Roteiros de corre??o

Vestibular 2002 - 2? Etapa

PISM - M?dulo III

Refer?ncia para corre??o das provas



PORTUGUÊS

QUESTÃO 01

a) Os autores dos dois textos concordam a respeito da necessidade de se garantir um ensino básico de qualidade, para diminuir a defasagem sociocultural entre negros e brancos (argumento convergente).

A discordância se dá em relação à adoção do sistema obrigatório de cotas para estudantes negros: o leitor do Texto I considera o sistema vexatório; o leitor do Texto II o considera paliativo imprescindível (argumento divergente).

b) É desejável que o candidato organize seu texto de forma a incluir os argumentos convergentes e divergentes detectados na resposta à questão anterior.

Além disso, é imprescindível que o texto apresente o posicionamento do candidato em relação ao tema (reserva de cotas para negros em universidades brasileiras), expresso em argumentos claros e relevantes.

 

QUESTÃO 02

a) A relação sintático-semântica nos dois textos não é a mesma: no Texto II, a relação é de adição; no Texto I, a proposição iniciada pelo conector e estabelece uma relação de conseqüência com a proposição anterior.

b) Conectores possíveis: dessa forma, assim, dessa maneira, entre outros.

 

QUESTÃO 03

a) As três raças são representadas através do banho em que se lavam. Macunaíma, branco louro de olhos azuis, lavado na água limpa; Jiguê, cor do bronze novo, lavado na água meio suja e Maanape, que só lava as palmas da mãos e dos pés, permanece negro, com as palmas vermelhas.

b) Há uma referência à valorização dos traços europeus. O negro "suja" a água, impedindo o branqueamento das outras raças. Isso revela o preconceito contra o negro e o índio.

 

QUESTÃO 04

a) Prosopopéia ou personificação. É o próprio continente africano que lamenta a escravidão a que foram submetidos os seus filhos.

b) São os elementos através dos quais a África lamenta sua triste sina: "meu grito, triste, abandonada, esgarrada, perdida marcho em vão". Figuradamente, o poeta mostra o continente lamentando a indiferença de Deus diante de sua sorte.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!