Geraldo Magela d? a receita para o Tupi chegar ?s semifinais Ex-treinador do galo carij? elogia Z? Luis e pede tranq?ilidade para a equipe

Guilherme Oliveira
Colabora??o
04/04/2006

Ainda faltavam 10 anos para a sele??o brasileira conquistar a sua primeira Copa do Mundo e Geraldo Magela Tavares j? jogava pelo juvenil do Tupi. Era o come?o dos quase 50 anos ligado ao futebol da cidade. Treinador por v?rias vezes do Tupi, Sport e Tupinamb?s, talvez ningu?m melhor do que ele para indicar o melhor caminho a trilhar pelo galo carij? no jogo decisivo contra o Rio Branco no domingo, dia 8 de abril.

"A primeira coisa ? vencer a ansiedade. O Tupi j? perdeu algumas classifica?es aqui no est?dio por excesso de vontade. Tem que ter paci?ncia que o gol vai sair naturalmente. ? como dizem: '?gua de mais mata a planta'", alerta.

Para Magela, jogar com tranq?ilidade e n?o entrar na correria do advers?rio fazem parte da receita para se chegar ao objetivo. Com viv?ncia de quem viu de tudo no futebol, ele prefere n?o entrar na torcida do 'j? ganhou', apesar de acreditar que o time est? no caminho certo.

"O Tupi n?o tem que entrar com obriga??o de vencer. O Tupi tem a obriga??o de lutar pela vit?ria. ? como est? acontecendo com o Rom?rio, quantos gols ele perdeu por causa da ansiedade em chegar ao gol mil?"

F? confesso do trabalho do atual treinador Z? Luis, Magela v? na figura do t?cnico o equil?brio necess?rio para a vit?ria carij?. "Eu acredito na classifica??o, as circunst?ncias s?o muito boas. O Z? Luiz ? um excelente treinador, levou a equipe ? primeira divis?o e por uma s?rie de vaidades colocaram outro no lugar dele. Ele vai ajudar o Tupi a se classificar".

De olho na arbitragem

Quando o assunto ? arbitragem, Magela se preocupa. At? porque em 1987 quando treinava o Tupi, ele viu o time ser desclassificado e n?o avan?ar ?s semifinais por causa de um empate contra o Cruzeiro no Mineir?o. Na ?poca, o placar ficou no 0 x 0 e o juiz deixou de marcar um p?nalti a favor do Tupi. "Naquele jogo, n?o deram p?nalti em cima do Te?filo. O melhor a fazer ? esquecer o ?rbitro, pensar somente em jogar futebol e evitar os cart?es", aconselha.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora