C?sar Ilharco Magalh?es Estudante da 8? s?rie fica em segundo lugar nas Olimpiadas de Maio, etapa da Olimp?ada Internacional de Matem?tica

N?meros, pesos, pot?ncias, f?rmulas, v?rtices. Essas palavras saem da boca de C?sar Ilharco Magalh?es (foto), de 12 anos, com uma facilidade de dar inveja a muito marmanjo por a?.

C?sar ? aluno da 8? s?rie do Col?gio Apogeu em Juiz de Fora e acaba de acumular mais um pr?mio como estudante. Na ?ltima ter?a-feira, dia 08 de agosto, ele recebeu o resultado das Olimp?adas de Maio, etapa da Olimp?ada Internacional da Matem?tica. O resultado? Nada mais nada menos que a medalha de prata da competi??o.

O estudante competiu com outros estudantes de toda a Am?rica Latina, Espanha e Portugal. C?sar disputou o n?vel 1 da prova, para alunos de at? 13 anos.

Conforme ele mesmo explicou, s? podem participar dessa etapa da Olimp?ada Internacional, alunos que tenham medalhas ou algum tipo de men??o honrosa de alguma competi??o de matem?tica ? n?vel nacional. No caso dele foi f?cil, C?sar j? tinha dois t?tulos na sua "cole??o pessoal de orgulhos da fam?lia".

Quando ainda estava na sexta s?rie, ganhou men??o honrosa na Olimp?ada Brasileira de Matem?tica. No ano seguinte, resolveu se arriscar pelas Olimp?adas de Maio e ficou com o terceiro lugar.

H? outro t?tulo tamb?m. Na Semana Ol?mpica de Matem?tica, que reune os medalhistas de v?rias competi?es que aconteceram no Brasil inteiro, al?m da hora da divers?o e confraterniza??o, h? aulas e novas competi?es. Foi em uma dessas, que ele montou uma f?rmula sozinho e ganhou o pr?mio de racioc?neo l?gico da Semana Ol?mpica. (veja o v?deo com a explan??o da f?rmula!)

Menino, meio t?mido, sonhador e muito inteligente. Confira a entrevista com o prod?gio do mundo dos n?meros:

Desde quando voc? se interessa pela matem?tica e pelo racioc?nio l?gico?
Desde crian?a eu gosto muito de f?rmulas e de coisas que fazem a gente pensar. Meus pais falam que com quatro anos eu j? desenhava avi?es e ficava falando muitas coisas sobre eles. Meu pai ? engenheiro e tamb?m trabalha com biologia molecular. Quando eu tinha quatro anos eu fui com a minha fam?lia para os Estados Unidos e em uma escola de l?, eles fizeram um teste de QI em mim e constataram que eu era "superdotado". Me adiantaram um ano na escola. Fiquei l? um ano e meio e voltei para o Brasil. Quando eu estava na primeira s?rie, a professora daqui tamb?m viu que eu estava bem nas aulas e disse que era para eu pular mais um ano na escola. Fiz a metade do segundo ano e a metade do terceiro em um ano s?.

O que seus colegas acham disso?
Depende muitos dos lugares que j? estudei. Alguns pegavam no meu p?, j? que eu era mais novo que todo mundo. Mas como ningu?m gosta de matem?tica e eu gosto demais, acham engra?ado.

Como ? que voc? imagina o seu futuro?
Eu gosto muito de avi?es e tenho certeza do que eu quero fazer da vida. Quero fazer faculdade no ITA e ser engenheiro de avia??o. Gosto de simulador de v?os, avi?es, tudo que est? relacionado ? isso. Mas antes disso tenho outros planos. Quero fazer ensino m?dio na Epcar, que ? um dos melhores lugares do Brasil.

Voc? estuda muito? Faz coisas extras em casa que ajudam no conhecimento?
Estudar muito eu n?o estudo n?o. Mas gosto de ler coisas que me ajudem a aprender mais. Em casa, quase todo dia leio alguma coisa em enciclop?dia, gosto muito do Guiness Book, gosto de ver Discovery Channel, e outras coisas. Na escola eu tamb?m tenho o h?bito de pegar na biblioteca livros de s?ries mais adiantadas que as minhas. Por curiosidade mesmo. Eu gosto de matem?tica.