Aos homens é facultada, sob determinadas circunstâncias, a escolha de como viver e, surpreendentemente, de experimentar também formas de como morrer. Mais precisamente, de como morrer num sentido especulativo resultante de escolhas no transcurso da vida.
No final da década de 90 do século passado, o antropólogo mexicano Roger Bartra escreveu um pequeno artigo que toca nesse tema. A partir do contexto latino-americano, Bartra sugere quatro formas de experimentar a morte intelectual. A primeira é buscar a fama a qualquer custo, num campo especÃfico de atuação ou na mÃdia. A segunda é tornar-se um especialista e conselheiro profissional. A terceira é o que ele chama de "morte mercantil", uma opção assumida pelos escritores dos best-sellers do momento. Em todas se verifica a presença do vÃrus democrático (ou a massificação da cultura) na causa mortis. Por fim, a morte lenta, que ataca os intelectuais de esquerda que perderam seus referenciais depois do colapso do "comunismo histórico". Eles continuam sua pregação utópica, mas demarcada por um pragmatismo cada vez mais explÃcito. Sem condescendência, Bartra termina o artigo brincando com os leitores a respeito da "sua morte intelectual". Diz ele: "Eu já escolhi a minha... Mas não direi qual é!".
Evidentemente, existem outras formas de vivenciar a morte intelectual. Há de tudo, desde a voz solitária do tribuno republicano pregando a refundação do Estado até os velhos lÃderes estudantis que se tornam gourmets famosos e apreciam viajar pelo mundo. Embora no campo da esquerda quase todos os intelectuais vivenciem, de alguma maneira, essa experiência, há situações drásticas como, por exemplo, a de Fernando Haddad, que decidiu experimentar a sua morte intelectual de maneira explÃcita e em praça pública quando assumiu, na atual campanha eleitoral, o papel de fantoche de Lula, preso em Curitiba por corrupção e com mais processos a serem julgados de gravidade similar à daquele que o condenou.
Em nosso tempo, não só os intelectuais experimentam a diversidade de formas de se aproximar ou consumar a "sua morte". Hoje sabemos, pelo livro de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt Como as democracias morrem (Zahar, 2018), que também as democracias morrem não apenas por golpes de força, como antigamente. Embora as crÃticas feitas ao livro por Marcus André Melo em artigos recentes mereçam atenta leitura, especialmente sua crÃtica a respeito do desconhecimento da situação brasileira pelos autores, notadamente do papel desestabilizador da democracia promovido pelo PT.
Acontece que, ainda não estando consumada a sua morte, há atores, personalidades e mesmo partidos que começam a flertar vivamente com a experiência da morte polÃtica. A recente campanha eleitoral e seus resultados exibiram essa aproximação. O Brasil foi revolvido de cima a baixo. O resultado do primeiro turno não deixa dúvidas: acabaram-se os pactos que foram construÃdos durante a resistência ao regime ditatorial e mesmo os que foram estabelecidos com a democratização. Não há dúvida que os alicerces da chamada Constituição cidadã estão sendo atacados sem pena. A lúcida orientação de composição de frentes e alianças polÃticas articuladas em torno do centro polÃtico fracassou e isso denota o fim de uma era, sem que saibamos precisamente se está a nascer algo minimamente próximo do que foi a nossa experiência democrática até aqui. A tentativa de construção de um centro polÃtico afirmativo e autônomo não se consumou por muitas razões, a começar pela desconfiança nessa ideia mesma. Não são poucos os que entendem, apesar de ser um argumento anacrônico, que o centro é apenas um território de passagem entre a direita e a esquerda, os polos substantivos da polÃtica organizada.
Os atores que ganharam corpo desde 2013 e especialmente em 2015/2016 resolveram sair à luz do dia e disputar um jogo que cada vez mais se foi definindo como de soma zero, no qual o vencedor leva tudo. Os extremos predominaram, mas o eleitor não os sancionou em função de seus projetos para o PaÃs. O "fora isso" ou "fora aquilo" e o "nós contra eles" produziram um campo de hostilidades que fez vicejar a intolerância e o ódio. O rechaço aos polÃticos e aos partidos ganhou corações e mentes e instaurou o reino da antipolÃtica em suas diferentes versões: das visões plebeias à s neoliberais, todos passaram a buscar um mundo à sua imagem e semelhança. É a vitória da cultura narcÃsica e a derrota da cultura democrática.
A chegada de dois polos excêntricos ao segundo turno não foi um raio em céu azul. O colapso do centro polÃtico acabou produzindo uma situação paradoxal: ele passa a ser o objeto de desejo dos dois extremos. O centro está morto. Viva o centro! Sua conquista será o que vai definir o segundo turno. E, no caso brasileiro, não apenas a futura governabilidade, mas a possibilidade real de o PaÃs continuar a viver em democracia.
Mas não será nenhuma mudança cosmética que garantirá a conquista do centro polÃtico. Os dois polos têm obsessões indisfarçáveis de visÃveis inclinações autoritárias. À esquerda, não será a ancilosada noção de "frente única" (uma "frente de esquerda" ao velho estilo) o que vai angariar apoio em defesa da democracia. Haddad não passa de um construto enganoso de Lula. Não representa nem une os democratas brasileiros. Bolsonaro é a regressão aos anos pré-democracia e uma ameaça iliberal evidente.
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Historiador, professor titular da Unesp
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Cinco anos depois
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