em desenvolvimento de compet?ncias, formam indiv?duos te?ricos. A tend?ncia de desenvolvimento de compet?ncias tem sido bastante debatida na educa??o brasileira. Ainda assim, do campo das discuss?es ? pr?tica pouco se tem visto. Ent?o o que fazer? Voc? pode assumir a responsabilidade em fazer (diretor), esperar para ver no que vai dar (espectador) ou mesmo dizer que n?o entendeu o que este texto est? dizendo (fantoche). Qual a sua escolha?

    Se voc? se decidiu em assumir esta responsabilidade vamos descobrir como trabalhar com compet?ncias em sua forma??o. Sua primeira tarefa ser? definir quais s?o as compet?ncias essenciais ? sua profiss?o. Antes ser? necess?rio definirmos compet?ncias no contexto profissional ao qual estamos tratando.

    Assim como no artigo "Compet?ncias: Uma B?ssola para sua Carreira" usarei a defini??o de ?nio Resende que escreve: "compet?ncia ? a aplica??o de um ou mais dos requisitos de conhecimentos, experi?ncias, aptid?es, habilidades, motivos, interesses, etc., com obten??o de resultados pr?ticos"

    A forma??o superior tem oferecido apenas uma parcela do que vem a ser compet?ncia. Trata-se do conhecimento, ou seja, a teoria de como as coisas acontecem. As habilidades (pr?tica, know-how) s?o muito negligenciadas. A quest?o das atitudes (comportamentos) ent?o nem se diga. Como voc? n?o vai ficar esperando algu?m fazer isto por voc? aprenda a "fazer CHA". Isto mesmo, C-H-A: Conhecimento, Habilidade e Atitude. S?o o saber, o saber fazer e o querer fazer respectivamente.

    ? muito pouco prov?vel que voc? encontre esta descri??o em livros. Outro ponto importante ? que h? dois grupos de compet?ncias: as essenciais - que estamos trabalhando aqui - e outro grupo que varia de institui??o para institui??o, ou seja, est?o ligadas aos valores de certas empresas e organiza?es.

    Para descobrir o que ? importante ? preciso muita pesquisa e principalmente conversa (ou se preferir entrevista) com profissionais de sua ?rea e da ?rea de RH. Pergunte a si mesmo e aos outros: Na minha profiss?o que conhecimentos s?o fundamentais? Quais s?o diferenciais? Algum deles n?o s?o oferecidos na faculdade? Como adquir?-los? Quanto ? pr?tica quais s?o as mais relevantes para me inserir no mercado de trabalho logo que formado? Quais os caminhos que pessoas de sucesso fizeram para desenvolver estas habilidades? E, principalmente, quais as atitudes que me levar?o a lograr ?xito nesta carreira?

    Muitos s?o os caminhos para desenvolver suas compet?ncias. Cursos, palestras, est?gios s?o os mais comuns. Por?m compet?ncias podem ser desenvolvidas por meio de v?rios outros meios. Um esporte espec?fico pode ajud?-lo a melhorar seu esp?rito de equipe.

    Um curso aparentemente sem nenhuma liga??o com sua profiss?o pede servir para o aprimoramento de certas atitudes. N?o acredite que isto s? deva ser feito no final da faculdade ou depois de formado. Quanto mais cedo, maiores suas chances de fazer acontecer. Tenha metas e objetivos definidos para n?o ser apenas mais um "canudo" no mercado.

    ? muito prov?vel que o grupo ao qual voc? se identificou no in?cio deste artigo vai refletir sobre o tipo de profissional que voc? ir? ser. Contudo, o mais importante ? saber que esta classifica??o n?o ? definitiva e imut?vel. ? poss?vel trocar de grupo e isto s? depende de voc?. Seja o diretor de sua vida, profiss?o e futuro.

    N?o espere. Fa?a acontecer!


    Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
    formado pelo Centro de Ensino Superior
    de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
    Saiba mais clicando aqui.

    Clique aqui e envie sua pergunta
    para o consultor Eduardo Santos.