O que fazer fora da escola

Ol?, pessoal. Essa ? a Ariele Dutra Ferreira, nossa amiguinha que este m?s vai estar dando algumas dicas bem legais pra gente.

Pra voc? que brincou e se divertiu durante as f?rias, a volta ?s aulas nem sempre parece uma boa, n?o ? verdade? Ah, fala s?rio, voltar para as aulas n?o ? t?o ruim assim, n?o ?? Tem coleguinha novo, professor legal que come?a dar aula pra gente. Tudo ? novidade. A gente muda de sala, as mat?rias e os livros s?o novos... Isso, pra quem n?o repetiu de ano, ? claro!

Al?m do mais, vamos combinar, n?, s?o s? cinco "horinhas" que passam muito r?pido. Ent?o, o resto do dia sobra pra gente fazer o que quiser. Anote as dicas da Ariele e divirta-se!!!

Nata??o, bal?, ingl?s ou espanhol, futebol, computador, teatro, jud?, oficina de pintura, capoeira... E a? gostou da id?ia? S?o ?timas op?es pra voc? curtir de manh? ou de tarde quando voc? n?o estiver na escola... Vamos l?! Anime-se!

Com esse calor, ent?o, ? uma del?cia. A nata??o ? considerado o esporte mais completo porque estimula todas as partes do corpo. E, depois que voc? aprende a nadar, n?o precisa de usar aquelas boinhas nem na praia, nem no clube. Ajuda na sua sa?de e voc? ainda conhece novos amiguinhos. Algumas escolas oferecem aulas de nata??o. Se esse n?o ? o caso do seu col?gio, pe?a ? mam?e pra procurar um clube da cidade.

Aprender a dan?ar ? muito legal. Voc? pode fazer jazz, sapateado (que ? um sapato preto na sola que quando bate no ch?o faz um barulho) e bal? cl?ssico, aquele das sapatilhas na ponta dos p?s. Tem sempre uma apresenta??o no final do ano em que toda sua fam?lia e amigos v?o ver voc? dan?ar. Aqui em Juiz de Fora, h? v?rias col?gios e academias que t?m aula de bal?.

E n?o ? s? pra meninos n?o. Para quem ? f? do Ronaldinho, saiba que o esporte mais popular do Brasil, ? uma beleza para manter a sa?de em dia. E tem mais, quem aprende na escolinha n?o faz feio nas peladas com os amigos. Tem futsal, que ? o futebol de sal?o, futebol so?aite, aquele da quadra de areia, e futebol de campo. Al?m dos clubes e escolas, voc? pode praticar esse esporte como um craque. Isso mesmo! Flamengo e Cruzeiro t?m escolinhas aqui em Juiz de Fora ? s? escolher...

N?o ? pra sair por a? brigando n?o, viu? ? pra aprender os segredos de uma arte marcial ou ent?o praticar o gingado de um esporte criado pelos escravos brasileiros e que s? existe aqui no Brasil. Defesa e ataque, for?a e flexibilidade dos movimentos, concentra??o e racioc?nio s?o alguns benef?cios desses esportes. Se na sua escola ou no seu clube n?o tem, pe?a ? mam?e uma ajudinha.

N?o importa a modalidade, praticar esporte faz muito bem pra sa?de. E al?m de conhecer as regras de cada jogo, voc? ainda faz um monte de amigos. Quer coisa melhor pra fazer antes ou depois da aula? Essa ? a minha sugest?o.

N?o ? todo mundo que consegue dar estrelinha, cambalhota e saltos variados. Na gin?stica voc? aprende tudo isso e muito mais. Tem a cama el?stica que ? uma divers?o, as barras de ficar pendurado e fazer acrobacias e v?rios outros aparelhos. Mas aten??o, n?o tente fazer isso em casa, pode ser muito perigoso. Se voc? quer virar um atleta da gin?stica, col?gios, como a Academia, oferecem aulas desse esporte. Quem sabe voc? ainda n?o participa de uma olimp?ada?

Voc? pode escolher. O importante ? aprender uma l?ngua estrangeira e quanto mais cedo, mais f?cil. E n?o me venha com a desculpa de que voc? j? faz ingl?s na escola... Nos cursinhos voc? aprende muito mais: sobre a cultura de um outro pa?s, voc? v? filmes na l?ngua que est? aprendendo, ouve m?sica, e ainda tem v?rios exerc?cios no computador. Quer mais?

Como as l?nguas estrangeiras, quanto mais cedo, melhor. Para voc? se tornar um craque do mouse e um internauta de carteirinha. E o que ? melhor vai poder pesquisar, estudar e fazer trabalhos de dar inveja a qualquer coleguinha. Copiar da Internet, n?o vale, ? nota zero! Voc? acha que a professora n?o vai descobrir? Tamb?m n?o se esque?a da biblioteca. Os livros s?o uma ?tima companhia para os tempos vagos...

Quem sabe voc? n?o vai parar na Globo um dia desses como a Lara Rodrigues? Se voc? tem criatividade de sobra e quer colocar pra fora toda sensibilidade que existe dentro de voc?, j? sabe de cor os di?logos do seu filme preferido e vive fazendo um drama, v? ao teatro! Fa?a teatro. Tem cursos especializados e col?gios que mant?m uma companhia de teatro. V? l? e se inscreva ou ent?o pe?a ? mam?e pra procurar a melhor alternativa.

Pintura, escultura, desenho pra voc? pintar o sete, o oito, o nove... Pra quem tem facilidade e adora as aulas de artes, ? uma boa para desenvolver o dom. Voc? vai aprender a fazer v?rias coisas lindas. Vale ? pena. Se na sua escola n?o tem, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes est? sempre oferecendo cursos de artes. Pe?a ? mam?e pra procurar mais informa?es.

Flauta, viol?o, piano, bateria, guitarra... Das duas uma: ou a mam?e e o papai v?o adorar ou n?o v?o gostar nadinha da id?ia. Imagina uma bateria estridente dentro de casa. Vale qualquer sacrif?cio pela arte? Nem tanto, imagina os vizinhos o que v?o achar... Para evitar dor de cabe?a, confira aqui onde est?o as escolas de m?sica em Juiz de Fora.