Pais dizem que JF possui poucas op?es de lazer Em ?poca de f?rias ou datas festivas, h? op?es em todos os lugares, mas fora isso, a cidade n?o ? nenhum pouco atrativa para os pequenos, segundo os pais


Marinella Souza
*Colabora??o
13/10/2008

? sempre a mesma coisa, as crian?as estudam, cumprem mil e uma obriga?es durante toda a semana e chega no s?bado n?o tem muito o que fazer em Juiz de Fora. Essa ? a reclama??o de muitos pais que n?o sabem mais o que fazer para divertirem seus filhos.

Em ?poca de f?rias ou no Dia das Crian?as chovem op?es em todos os lugares, mas fora isso, a cidade n?o ? nenhum pouco atrativa para os pequenos. Para a analista de sistemas, Karla Pacheco Dias as alternativas na cidade s?o muito restritas.

Ela e o marido confessam que n?o sabem muito o que fazer para distrair o pequeno Arthur nos fins de semana. "Ultimamente, nossa ?nica op??o para o fim de semana ? lev?-lo ao clube que fica perto da nossa casa. Fora isso, n?o tem muito o que fazer", reclama.

Mais otimista, o professor Alexandre Rodrigues Magalh?es encara a cidade com outros olhos. Para ele, as op?es s?o ?timas, mas n?o s?o para todas as idades. "Eu acredito que a cidade ofere?a boas op?es para as crian?as maiores de dois anos, antes disso, s?o muito limitadas", diz.

Boneca Trapilha
 brinca com as crian?as no Parque Halfeld no dia das crian?as Para proporcionar momentos mais agrad?veis ao seu filho Kau?, Magalh?es procura lugares mais amplos com mais brinquedos e costuma freq?entar espa?os como o Parque Halfeld e o Parque da Lajinha que, al?m dos brinquedos, t?m uma boa ?rea verde.

O portal ACESSA.com selecionou alguns lugares que merecem ser visitados pelas crian?as em todas as ?pocas do ano. Seja pela cultura ou simplesmente pelo espa?o f?sico privilegiado. S?o op?es que prometem divertir toda a fam?lia.

  • Parque Halfeld: um dos mais antigos s?mblos de Juiz de Fora, o lugar est? um pouco esquecido, mas ainda impressiona por sua beleza. O Parque conta com ?rea verde e brinquedos para as crian?as. Foi tomabado em dezembro de 1989.
  • Parque da Lajinha: contato direto com a natureza e com o que resta da Mata Atl?ntica s?o os principais atrativos desse parque que conta com duas cachoeiras, p?ssaros e muitas flores. S?o 880 mil metros quadrados que se dividem em ?reas de mata nativa, trilhas, lago e jardins.
  • Museu Mariano Proc?pio: com o segundo maior acervo no eixo Petr?polis - Belo Horizonte, Museu Mariano Proc?pio conta ainda com grande ?rea verde e projetos culturais. O parque ? considerado o ponto alto do Museu. Com um belo visual, o local oferece parque e pedalinhos para a divers?o da crian?ada.
  • Museu de Hist?ria Natural: atrav?s de f?sseis originais, minerais, rochas e animais empalhados, museu vai da pr?-hist?ria aos tempos atuais. A demonstra??o come?a h? cerca de tr?s bilh?es de anos, na pr?-hist?ria, e segue at? os dias atuais, onde o homem ? a presen?a mais jovem.

Apesar dessas alternativas e de outros pontos tur?sticos da cidade, Karla reclama da falta de investimento no lazer. "Devia ter mais a?es sociais, investir nas ?reas p?blicas constantemente, n?o s? nas datas especiais como o Dia das Crian?as", ressalta.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com