Clube Ecológico debate temas ligados à natureza Projeto pretende desenvolver a consciência da importância da natureza nas crianças. Além de atividades educativas, há muita diversão


Daniele Gruppi
Repórter
11/11/2008

Um opção para as crianças se divertirem e também para se conscientizarem da importância de manter uma relação harmoniosa com a natureza, é participar do projeto Clube Ecológico, desenvolvido pela Fundação Museu Mariano Procópio. Os encontros acontecem mensalmente. O próximo está agendado para o dia 22 de novembro.

Segundo a chefe do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque, Maria das Graças Sarmento Duarte, o Clube Ecológico existe desde a década de 80, sendo que foi interrompido por dois anos, período em que o Parque estava fechado para reformas.

Maria das Graças afirma que o objetivo do projeto é conscientizar crianças sobre a importância do meio-ambiente e utilizar o Parque do Museu para que elas tenham o contato com a natureza.

A equipe do Museu escolhe a cada edição um tema para ser debatido. "Optamos por assuntos relativos à ecologia e que estão em voga. Já abordamos o Dia da Árvore, papel reciclado, dente outros. Já, inclusive, promovemos uma viagem para o zoológico no Rio de Janeiro."

O evento tem caráter ecológico e pedagógico, já que há sempre uma parte teórica e uma prática. Depois, são promovidas as atividades recreativas. Para Maria das Graças, a repercussão do trabalho é positiva. "Temos mães que participavam dos encontros e que hoje trazem seus filhos e mencionam a importância do Clube na vida delas. Jogamos a semente e esperamos que as crianças possam trabalhá-la."


Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico 
Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico 
Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico

Foi retomado também o o Tesouro no Parque, que a cada mês escolhe uma árvore para homenagear. Dessa forma, valoriza-se a flora e faz com que a população conheça as riquezas que existem no local. "Colocamos a árvore como mais um tesouro para a população", explica.

No mês de setembro, o pau brasil recebeu atenção especial. Em outubro, foi a sapucaia e, em novembro, será a Jabuticaba. Ao pé das espécies coloca-se uma placa informativa sobre a sua história e importância. No total, existem identificadas no parque do Museu 240 espécies, sendo o acervo botânico constituído, em sua maioria, por angiospermas, plantas com flor.


Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico 
Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico 
Foto de crianças participando do projeto Clube Ecológico

Participou da última reunião, em outubro, pela primeira vez, o estudante Rhamon de Souza Lopes, 12 anos, que pode aprender sobre as aves aquática. Estão cadastrados no projeto, cerca de 120 crianças, com idade entre sete e doze anos. Os interessados em participar do Clube devem entrar em contato com o Departamento de Difusão Cultural, pelo telefone (32) 3690-2004.


Dê sua opinião sobre esta matéria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...