Guia do Vestibular da UFJF

2. Informações sobre as provas

A Coordenação do Vestibular pede a todos os candidatos que cheguem ao local das provas com uma hora de antecedência e recomenda que os estudantes visitem o local um dia antes. No dia das provas os alunos não podem esquecer o Comprovante Definitivo de Inscrição e a carteira de identidade. Quem ainda não recebeu o comprovante poderá recorrer ao Plantão do Vestibular, localizado no campus. Após o início das provas, marcado para às 14h, haverá um período de 15 minutos de tolerância para a entrada dos candidatos. Quem chegar após às 14h15 será impedido de participar do Processo naquele dia. A prova tem duração máxima de três horas e mínima de uma hora.

As questões poderão ser resolvidas até às 17h e poderão ser feitas de caneta azul ou preta. Nas provas de matemática e física será permitido o uso de compasso e régua. Não será permitido o uso de boné ou chapéu, óculos escuro e qualquer equipamento eletrônico. Todas as questões valem um ponto. No sábado, dia 13, os candidatos respondem 16 questões de Língua Portuguesa, oito de Literatura, oito de Biologia e oito de Física. No domingo, dia 14, é a vez das provas de Matemática (16 questões), história, geografia e química com oito questões cada uma.

Os pontos da primeira etapa não serão acumulados. Sendo assim, os candidatos que zerarem qualquer um dos conteúdos ainda têm chances de passar para etapa seguinte.

3. Horário das provas para os adventistas

Os candidatos adventistas terão horário especial no sábado. Por questões religiosas eles não podem desempenhar nenhuma função até o pôr-do-sol de sábado. Esses candidatos devem estar na Coordenação dos Programas de Ingresso às 14h. Lá eles ficarão isolados até às 19h, quando começarão a prova. Assim como os demais, eles terão três horas para resolver as questões. No domingo, eles fazem prova no horário normal, às 14h.

4. Como faço para ir de ônibus?

Os candidatos que farão prova na UFJF terão 27 carros disponíveis para chegar ao campus. As linhas 525 e 535 estarão funcionando exclusivamente para o Vestibular a partir das 12h até às 14h. Os carros da linha 525 passarão pela avenida dos Andradas, Rua Silva Jardim, avenida Rio Branco, Getúlio Vargas, Independência e Universidade. A linha 535 passará pela Benjamin Constant, Santo Antônio, Barão de Cataguases, João Pinheiro, Engenheiro Gentil Fohn, João Lourenço Kelmer e Presidente Costa e Silva. Na volta - Estarão disponíveis 10 carros das linhas 525 e 535. Eles estarão à espera dos candidatos a partir das 15h30 até às 17h.

Quem for fazer a prova no Colégio João XXII também terá ônibus extras para chegar ao local. A Gettran disponibilizou mais quatro carros para as linhas 221 e 222, além dos já existentes, totalizando 12 carros. Os carros extras começam a funcionar a partir das 11h30 até às 17h30.

Os candidatos que farão prova na Faculdade Machado Sobrinho poderão pegar o ônibus da linha 214 (Bairu/Cruzeiro do Sul). Estarão disponíveis oito carros que funcionarão em horário normal, a partir das 6h30.

5. Que horas será divulgado o gabarito das provas?

No sábado o gabarito com a resolução das questões de cada prova só será divulgado após os candidatos adventistas terminarem a prova. No domingo a divulgação será a partir das 17h. A Secretaria de Imagem Institucional da vai entregar os gabaritos no final das provas para a imprensa e os diretores de colégios e cursinhos, no Prédio da Biblioteca Central.

6.Esquema especial para o trânsito

No interior do Campus o trânsito funcionará em sentido único. O acesso poderá ser feito pela Avenida Independência ou pelo bairro São Pedro. Será permitido o estacionamento em torno de todo o anel viário e na Faculdade de Engenharia. O esquema funcionará a partir das 12h às 20h nos dois dias de provas.

A Coordenação de Programas de Ingresso contará com o apoio da Gettran - Gerência de Operação e Controle Urbano - que montou um plano especial de tráfego para o Vestibular 2003. As polícias civil, militar e federal também garantirão a segurança no local.

Nos dias de prova estarão funcionando em mão única as seguintes ruas:

  • Avenida Pedro Krambeck, entre o trevo e a rua Orestes Fabiano Alves
  • Rua Lauro Teles de Mesquita, entre a avenida Pedro Krambeck e o portão da UFJF
  • Rua João Lourenço Kelmer, entre o portão da UFJF e o trevo

    Estarão interditadas para estacionamento:

  • Rua Adolpho Kirchmaier, entre as ruas João Lourenço Kelmer e a avenida Pedro Krambeck
  • Rua Virgulino João da Silva, entre as ruas João Lourenço Kelmer e a avenida Pedro Krambeck
  • Rua Joaquim Caetano, entre as ruas Adolpho Kirchmaier e Virgulino João da Silva
  • Rua Pedro Geheim, entre as ruas Joaquim Caetano e João Lourenço Kelmer

    7.Em caso de dúvida onde devo recorrer?

    A Secretaria de Imagem Institucional da UFJF disponibiliza o projeto Informe Vestibulando, que atende aos candidatos com informações relativas a hotéis, restaurantes e infra-estrutura em geral. Há postos de atendimento do projeto no Cine-Theatro Central e na Biblioteca Central da Universidade, além do atendimento pelos telefones 3229-3967, 3229-3968 e 3229-3970.

    8.Outras informações importantes

  • As provas da primeira etapa terão caráter eliminatório. Não serão computados os pontos obtidos nesta etapa no resultado final. Passarão da Primeira para a Segunda os candidatos classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos até que se atinja a relação quatro candidatos por vaga em cada curso. Ocorrendo empate na última colocação correspondente ao curso, serão convocados, para a segunda etapa, todos os candidatos nessa condição. As notas e resultado da primeira etapa serão divulgados dia 19 de dezembro no site www.acessa.com

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.