Torneio de t?nis traz jogadores internacionais é Juiz de Fora

Por

Quarta-feira, 19 de maio de 2010, atualizada às 13h

Torneio de tênis traz jogadores internacionais a Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Entre os dias 22 e 30 de maio, será realizado em Juiz de Fora a segunda edição do Juiz de Fora Tennis Classic, evento da série de Futures da ITF (Federação Internacional de Tênis), que garante pontos no ranking mundial e oferece prêmios em dinheiro. A competição é dividida nas chaves qualificatória e principal, com a participação de 88 atletas no total. Os jogos terão entrada franca e ocorrerão nas quadras da Academia Tennisport (localizada na rua das Rosas, 380, bairro Aeroporto).

A fase qualificatória será realizada nos dias 22 e 23, quando oito atletas serão classificados para a chave principal. Vinte e quatro tenistas, com pontuações mais altas e já com vaga assegurada de outros torneiros, começam as partidas no dia 24. "A importância é grande para a cidade, principalmente por trazer atletas dos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Esse intercâmbio é bom para os iniciantes assistirem aos profissionais e para as pessoas conhecerem mais o tênis", explica um dos organizadores, Mário Zoet. O campeão será definido nas disputas entre os 32 competidores da chave principal.

Até o momento, apenas um juizforano irá competir na fase qualificatória. Segundo Zoet, Felipe Miana garantiu a vaga na semana passada, em um torneio realizado na cidade. No entanto, outros atletas locais ainda podem ser chamados através de convites da organização e da Confederação Brasileira de Tênis. "Juiz de Fora tem um número razoável de tenistas e o nível vem melhorando, mas esse torneiro é profissional e competidores estão escassos na cidade. O nível dos atletas está bem abaixo dos tenistas do torneio, aqueles que vivem apenas do esporte."

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes