UFJF divulga rela??o candidato/vaga
Confira os locais de prova da 1? etapa do Vestibular
e dos M?dulos I, II e III do Pism



Deborah Moratori
24/11/2003

Acaba de ser divulgada a rela??o candidato/vaga para o Vestibular e o Programa de Ingresso Seletivo Misto 2004 da Universidade Federal de Juiz de Fora. S?o duas listas, uma com as informa?es referentes aos candidatos do vestibular que concorrem ? 75% das vagas oferecidas e outra com a rela??o do Pism para o qual est?o reservadas os 25% restantes das vagas. A Medicina continua sendo o curso mais concorrido do vestibular com 32,67 candidatos por vaga. No Pism, a op??o mais procurada ? a Fisioterapia com cinco alunos por vaga.

Confira aqui a rela??o candidato/vaga da UFJF

Ao todo, a UFJF est? oferecendo 2.080 vagas para os 18.799 candidatos. "O ideal era triplicar, quadruplicar essa quantidade para atender um n?mero maior de candidatos, mas por falta de recurso isso n?o ? poss?vel", lamenta a Pr?-Reitora de Gradua??o, Val?ria Trevizani Burla de Aguiar.

Neste ano, houve uma queda no n?mero de inscritos para o vestibular. Concorrem ?s vagas de 2004, 17.309 candidatos. No ?ltimo concurso, 24.601 alunos disputaram as vagas dispon?veis. A pr?-reitora acredita que o fato deve-se ?s oportunidades oferecidas ao longo do ano pelas faculdades particulares. "N?s n?o temos dados concretos, mas acreditamos que esse candidato ? o que j? participou mais de uma vez do concurso e n?o passou, tanto que, no Pism, h? um aumento no n?mero de alunos inscritos."

A universidade est? satisfeita com esse aumento. De 2002 para 2003, o incremento foi de 43,54% - 1.490 contra 1.038 no ano passado. Segundo Val?ria, isso ? um reflexo do investimento que a UFJF est? fazendo no Pism, "processo que ? muito mais tranq?ilo para o aluno", analisa.

Al?m da rela??o candidato/vaga, a universidade tamb?m divulgou os locais onde as provas da primeira etapa do vestibular e do Pism v?o ser realizadas. A partir de hoje, o comprovante definitivo de inscri??o come?a a ser enviado para os candidatos. Veja onde os candidatos fazem as provas:

Datas importantes
A primeira etapa do Vestibular 2004 acontece nos dias 13 (s?bado) e 14 (domingo) de dezembro, de 14 ?s 17h. No primeiro dia, os candidatos fazem prova de L?ngua Portuguesa (16 quest?es), Literaturas (8 quest?es), Biologia (8 quest?es) e F?sica (8 quest?es) - cada quest?o vale um ponto. No domingo, as provas ser?o de Matem?tica (16 quest?es), Hist?ria (8 quest?es), Geografia (8 quest?es) e Qu?mica (8 quest?es).

As provas discursivas acontecem entre os dias 4 e 7 de janeiro, de 14 ?s 18h, quando os candidatos fazem exame de L?ngua Portuguesa e Literaturas (domingo), Biologia e F?sica (segunda-feira), Geografia e Hist?ria (ter?a-feira) e Matem?tica e Qu?mica (quarta-feira). As provas t?m valor de 30 pontos cada - ser?o seis quest?es cada, com valor de cinco pontos.

Os m?dulos I e II do Pism acontecem ainda este ano, nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, de 14 ?s 17h. A data das provas do m?dulo III coincide com a segunda fase do vestibular, nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro, de 14 ?s 17h. Os candidatos do Pism fazem provas objetivas e discursivas de L?ngua Portuguesa e Literaturas, Biologia e F?sica, Geografia e Hist?ria e Matem?tica e Qu?mica. S?o oito quest?es objetivas por mat?ria e duas discursivas, sendo que as primeiras t?m valor de um ponto e as outras de quatro.

Resultados
As notas da primeira etapa e a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular ser?o divulgados no dia 18 de dezembro. As notas da segunda etapa do vestibular e do m?dulo III do Pism saem no dia 6 de fevereiro. A data marcada para o pedido de revis?o das provas discursivas ? 9 de fevereiro. O resultado final ser? anunciado pela UFJF no dia 10 de mar?o. As notas das provas dos m?dulos I e II do Pism saem dia 16 de mar?o e o pedido de revis?o dever? ser feito em 5 de abril.

Mais informa?es, na p?gina da UFJF, no link www.vestibular.ufjf.br.