Cuidados com os Piolhos

O piolho é aquele bichinho que aparece na nossa cabeça. Na verdade, o piolho é um inseto que não voa, não pula e se alimenta de sangue humano, por isso que a nossa cabeça coça tanto.

Um piolho pode viver só 30 dias. O problema é que durante esse tempo um piolho fêmea pode colocar até 300 ovos, que são chamados de lêndeas, na nossa cabeça. Daí dá pra imaginar o estrago que esse bichinho faz.

Por isso, se você sentir uma coceira muito grande na cabeça, principalmente na nuca e atrás das orelhas, corra até a mamãe e peça que ela verifique se está tudo bem.

E não venha com a desculpa de que você toma banho todo dia... A gente não pega piolho por falta de banho ou higiene. A transmissão acontece por dois motivos:

  • pelo contato com outras crianças piolhentas. Esses bichinhos se deslocam facilmente entre uma cabeça e outra.
  • pelo uso conjunto de utensílios como: pente, boné, travesseiro, lenço de cabeça, presilha, almofada... Então, nada de ficar pedindo emprestado esses objetos. O resultado pode ser uma tremenda dor de cabeça, ou melhor, coceira de cabeça!

Para evitar essa praga, também é bom lavar cabeça todos os dias. Mas não deixe os cabelos molhados e só prenda quando estiverem bem secos.

Pedir pra a mamãe dar uma olhada de vez em quando também ajuda. Mas o principal é evitar o contato com os coleguinhas que estão com piolho.

Para tratar, você precisa da ajuda da mamãe. Ela deve passar um pente fino no mínimo uma vez por dia nos seus cabelos. E para evitar que os bichinhos caiam na roupa, é melhor colocar sobre os ombros um pano branco.

Os piolhos e lêndeas que caírem no pano devem ser deixados numa mistura de vinagre com água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Para retirar as lêndeas e piolhos do seu cabelo, peça a mamãe para seguir estes passos:

  1. Molhe um pedaço de algodão numa mistura de vinagre e água;
  2. Selecione três ou quatro fios de cabelo que estejam com lêndeas;
  3. Envolva os fios de cabelo no algodão pressionando-os entre os dedos;
  4. Puxe lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta e, com a outra mão, segure a base do cabelo para não machucar a criança;
  5. Troque sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas.

Para desinfetar roupas, toalhas e outros, a mamãe deve lavá-los em água fervente.

Hoje é fácil tratar esse problema. Existem alguns tratamentos disponíveis em forma de shampoos e outros remédios, mas é sempre bom consultar um médico. Só ele pode indicar qual a forma mais rápida e fácil de eliminar os piolhos e lêndeas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.