Eta vida (Campeonato) besta, meu Deus

Por

Eta vida (Campeonato) besta, meu Deus

Guilherme Oliveira 24/11/06


Tenho uma amiga que diz que futebol n?o tem que ser justo e sim emocionante. Ela diz isto se referindo ao sistema de pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Flamenguista doente, talvez pense assim por causa da estrutura do seu clube de cora??o. Sim, porque para vencer esse estilo de Brasileiro, elenco, pe?as de reposi??o e, principalmente, organiza??o s?o qualidades essenciais que t?m passado longe n?o s? do clube da G?vea, mas de quase todos os clubes desse campeonato.

Mas, quer saber, concordo com ela, e voc?? Vejamos o outro lado, analise comigo. De um lado, o clube que se organizou, cometeu poucas falhas, foi perfeito na sua frieza durante toda a competi??o para sentir sozinho a emo??o no final sem final. Sim, ? justo. Imagine, que revolta, o seu clube garante a classifica??o em primeiro lugar e encara aquele oitavo que perdeu tanto quanto ganhou. Chega a hora dos jogos decisivos, no jogo de ida, sempre complicado na casa do oitavo, uma vit?ria magra por 1 a 0 dos donos da casa. No jogo de volta, o melhor atacante do seu time se contunde e n?o joga, cai aquela brutal chuva e a bola n?o entra! O jogo termina em 0x 0, adeus l?der da competi??o.

?, no come?o concordei com a emo??o, mas depois do par?grafo anterior fiquei um pouco balan?ado, n?o vou negar. N?o sei se voc? ficou. Mas, imaginemos agora a tradicional disputa com octagonal decisivo. Analisemos como classifica??o final, a da rodada do t?tulo do S?o Paulo. Ter?amos pela frente os seguintes confrontos: S?o Paulo x Cruzeiro; Inter x Figueirense; Gr?mio x Paran? e Santos x Vasco, grandes jogos. Nessa hora, realmente o Cruzeiro pode muito bem bater o S?o Paulo que teve 21 vit?rias e 4 derrotas contra 13 vit?rias e 12 derrotas do clube mineiro e em dois jogos jogar por terra a compet?ncia tricolor. Mas afinal, assim ? justo? Tem que ser justo? Ainda estou pensando e continuo escrevendo at? chegar a uma solu??o que me leve ? emo??o com justi?a. Apesar de que para os defensores dos pontos corridos possa parecer que por ser emocionante n?o seja justo. N?o necessariamente.

E voc?, eu quero saber, concorda com minha amiga, tem que ser emocionante? Chegou ? conclus?o? Continuemos, a verdade est? chegando. Imaginemos que o Campeonato n?o acabou e ainda faltam as duas rodadas pela disputa do octagonal. Simplesmente, Botafogo, Flamengo, Corinthians, Goi?s e at? mesmo o Atl?tico Paranaense que soma 46 pontos, quatro a menos que o oitavo poderia sonhar com a classifica??o e porque n?o com o t?tulo? Haja cora??o! Ponto para a emo??o. S? pelo fato de S?o Paulo e Atl?tico Paranaense n?o ter sido transmitido para grande parte do pa?s, os pontos corridos acaba de perder pontos preciosos na minha avalia??o. Agora a emo??o est? ? frente. Mas mesmo assim penso em uma solu??o que possa agradar a todos n?s, utopia? Vejamos. J? que o octagonal causa tanto medo para quem chegou na frente, porque n?o se faz nos moldes de 1995, vencido pelo Botafogo, por exemplo. Naquela ?poca, o campeonato era dividido em dois turnos. Os dois primeiros de cada faziam a semifinal. Esse estilo al?m de ser justo tamb?m ? emocionante.

Na ?poca, classificaram Fluminense e Cruzeiro no primeiro turno e Botafogo e Santos no segundo. E quem n?o lembra daqueles jogos... Na primeira semifinal, o Flu goleou o Santos por 4 a 1 e depois levou de 5 a 2. O Botafogo tirou o Cruzeiro com dois empates, 1 a 1 e 0 a 0. Na final, emocionante, o alvinegro carioca levou o t?tulo contra a equipe santista.

Acredito que essa f?rmula seja a ideal, al?m de estimular quem foi mal no primeiro turno a se recuperar no segundo. Coloquemos mais pitadas de emo??o nessa f?rmula, por que n?o? Mudemos um pouco mais a regra. Pode ser que um determinado clube some mais pontos do que um que classificou, mas ficou em terceiro nos dois turnos. Nesse caso poderia ser realizada uma repescagem entre esse clube e o que menos pontuou entre os quatro classificados. O neg?cio est? ficando bom e justo! O leitor mais atento pode me perguntar: E se um mesmo clube configurar nos dois turnos como primeiro, ou segundo, ou alternar essas coloca?es nas duas fases? Boa pergunta, e a?? Deixe-me pensar, por favor, me ajude! Eureka!

Para n?o deixar chateado a quem quer os pontos corridos, nesse caso poderia sim, o clube que chegou entre os dois colocados durante os turnos e conseq?entemente marcou mais pontos ser eleito o leg?timo campe?o sem disputa final. Como seria interessante o segundo turno, tudo do zero novamente e todos querendo suas vagas e tendo que jogar muito para evitar que o campe?o ou vice do primeiro turno n?o chegasse nessas respectivas coloca?es novamente, bota emo??o nisso torcedor!

J? estou at? imaginando. O meu time ter? mais chances ano que vem! Acho que cheguei ? conclus?o, ou chegamos juntos? Mas... Espere um pouco. Parou, parou, parou, um momento! Lembrei, o meu m?dico disse que n?o devo ter fortes emo?es. Talvez seja melhor viver o campeonato como ele ? atualmente, por pontos corridos. ? como dizia o poeta: "eta vida (Campeonato) besta, meu Deus"...