[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Tempo de pessoas especiais

::: 12/06/2004



Existe um v?deo de treinamento do qual tomo emprestado o t?tulo deste artigo. Neste v?deo v?rias cenas se revezam. Da m?quina de escrever ao computador, das bicicletas aos carros modernos. Do velho gramofone aos sofisticados aparelhos de CD. Do antigo para o novo. Em s?ntese: vemos a velocidade das mudan?as que, a cada dia tornam-se mais r?pidas. E, ? frente de tudo isto est?o pessoas. Pessoas que dia ap?s dia alavancam profundas transforma?es. Mas, o que eu desejo destacar neste artigo ?: o que transforma pessoas comuns em pessoas especiais?

E vamos responder a esta pergunta sem rodeios. Ou seja, a resposta ? prop?sito e determina??o. Podemos passear pelos mais variados exemplos em ?reas como ci?ncias, esporte, pol?tica, religi?o e etc. Em todas elas encontraremos pessoas que alcan?aram destaque e sucesso. Para tal, elas tiveram primeiro que encontrar um prop?sito, uma meta e perseguir sua conquista. Para isto, tiveram que abrir m?o de algumas coisas para este intento maior.

Vamos utilizar alguns exemplos para clarear e fixar o que aqui foi dito. Primeiramente, vamos para o campo do esporte. Aqui recorro a um exemplo que sempre uso em meus cursos e palestras. Citaremos Gustavo Borges, o maior medalista ol?mpico entre os brasileiros. Para chegar aonde chegou, ele teve que se envolver em uma rotina de treinamentos muito forte. D? para imaginar de quantas festas e baladas teve que abdicar por causa de treinos ?s 5 ou 6 horas da manh?, com dura??o de 8 a 10 horas. E a dieta alimentar? Cervejinha e picanha com gordura, nem pensar? Tem certas coisas que s? na propaganda de TV... E ainda h? um outro por?m. Nadadores de alto desempenho t?m que, acreditem, depilar o corpo inteiro para reduzir o atrito com a ?gua e, com isto obterem melhores tempos.

Dizem que os homens suportam menos a dor do que as mulheres - talvez seja por isto que somente as mulheres podem dar ? luz - ent?o, somente a determina??o para alcan?ar um objetivo pode explicar fazer ou deixar de fazer certas coisas. Ainda no ?mbito esportivo, imagine pelo que passou e ainda passa uma atleta como a ginasta Dayane dos Santos. Vou citar apenas um ponto: a dist?ncia da fam?lia. Para integrar a sele??o brasileira de gin?stica ol?mpica ela tem que morar longe de sua fam?lia para cumprir o planejamento de treinos e o acompanhamento especializado que recebem.

Na m?sica, vou trazer outro brasileiro, o pianista Arthur Moreira Lima. H? algum tempo, em uma entrevista no Programa do J?, perguntado se ele estudava muito, o mesmo disse que no momento n?o, j? que estava dedicando apenas oito horas por dia ao piano. Novamente indagado pelo entrevistador, que achou uma carga de estudos puxada, o pianista disse que nesta atividade, os grandes profissionais dedicam, no m?nimo 12 horas de estudo e treinos di?rios.

A verdade ? que, quando ouvimos um concerto ou recital, n?o temos a exata dimens?o do quanto de dedica??o foi necess?rio para se chegar ?quele ponto. De igual modo, os cientistas t?m uma exaustiva dedica??o que os torna, na maioria das vezes, vistos como anti-sociais. Dificilmente freq?entam festas e eventos - exceto aqueles que s?o promovidos pelos patrocinadores ou s?o destinados a angariar fundos para pesquisas.

E voc?, tem um prop?sito definido para sua vida? J? escolheu o vestibular que vai fazer? Ou quem sabe a empresa onde quer trabalhar? Com que grau de empenho e determina??o voc? est? buscando este prop?sito?

Tenho uma amiga que j? faz algum tempo n?o a vejo. Sempre estava em "todas". Ela adora dan?ar e curtir. Dias desses encontrei com sua irm? e perguntei por ela. A resposta foi de que ela estava "enclausurada" em casa, estudando h? alguns meses. Por qu?? Porque queria passar num concurso para ju?za. Sei o quanto ? duro abrir m?o daquilo que gostamos, mas quando sabemos onde queremos chegar, ou seja, quando se tem prop?sito definido, a rela??o custo-benef?cio ? sempre compensadora. E ? a? que nos tornamos pessoas especiais. Por que vencemos limites, sabemos abdicar de um prazer no momento por um ainda maior no futuro.

Sabemos que o sucesso ? relativo. Ele pode ser definido como alcan?ar a felicidade realizando seus prop?sitos de vida. Como cada indiv?duo tem um grau de ambi??o diferenciado, o sucesso varia de pessoa para pessoa. Mas, ser especial n?o. Pois, consiste em realizar, independente do grau de aspira??o, o seu prop?sito de vida.

Sendo assim, lembre-se disso quando tiver que separar tempo para os estudos, para desenvolver-se profissionalmente, para buscar a Deus, para treinar um esporte ou instrumento musical. At? aonde voc? quer chegar? Isto depende, acima de tudo, de sua dedica??o. Saiba que o sucesso vem mais do esfor?o (transpira??o) do que da sorte, momento ou mesmo dom (inspira??o). Sua determina??o e prop?sito ? que determinar?o o qu?o especial ? voc?.

N?o espere. Fa?a acontecer!


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.