Luiz Guilherme Campos B. Ganimi H? um ano no teatro, o ator mirim diz que atuar ajuda no dia-a-dia da escola

Num primeiro momento, Luiz Guilherme Campos B. Ganimi, 12 anos, confessa que ? t?mido. Mas quando conquista a confian?a, conversa f?cil. Principalmente, depois que entrou para escola de teatro, h? pouco mais de um ano, influenciado pela irm? e pelas colegas de aula.

"Minha irm? faz teatro h? algum tempo e assisti ?s pe?as dela e gostei. Minhas amigas sempre me incentivaram, dizem que sou engra?ado e que deveria entrar no grupo", conta.

Antes de fazer teatro, Guilherme jogava v?lei, mas n?o via mais tanta gra?a no esporte. Hoje, al?m de fazer parte de uma escola de teatro dentro do col?gio, foi convidado a participar de outro grupo, mais profissional. "Fa?o aula nos dois e me chamaram, agora, pra treinar pro campeonato de v?lei e aceitei", diz.

Guilherme lembra que teatro ? coisa s?ria. ? preciso disciplina, responsabilidade. "A gente tem que chegar na hora certa e n?o pode faltar", afirma.

Como s?o os primeiros dias de aula de teatro?
Primeiro, eles d?o exerc?cios de corpo e voz, ? o aquecimento. Depois de um tempo, passam para os exerc?cios de mem?ria. Depois de uns quatro meses, mais ou menos, ? que a Carla (professora de teatro) come?a a pensar nas pe?as.

Quantas pe?as voc? j? fez at? hoje?
Duas. Uma menor no meio do ano passado e outra maior no fim do ano.

E qual foi o seu papel?
Na verdade, eu tive uma fala s?. O resto do tempo, eu tinha que interpretar um menino assustado, nervoso, ansioso, com medo. Como eu estava tenso, foi mais f?cil (risos). As pessoas me elogiaram bastante. J? no fim do ano, eu estava mais entrosado e adaptado ao palco. Quando vi o papel, gostei muito. Fiz um domador de le?o, s?rio, emburrado, porque gostava da filha do dono do circo. S? que ele foi acusado de matar o le?o. Foi legal.

E no outro grupo de teatro? Voc? est? l? h? quanto tempo?
Foi no in?cio deste ano que entrei na Cia., ? convite da Nilza. Ela estava precisando de menino pra atuar, porque tem pouco. Agora, a gente vai come?ar a ensaiar a pe?a "Retratos".

E seus amigos, o que acham?
? bom que a maioria das meninas da minha sala fazem aula na escola, mas o meninos t?m preconceito. Dizem que ? coisa de menina. Mas na Gr?cia, o teatro era feito somente por homens. Pra mim, o teatro s?o para os dois.

No dia-a-a-dia da escola, voc? acha que o teatro ajuda?
Bastante. Fica muito mais f?cil guardar as coisas que o professor ensina, com certeza.

E voc? pretende seguir carreira de ator quando crescer?
N?o. Eu quero mexer com plantas, que ? uma coisa que gosto muito ou, ent?o, trabalhar em alguma ?rea que expresse como o teatro. S? que eu quero fazer teatro, como hobby, a minha vida inteira.