Roteiros de corre??o

Vestibular 2002 - 2? Etapa

PISM - M?dulo II

Refer?ncia para corre??o das provas



PORTUGUÊS

QUESTÃO 01

a) Idade de Ouro - Idade de Prata - Idade de Cobre - Idade de Bronze - Idade do Ferro

b)
1? Era: Tempos de ventura, verdade, justiça, liberdade e paz. Natureza preservada, servindo ao homem.

2? Era: O homem começa a sofrer os rigores da natureza, constrói casas e precisa plantar para colher. O ano é dividido em estações.

3? Era: Tempos piores do que os tempos da Idade de Prata.

4a Era: Idade agitada, sob ameaça de armas, não inteiramente má.

5a Era: Tempos de crimes, devastação, domínio dos oceanos, divisão e exploração do solo e desarmonia entre as pessoas. Os deuses abandonam a terra.

c) O título deverá referir-se ao assunto em foco no texto: as eras (as idades, as fases de criação do mundo).

Sugestão de texto:

A criação do mundo se deu em cinco fases: Idade de Ouro, Idade de Prata, Idade de Cobre, Idade de Bronze e Idade do Ferro. O homem, que conheceu tempos de ventura, verdade, justiça e paz, que viveu da terra produtiva, sem precisar trabalhar para alimentar-se (Idade do Ouro), atravessou outras eras, nas quais enfrentou seguidos infortúnios: os rigores do tempo e o trabalho árduo ( Idade de Prata e de Cobre), a agitação e a ameaça das guerras ( Idade de Bronze). Na era final (Idade do Ferro), deparou-se com crimes, devastação da natureza, guerras e abrigou, em seu coração, sentimentos hostis. Os deuses abandonaram a terra.

 

QUESTÃO 02

a) É o princípio da concordância verbal. No exemplo (1), o verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, o que inibe a concordância. No exemplo (2), o verbo haver é flexionado, em concordância com a expressão os homens (sujeito da sentença).

b) A construção destacada reproduz um uso informal da língua, que contraria as normas da língua padrão. O verbo ter (na forma tinham) está sendo empregado no lugar de haver (sentido de existir). A flexão no plural (tinham) se faz em concordância com o termo "juízes".

QUESTÃO 03

a) As referências clássicas permitem situar a cena em um contexto de elegância e racionalidade, impedindo que possa resvalar para a obscuridade ou a pornografia, prevista já no momento da dança da personagem.

b) A personagem Lucíola é dúplice. Na primeira parte do livro, ela é Lúcia-Lucíola; na segunda parte, Maria da Glória. A primeira é uma cortesã depravada; a segunda, uma mulher casta e arrependida. A segunda está bem mais adequada ao modelo de mulher sublime do romantismo, enquanto, na primeira parte, a personagem tem alguns traços de mulher mais moderna.

QUESTÃO 04

a) Netuno, Marte e a musa são entidades mitológicas. Netuno, deus do mar, mostra o domínio marítimo dos portugueses. Marte, deus da guerra, mostra a potência bélica lusitana. A musa é a inspiradora dos poetas. A musa antiga ? os poetas da antigüidade ? está dominada pelo valor poético de Camões e dos portugueses.

b) Os versos são: "Que eu canto o peito ilustre lusitano" e "Que outro valor mais alto se alevanta": o novo valor que se afirma sobre os valores da antigüidade é o peito ilustre lusitano.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!