Chuva? Oba! Aproveite a chuva e re?na seus amigos para jogos superdivertidos!

Ol? pessoal! Este ? o Matheus Faria Melo, que vai participar do nossa casa esse m?s. Para come?ar ele trouxe um monte de dica legal para a gente se divertir em dia de chuva.

Brincar ? muito bom, n?? Ainda mais quando a gente re?ne nossos amigos em lugar bem divertido pra correr, jogar bola, brincar de pique.... Mas tem dia que S?o Pedro resolve abrir as torneiras do c?u...e ent?o, ? melhor correr para n?o ficar todo ensopado e pegar um resfriado. Mas a festa n?o precisa acabar!

Existem mil maneiras da gente se divertir dentro de casa. A gente pode desenhar, construir algum brinquedo que a gente aprendeu na nossa oficina ou passar a tarde toda jogando com os colegas. A? v?o algumas dicas de jogos para dias de chuva:

Jogo da Mem?ria

Material necess?rio:

  • 36 potinhos de iogurte vazios
  • 18 pares de coisas sortidas (chaves, apitos, tampinhas, etc.)

Prepara??o: Pe?a a algu?m que n?o vai brincar para distribuir os potinhos em seis fileiras (seis potes em cada fileira). Embaixo de cada potinho, a pessoa deve colocar um objeto, de forma aleat?ria.

Desenvolvimento: Divida seus colegas em duas equipes. Tire "par-ou-?mpar" para ver qual equipe come?a. Ent?o, um membro dessa equipe indicar? dois potinhos, que dever?o ser virados, de forma que todos vejam seu conte?do. Se os objetos mostrados formarem um par, os potes s?o retirados, o jogador ganha um ponto e tenta outra vez. Se n?o, os potinhos s?o virados novamente, com os objetos sob eles, e o jogador dar? a vez a algu?m da equipe contr?ria. O jogo continua at? que n?o restem mais potes.

Ideogramas
Material necess?rio:
  • Papel
  • uma caneta ou l?pis por equipe

Desenvolvimento: Um membro da equipe vai at? o chefe, que lhe sussurra algo no ouvido. De volta ao seu grupo, a crian?a dever? desenhar o que seu chefe lhe disse. A primeira equipe que adivinhar o que o desenho representa vence o jogo. N?o ? permitido que o jovem d? qualquer tipo de pista, por meio de voz, gestos ou escrita.

Detetive

Material necess?rio: Nenhum

Desenvolvimento: Os participantes se sentam formando um c?rculo. Uma pessoa ? escolhida como "Detetive", e se afasta um pouco. Um outro jogador, ent?o, ? escolhido como "Assassino", e o primeiro jovem toma novamente seu lugar no c?rculo. O "Assassino" dever? "matar" suas v?timas fazendo, discretamente, um sinal (uma piscada, mostrar rapidamente a l?ngua, etc.) aos outros jovens, um de cada vez, sem que o "Detetive" o veja. Ao perceber o sinal, a v?tima que foi "assassinada" se deitar?. O "detetive" ter? tr?s chances de descobrir quem ? o "assassino", ou ter? que dar a vez a outro.

Stop
Material necess?rio:
  • um papel para cada participante
  • uma caneta ou l?pis para cada participante

Prepara??o: Cada jogador deve dividir a folha de papel em seis colunas e escrever na parte de cima de cada uma delas uma categoria, como nome feminino, nome masculino, cor, fruta, objeto e CEP (Cidade, Estado ou Pa?s)

Desenvolvimento: Os participantes contam at? tr?s e falam j?, mostrando um n?mero com os dedos. A? ? s? somar os dedos de todos os participantes e ver qual letra d?. Se o total de dedos for nove, por exemplo, a letra ? "i". Ent?o todos os jogadores t?m que preencher as categorias com palavras que come?am com a letra escolhida. Quem completar primeiro todas categorias grita "stop" e os outros p?ram de escrever. Cada palavra vale dez pontos. Mas, se outra pessoa escreveu a mesma palavra, ela s? vale cinco. No cantinho da folha a crian?a vai anotando os pontos da rodadas. No final, ? s? somar. Quem tiver mais pontos ganha.

Gato Mia

Material necess?rio:Nenhum

Desenvolvimento: Uma pessoa fica de fora enquanto as outras se escondem em uma sala bem escura. Quando todo mundo estiver pronto, a pessoa entra e tenta encontrar os outros. Na hora em que achar algu?m, tem de dizer: "gato mia!" O jogador pego responde com um miado disfar?ando bem a voz. O outro tem que descobrir quem ? ele. Se conseguir, ? a vez do jogador pego sair da sala, esperar todo mundo se esconder e ir a cata dos "gatos". Mas, se for bom fingidor, fica livre.

Torce-retorce
Material necess?rio:
  • 15 folhas de papel (sendo tr?s de cada cor)
  • fita adesiva
  • papel branco para escrever
  • caneta ou l?pis
  • duas sacolas

Prepara??o: Corte tr?s folhas de papel da mesma cor em forma de cora??o, tr?s em forma de quadrado, tr?s em forma de tri?ngulo, tr?s em forma de c?rculo e tr?s em forma de losango. Espalhe as figuras pelo ch?o e cole com fita adesiva. Em peda?os de papel, escreva: m?o direita, m?o esquerda, cotovelo direito, cotovelo esquerdo, p? direito, p? esquerdo, queixo, cora??o, quadrado, tri?ngulo, c?rculo e losango. Separe os nomes de partes do corpo e os nomes das figuras em duas sacolas.

Desenvolvimento: Divida o grupo em duplas. Um vai sortear e o outro da dupla vai executar as orienta?es. A ordem ? seguir o que for sorteado (um papel de cada sacola). Por exemplo, se a dupla tirar "cora??o" e "m?o direita", coloca a m?o direita em um dos cora?es no ch?o. Fica nessa posi??o enquanto o outro jogador faz o sorteio. Quando todos tiverem feito isso, vem a segunda rodada. Se voc? tirar "losango" e "queixo", tem de colocar o queixo no losango, sem sair da posi??o anterior. Quem n?o conseguir fazer todas as combina?es sai do jogo.

Tap?o
Material necess?rio:
  • baralho

Desenvolvimento: O objetivo ? acabar com suas cartas primeiro. Divida o baralho em montes iguais para cada pessoa. Os jogadores devem segurar o monte com as cartas viradas para baixo. O primeiro jogador pega uma carta do seu monte, coloca na mesa (virada pra cima) e diz "?s". O segundo faz o mesmo e diz "dois". O terceiro joga a sua carta e fala "tr?s" e assim por diante. Qaundo coincidir de a carta colocada ser aquela que o jogador tiver falado, todo mundo tem de bater com a m?o no monte de cartas da mesa. Quem bater por ?ltimo pega o monte todo.