Juiz de Fora realiza menos cirurgias est?ticas em animais
As cirurgias est?ticas n?o trazem qualquer benef?cio
para os animais e s?o cada vez menos procuradas

Marinella Souza
*Colabora??o
03/07/2008

Desde mar?o de 2008 as cirurgias est?ticas est?o proibidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterin?ria, visando o bem-estar dos animais.

Procedimentos como corte de orelha e retirada das cordas vocais de c?es, e retirada das unhas dos gatos s? devem ser feitos sob orienta??o do veterin?rio. Em Juiz de Fora, o veterin?rio Ricardo Palhares (foto abaixo) comemora a proibi??o.

Segundo Palhares, cada vez menos pessoas chegam ? sua cl?nica procurando por esse tipo de cirurgia. "As pessoas est?o se conscientizando de que esses procedimentos s?o desnecess?rios".

O veterin?rio garante que "mesmo para animais de exposi??o isso j? est? deixando de ser t?o fundamental porque existem caracter?sticas de ra?a muito mais importantes do que a orelha", diz.

Palhares explica que as cirurgias est?ticas come?aram a ser questionadas com o crescimento da consci?ncia sobre o bem-estar animal. "Essa ? uma discuss?o que come?ou nos Estados Unidos e na Europa e o Brasil acabou importando mais esse comportamento".

Foto: Ricardo
Palhares Com mais de 30 anos de profiss?o, o veterin?rio se recusa a fazer esse tipo de procedimento h? dez anos, alegando que o benef?cio ? s? para os humanos, n?o para o animal. "O corte nas orelhas de um animal como o doberman, por exemplo,s? serve para dar a ele um ar mais agressivo".

Sobre a alega??o de que as orelhas grandes trariam problemas com higiene ou infec?es no ouvido, Palhares garante que isso n?o passa de mito. "Os animais de orelhas maiores como cocker spainel, poodle e outros s?o os campe?es de problemas na orelha, mas isso ? uma caracter?stica da ra?a. O doberman, por exemplo, n?o tem tend?ncia a esse tipo de problema".

Foto: c?o na
coleira Apesar de ser contra as cirurgias est?ticas, Palhares chama a aten??o para o risco de elas serem feitas por pessoas n?o capacitadas. "Se a popula??o n?o se conscientiza de que isso ? uma forma de maltratar o animal, vai levar para um leigo fazer e a? os riscos v?o ser maiores porque n?o vai ter os cuidados adequados".

Entre as ra?as que mais s?o submetidas a esse tipo de procedimento est?o: schnauzer, pinscher, boxer, doberman, dog alem?o, pit bull, dog argentino. Os propriet?rios que n?o cumprirem a proibi??o est?o sujeitos ? multa e a um processo ?tico penal.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF