Faq Discado

Faq anti-spam

O que é spam?
O que devo fazer para dificultar a chegada dos spams em minha caixa postal?
Por que a ACESSA.com criou um programa anti-spam?
Como o programa anti-spam da ACESSA.com foi elaborado?
Quem pode ter acesso ao programa?
Como faço para ativar o programa anti-spam da ACESSA.com?
Como funciona a política de filtragem?
Como faço para personalizar o programa?
O que é a lista branca?
O que é a lista negra?
Se algum amigo me enviar um e-mail e eu não receber, essa mensagem pode ter sido barrada pelo programa?
E se tiver algum e-mail que quero receber, mas ele foi barrado pelo filtro do programa com base nas regras gerais? O que faço para não acontecer novamente?
E se ao contrário, não quero receber mais determinado e-mail e quero que ele seja reconhecido como spam? O que devo fazer?
Quero ter acesso a todos os e-mails que foram barrados pelo programa e considerados spams. Como faço?
Se eu estiver tendo problemas com os e-mails de um domínio específico eu posso bloquear o recebimento de mensagens apenas daquele domínio?
Se eu configurar minha política como média, forte ou radical e colocar um email em minha lista branca, receberei esse email?
Caso um email seja barrado, como a pessoa que me enviou fica sabendo que não recebi?
E se eu quiser bloquear todos os emails de um domínio, mas liberar somente um deles?
Qual a diferença entre as políticas de bloqueio do programa anti-spam, que tipo de spam elas bloqueiam?
Como funciona a proteção extra?
Como funciona a proteção SPF?
Por que após adotar uma política radical ou colocar um email na lista negra, continuo recebendo spams?





O que é spam?
Spam é o nome dado ao uso abusivo do correio eletrônico (e-mail) para mandar mensagens não-solicitadas para uma grande quantidade de usuários. O termo spam origina-se de um programa de série inglesa de comédia Monty Pyton, onde Vikings desajeitados, num bar, pediram repetida e exageradamente um Spam, marca de um presunto enlatado americano.

Podem ser considerados spams:

  • e-mails que trazem conteúdo desagradável, desonesto ou que crie alguma expectativa infundada ao destinatário como por exemplo: "Leia este email e Ganhe Dinheiro Fácil!", "Participe desta corrente e ganhe US$ 100 mil!" "Fique rico em dois meses" ...

  • e-mails com propaganda massiva e repetitiva, enviado excessivamente com frequência inferior a 7 dias, entre um e outro;

  • e-mails que não possuem o e-mail do remetente devidamente identificado;

  • e-mails que não oferecem ao destinatário a opção de não mais recebê-lo;

  • mensagem comercial (ou não) não solicitada, enviada sem nenhum fundamento útil ou tipo de critério, que use adjetivos, "o melhor", "o único", "o mais barato";

  • e-mails com textos longos (com mais de uma página) ou arquivo "attachado", não solicitado, enviado com um endereço de 'Reply' falso;

  • e-mails não solicitados que permanecem sendo enviados mesmo após o destinatário ter se manifestado contra o interesse de continuar recebendo o mesmo;

  • e-mails não solicitados enviados a um ou vários grupos de discussão (newsgroups).

O que devo fazer para dificultar a chegada dos spams em minha caixa postal?
  • Evite dar sequência às correntes enviadas para seu e-mail. Elas podem ser uma forma do spammer (nome dado a quem envia os spams) adquirir e-mails e montar uma lista para a prática de spam;

  • Seja criterioso ao informar o seu endereço de e-mail para sites comerciais e listas de discussão. Informe somente para aqueles que possuam uma clara política de privacidade;

  • Não responder um spam. Agindo dessa forma você só vai estimular ainda mais o envio de propagandas indesejadas;

  • Não se empolgue com as ofertas, por mais que os spams ofereçam boas oportunidades é difícil acreditar que eles sejam realmente confiáveis;

  • É aconselhável também não utilizar as opções remover ou responder inseridas na mensagem enviada via spam. Na maioria das vezes, essa é uma tática dos spammers para ter a certeza de que aquela conta existe e pertence a um internauta ativo, que lê suas correspondências eletrônicas;

  • Crie um endereço de e-mail público, solicitando ao seu provedor uma conta adicional. Desta forma, toda vez que você participar de enquetes, promoções, lista de discussões ou qualquer serviço de terceiros na Web poderá inserir esse endereço, fazendo com que o spam vá para lá e não mais para o seu e-mail privado;

  • Se você é usuário do Provedor ACESSA.com, ative o programa anti-spam. O programa só não eliminará por completo, porque o spam é mais difícil de barrar, mas certamente amenizará o problema.
Por que a ACESSA.com criou um programa anti-spam?
A iniciativa faz parte da política de oferecer qualidade nos serviços prestados aos usuários do Provedor ACESSA.com. Assim como o anti-vírus, o novo programa de combate aos spams também tem por objetivo oferecer tranqüilidade e segurança com total privacidade. O programa é uma forma de amenizar a chegada de e-mails indesejáveis em sua caixa postal.

Como o programa anti-spam da ACESSA.com foi elaborado?
O programa anti-spam foi criado com base em pesquisas e regras recomendadas por organizações internacionais especialistas no assunto, através de estudos realizados pelos técnicos da ACESSA.com.

Antes de estar disponível aos usuários do Provedor, o programa anti-spam passou por um período de testes, permitindo o aperfeiçoamento e a correção de possíveis falhas que poderiam ocorrrer. Ao contrário dos vírus, os spams não possuem assinatura digital que facilita sua identificação, portanto, para viabilizar o programa anti-spam foi necessário a criação das regras gerais suscetíveis à atualização, à medida que houver necessidade.

Quem pode ter acesso ao programa?
O programa está disponível somente aos usuários do Provedor ACESSA.com.

Como faço para ativar o anti-spam ACESSA.com?
Para ativar o programa é simples, basta você acessar o link Gerência disponível na área de assinantes, em Meu E-mail e logo após em Anti-Spam. Na tela do programa, você terá que digitar seu login e senha.

ATENÇÃO: Após a sua solicitação, a princípio, você estará de acordo com as regras gerais para a filtragem de mensagens consideradas spams. Optando pelo programa você deverá estar consciente de que poderá correr o risco de não receber mensagens "desejáveis" em sua caixa postal, se elas possuírem qualquer indício de spam descrito nas regras gerais. Portanto, se você estiver esperando um e-mail importante, recomenda-se que você coloque o endereço deste e-mail na lista branca. Agindo assim você estará personalizando o seu programa, outra opção que o anti-spam lhe oferecerá.

Como funciona a política de filtragem?
A política de filtragem baseia-se em aplicações de regras que verificam indícios de e-mail não autorizado. Isso não siginifica dizer que a filtragem eliminará por completo o spam, mas certamente o reduzirá substancialmente.

Como faço para personalizar o programa?
Você pode personalizar o anti-spam adicionando na lista branca todos os e-mails que você não quer que o programa bloqueie. Ou ainda, adicionando na lista negra aqueles que você quer bloquear.

Personalizar o seu anti-spam é muito importante já que mesmo que a maioria dos spams fiquem retidos na filtragem do programa, ainda há aqueles que por algum motivo conseguem chegar à sua caixa postal (mesmo após passar pelas regras gerais). E da mesma forma, também pode acontecer de algum e-mail que você deseja receber ficar retido no filtro, pois foi reconhecido pela regra geral como spam.

O que é a lista branca?
Lista branca é uma das formas que você possui para personalizar o programa, adicionando todos os endereços e-mails que quer receber, caso eles sejam barrados no filtro, por possuir algum indício de spam.

O que é a lista negra?
Lista negra é uma das formas que você possui para personalizar o programa, adicionando todos os endereços e-mail que você não quer receber, caso algumas mensagens, por algum motivo, passaram pelo filtro do programa e não foram reconhecidas como spam.

Se algum amigo me enviar um e-mail e eu não receber, essa mensagem pode ter sido barrada pelo programa?
Sim. Mas não significa dizer que você não recebeu o e-mail somente por esse motivo. Há outras situações que podem fazer com que o e-mail não chegue à sua caixa postal, como por exemplo, seu amigo ter digitado o endereço e-mail errado. O bloqueamento no anti-spam é apenas uma das possibilidades. (Veja como evitar esse problema na pergunta abaixo).

E se tiver algum e-mail que quero receber, mas ele foi barrado pelo filtro do programa com base nas regras gerais? O que faço para não acontecer novamente?
Se o e-mail do seu amigo foi bloqueado porque possui alguma característica de spam descrita nas regras gerais e você está utilizando a politíca MÉDIA, FORTE ou RADICAL, você pode evitar que isso ocorra novamente, adicionando o e-mail dele na Lista Branca.

E se ao contrário, não quero receber mais determinado e-mail e quero que ele seja reconhecido como spam? O que devo fazer?
Você pode adicionar o endereço e-mail na Lista Negra.

Quero ter acesso a todos os e-mails que foram barrados pelo programa e considerados spams. Como faço?
Uma vez que o programa reconheceu um e-mail como spam ele automaticamente será eliminado da sua caixa postal, após ser retido pelo filtro. Você pode consultar os emails barrados nos últimos 7 dias, mas não consegue recuperar o conteúdo do mesmo.

Se eu estiver tendo problemas com os e-mails de um domínio específico eu posso bloquer o recebimento de mensagens apenas daquele domínio?
Sim. O sistema anti-spam da Acessa.com permite que o usuário possa bloquear o recebimento de e-mail de um domínio específico. Para isto basta que o usuário, informe na lista negra, ( nomedoprovedor.com.br ).

Se eu configurar minha política como média, forte ou radical e colocar um email em minha lista branca, receberei esse email?
Sim. Mesmo que o email seja barrado na política, você receberá, pois está em sua lista branca. O mesmo acontece para a lista negra.

Caso um email seja barrado, como a pessoa que me enviou fica sabendo que não recebi?
É simples. Todos os emails que forem barrados, retornam ao remetente com os dizeres "Sua mensagem não pode ser entregue, pois o destinatário está utilizando o sistema anti-spam da ACESSA.com".

E se eu quiser bloquear todos os emails de um domínio, mas liberar somente um deles?
Basta cadastrar o dominio inteiro na lista negra e o email que você quer receber, na lista branca Ex.: quero bloquear todos os emails do provedor provedor.com.br, mas quero receber somente os emails de abcde@provedor.com.br
. coloco o domínio provedor.com.br em minha lista negra
. coloco o email abcde@provedor.com.br em minha lista branca
O mesmo funciona no caso de querer liberar todos os emails de um domínio, mas bloquear somente um.

Qual a diferença entre as políticas de bloqueio do programa anti-spam, que tipo de spam elas bloqueiam?

NENHUMA - nada será bloqueado, por isso você poderá receber todo o tipo de mensagem (spam, emails de amigos, propagandas...).

FRACA - só vai bloquear os emails que tiverem algum indício de spam baseado nas regras das listas internacionais. Nestas listas estão endereços, e-mails, domínios, expressões comuns que já se tornaram características de spams. Você vai depender dessas normas. A lista branca e negra estão desativadas.

MÉDIA: - bloqueia e-mails enviados de servidores que não possuem nome válido junto aos órgãos competentes de registro e os que constam na sua lista negra. Utiliza também o método greylist que bloqueia qualquer email caso o mesmo não esteja em sua lista branca e seja o 1o envio por parte do remetente. Servidores configurados corretamente enviam o email por mais de uma vez e já na 2a tentativa o email é recebido pelo destinatário. Numa escala de zero a cem, podemos dizer que a política média vai bloquear, em média, 50% dos spams.

FORTE - na política forte são utilizadas as mesmas regras da média e bloqueia também e-mails enviados de servidores que não possuem nome (unknown) junto aos órgãos competentes de registro e os que constam na lista negra. Numa escala de zero a cem, podemos dizer que a política forte vai bloquear 75% dos spams.

RADICAL - é o oposto da NENHUMA. Você vai bloquerar todas as mensagens recebidas até mesmo os emails dos amigos. Nesse caso, é muito importante que você inclua os emails que quer receber em sua lista branca. Só estes chegarão até você. Muito cuidado com esta política, como o próprio nome diz ela é radical mesmo. Se você receber uma proposta de emprego, por exemplo, de um email que não está na lista branca, você perde esta informação. Não tem como recuperar a mensagem! Repetindo: você só receberá os emails inseridos na lista branca

Como funciona a proteção extra?

Utiliza o método greylist que bloqueia qualquer email caso o mesmo não esteja em sua lista branca e seja o 1o envio por parte do remetente. Servidores configurados corretamente enviam o email por mais de uma vez e já na 2a tentativa o email é recebido pelo destinatário.

Como funciona a proteção SPF?

O SPF quer dizer "Sender Policy Framework".
Ex.: Suponha que um spammer forge um endereço de email do provedor.com.br (endereco_forjado@provedor.com.br), mas não esteja utilizando os servidores de email do provedor.com.br para enviar a mensagem. Quando a mensagem desse spammer é emitida, o servidor da ACESSA.com perguntará ao servidor do provedor.com.br se o servidor utilizado para o envio faz parte de sua rede. Se não fizer parte esse email é bloqueado, pois será considerado SPAM.
Além disso a proteção SPF trabalha em conjunto com as políticas:
MÉDIA: se o domínio não possuir o SPF configurado, o email não será bloqueado
FORTE: se o domínio não possuir o SPF configurado, o email será bloqueado
Para evitar o bloqueio insira o email do remetente em sua lista branca.

Por que após adotar uma política radical ou colocar um email na lista negra, continuo recebendo spams?

Para podermos verificar o que pode estar ocorrendo, é necessário que seja enviado para suporte@acessa.com o cabeçalho do provável spam recebido. Para isso, siga os passos abaixo:
Se o Sr(a). utiliza o webmail:
Entre no email que recebeu. Clique em "Exibir Código Fonte" conforme mostra a figura a seguir:



Copie todo o conteúdo da nova janela que se abre após ter clicado em "Exibir Código Fonte". Envie para suporte@acessa.com



Se o Sr(a). utiliza o Outlook Express:
Entre no e-mail que recebeu. Com ele aberto, clique no menu Arquivo e posteriormente em Propriedades.



Clique na aba detalhes e após no botão Código fonte da mensagem.


Copie todo o conteúdo e envie para suporte@acessa.com.



Com estas informações, poderemos avaliar com maior precisão o que está ocorrendo.

Av. Barão do Rio Branco, 2390/601 - Centro - 36.016-310 - Juiz de Fora - MG - Fone: (32)2101-2000 | (32)3691-7000