UFJF divulga relação candidato/vaga
Confira os locais de prova da 1ª etapa do Vestibular
e dos Módulos I, II e III do Pism



Deborah Moratori
24/11/2003

Acaba de ser divulgada a relação candidato/vaga para o Vestibular e o Programa de Ingresso Seletivo Misto 2004 da Universidade Federal de Juiz de Fora. São duas listas, uma com as informações referentes aos candidatos do vestibular que concorrem à 75% das vagas oferecidas e outra com a relação do Pism para o qual estão reservadas os 25% restantes das vagas. A Medicina continua sendo o curso mais concorrido do vestibular com 32,67 candidatos por vaga. No Pism, a opção mais procurada é a Fisioterapia com cinco alunos por vaga.

Confira aqui a relação candidato/vaga da UFJF

Ao todo, a UFJF está oferecendo 2.080 vagas para os 18.799 candidatos. "O ideal era triplicar, quadruplicar essa quantidade para atender um número maior de candidatos, mas por falta de recurso isso não é possível", lamenta a Pró-Reitora de Graduação, Valéria Trevizani Burla de Aguiar.

Neste ano, houve uma queda no número de inscritos para o vestibular. Concorrem às vagas de 2004, 17.309 candidatos. No último concurso, 24.601 alunos disputaram as vagas disponíveis. A pró-reitora acredita que o fato deve-se às oportunidades oferecidas ao longo do ano pelas faculdades particulares. "Nós não temos dados concretos, mas acreditamos que esse candidato é o que já participou mais de uma vez do concurso e não passou, tanto que, no Pism, há um aumento no número de alunos inscritos."

A universidade está satisfeita com esse aumento. De 2002 para 2003, o incremento foi de 43,54% - 1.490 contra 1.038 no ano passado. Segundo Valéria, isso é um reflexo do investimento que a UFJF está fazendo no Pism, "processo que é muito mais tranqüilo para o aluno", analisa.

Além da relação candidato/vaga, a universidade também divulgou os locais onde as provas da primeira etapa do vestibular e do Pism vão ser realizadas. A partir de hoje, o comprovante definitivo de inscrição começa a ser enviado para os candidatos. Veja onde os candidatos fazem as provas:

Datas importantes
A primeira etapa do Vestibular 2004 acontece nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de dezembro, de 14 às 17h. No primeiro dia, os candidatos fazem prova de Língua Portuguesa (16 questões), Literaturas (8 questões), Biologia (8 questões) e Física (8 questões) - cada questão vale um ponto. No domingo, as provas serão de Matemática (16 questões), História (8 questões), Geografia (8 questões) e Química (8 questões).

As provas discursivas acontecem entre os dias 4 e 7 de janeiro, de 14 às 18h, quando os candidatos fazem exame de Língua Portuguesa e Literaturas (domingo), Biologia e Física (segunda-feira), Geografia e História (terça-feira) e Matemática e Química (quarta-feira). As provas têm valor de 30 pontos cada - serão seis questões cada, com valor de cinco pontos.

Os módulos I e II do Pism acontecem ainda este ano, nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, de 14 às 17h. A data das provas do módulo III coincide com a segunda fase do vestibular, nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro, de 14 às 17h. Os candidatos do Pism fazem provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas, Biologia e Física, Geografia e História e Matemática e Química. São oito questões objetivas por matéria e duas discursivas, sendo que as primeiras têm valor de um ponto e as outras de quatro.

Resultados
As notas da primeira etapa e a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular serão divulgados no dia 18 de dezembro. As notas da segunda etapa do vestibular e do módulo III do Pism saem no dia 6 de fevereiro. A data marcada para o pedido de revisão das provas discursivas é 9 de fevereiro. O resultado final será anunciado pela UFJF no dia 10 de março. As notas das provas dos módulos I e II do Pism saem dia 16 de março e o pedido de revisão deverá ser feito em 5 de abril.

Mais informações, na página da UFJF, no link www.vestibular.ufjf.br.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.