Vacinas para a bicharada Fique atento aos per?odos de vacina??o para os c?es e gatos

Renata Cristina
02/10/06

A alegria de ter um animal de estima??o pode ficar abalada se voc? se esquecer de um ingrediente essencial: a vacina. Para quem adora c?es e gatos, n?o basta dar todo o carinho, aten??o e mim?-los com roupinhas, enfeites e ra?es especiais. ? preciso, antes de mais nada, estar atento a sa?de do animal.

A m?dica veterin?ria Maria das Merc?s de Souza Martins (foto abaixo) explica que os c?es e gatos devem ser imunizados antes de come?arem a frequentar as ruas. Isso significa proteg?-los de doen?as e viroses que podem estar em locais p?blicos. "Al?m de resguardar o animal ? poss?vel controlar as zoonozes, doen?as transmitidas do animal para o ser humano, como a raiva, que n?o possui cura e ? fatal", orienta a m?dica.

Segundo o m?dico veterin?rio do Departamento de Zoonozes da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Jos? Geraldo de Castro, apesar de n?o haver nenhum caso de raiva no per?metro urbano desde 1998, ? imprescind?vel a vacina??o. Nos casos de se mordido por um c?o ou gato, o m?dico orienta a pessoa a procurar o Pronto Socorro para que seja feito o tratamento preventivo. "Mesmo que se conhe?a o hist?rico do animal ? aconselh?vel procurar ajuda. A doen?a ? 100% preven?vel, mas merece cuidados", salienta.

Os filhotes de c?es precisam ser vacinados com 45 dias de vida. A primeira dose ? chamada de ?ctupla, fazendo refer?ncia aos oito tipos de doen?as prevenidas pelo composto. Com ela, voc? pode evitar que o seu c?ozinho tenha cinomose, parvovirose, leptospirose, coronavirose, parainfluenza e diferentes tipos de hepatite.

Logo ap?s, deve ser dado um intervalo de 21 dias para mais duas doses da ?ctupla e uma dose da anti-r?bica (Veja tabela abaixo). Nos c?es adultos, a recomenda??o dos veterin?rios ? de imuniza??o anual, com um dose de cada vacina.

J? os gatos s?o mais sens?veis e exigem cuidados redobrados. Para quem pensa que os felinos s? precisam da anti-r?bica v? retirando logo essa id?ia da cabe?a. Com 60 dias de vida do gatinho, recomenda-se a primeira dose da qu?drupla, capaz de prevenir a leucemia felina, rinotraque?te, calicivirose, panleucopenia e clamidiose. Em um intervalo de um m?s, pode-se aplicar a segunda dose e, ap?s 30 dias, a terceira. A quarta vacina ? a anti-r?bica.(Veja tabela abaixo).

Todo cuidado ? pouco

Mesmo sabendo das datas de imuniza??o essenciais para a sa?de do seu animal, ainda ? necess?rio estar atento a proced?ncia da vacina e suas condi?es de conserva??o. H? uma discuss?o entre os profissionais de sa?de quanto as vacinas animais produzidas no Brasil. De acordo com a Dra. Maria Merc?s, os laborat?rios internacionais possuem mais recursos para o desenvolvimento de testes e pesquisas, fato que aumenta a qualidade dos produtos em rela??o aos nacionais e, conseq?entemente, a efic?cia nos animais.

Quanto a armazenagem, os produtos devem ser refrigerados em uma temperatura m?dia de 2?C a 8?C. A propriet?ria de um pet shop da cidade, Elis?ngela Magalh?es da Silva (foto ao lado ? esquerda), se preparou para receber seus clientes, instalando um freezer especialmente para esses itens. "Existem locais que n?o possuem condi?es adequadas para conservar as vacinas", explica.

E se voc? quer cumprir a risca todas as orienta?es dos m?dicos, n?o vacine o seu c?o ou gato com pessoas despreparadas. "H? consequ?ncias s?rias em uma vacina mal aplicada", revela a m?dica veterin?ria. Alguns fatores como o calibre da agulha a forma de aplica??o podem afetar o seu bichinho, dependendo de como s?o manuseados.

No caso dos gatos, h? um tumor que se desenvolve a partir de uma aplica??o inadeq?ada, chamado de sarcoma vacinal. Ele pode ser evitado, em alguns casos, se voc? procurar uma pessoa devidamente qualificada para aplicar a inje??o.

Al?m disso, o seu animal ter? uma avalia??o de sa?de personalizada, evitando erros comuns ocasionados por leigos no assunto. S? para se ter id?ia da reponsabilidade em torno de uma vacina, vamos dar um exemplo: se o seu c?o est? doente, mas um funcion?rio do pet shop n?o sabe, ele far? a aplica??o, sem qualquer problema. Mas a quest?o est? em dias ap?s, quando ele poder? ficar ainda pior, dependendo do caso. Portanto, responsabilidade ? o principal quesito para quem pensa em ter um animal de estima??o!

Filhotes de c?es
  • 45 dias: 1? dose vacina ?ctupla
  • ap?s 21 dias: 2? dose vacina ?ctupla
  • ap?s mais 21 dias: 3? dose vacina ?ctupla e 1? dose vacina anti-r?bica

C?es adultos
  • Anualmente, uma dose da vacina ?ctupla e tamb?m da anti-r?bica.

Filhotes de gatos
  • 60 dias: 1? dose vacina qu?drupla
  • ap?s 30 dias: 2? dose vacina qu?drupla
  • ap?s mais 30 dias: 3? dose vacina qu?drupla e 1? dose vacina anti-r?bica

Gatos adultos
  • Anualmente, uma dose da vacina qu?drupla e tamb?m da anti-r?bica.