Eduarda Tavares Conhe?a os mil e um talentos da bailarina, modelo, percussionista e cantora Duda Tavares

Esperta, divertida e din?mica! Em poucos minutos de conversa com Eduarda Tavares ? poss?vel se surpreender com a criatividade de suas id?ias e o talento para executar as mais diversas artes, que v?o desde ballet cl?ssico a apresenta?es em rodas de samba, tocando chocalho ou percuss?o.

Delicada, com um sorriso meigo e uma voz ainda infantil, a menina de 11 anos se revela uma pot?ncia art?stica, cheia de determina??o e coragem para seguir seus objetivos. Desde os quatro anos, Eduarda estuda ballet e, em 2006, conseguiu seu primeiro certificado da The Royal Ballet, uma das escolas inglesas mais conceituadas no universo da dan?a em todo o mundo.

Para passar no exame, Duda contou com o incentivo dos pais, Alana e Basileu, al?m da coopera??o e assessoria constante do irm?o, Rodrigo. De sapatilhas nos p?s, a jovem j? interpretou cl?ssicos, como "Alice no Pa?s da Maravilhas", "O Quebra Nozes" e "A Arca de No?".

Al?m da paix?o pela dan?a, a garota tem um interesse especial pela m?sica. Influenciada pela fam?lia, admiradora de samba, Eduarda toca alguns instrumentos n?o muito convencionais para uma menina: chocalho e percuss?o. "Quero aprender a tocar pandeiro e bumbo, mas eles s?o muito pesados para mim", diz. Enquanto a idade ainda ? um "obst?culo", Duda ensaia em casa com o irm?o e participa do Coral Angeli Coeli, para moldar sua voz.

Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda

Tanta determina??o, rendeu a garota convites para participa?es especiais em rodas de samba, ao lado de feras da m?sica em Juiz de Fora. Jo?ozinho da Percuss?o ? que o diga! O m?sico j? tocou ao lado de Eduarda, que foi a revela??o de um show no ano passado. "Agora, sempre que vou assistir ao Jo?ozinho, ele me chama pra tocar", revela.

Mesmo com a agenda recheada de atividades, Eduarda ainda arruma um tempinho para desfilar em eventos na cidade. "J? fiz Fashion Days e desfilei em lan?amentos de cole??o das lojas infantis mais conhecidas daqui". Ufa! Se h? um restinho de f?lego, ela o reserva para um bom desempenho na escola, principalmente, em matem?tica, ci?ncias, educa??o f?sica e xadrez, suas mat?rias prediletas. "Se pudesse, faria ballet aqu?tico, conjugando duas coisas que gosto. Da? ia sobrar mais tempo para outras coisas", conta a "menina el?trica".

Confira a entrevista:

ACESSA.com - Quando foi que voc? se interessou pelo ballet?

Eduarda - Aos quatro anos, pedi a minha m?e para me colocar no ballet cl?ssico. Achava muito bonito e queria aprender, mas foi s? com uns cinco que comecei a ficar mais profissional.

ACESSA.com - E quais foram as apresenta?es mais importantes?

Eduarda - J? fiz "Alice no Pa?s da Maravilhas", "O Quebra Nozes", "A Arca de No?", "Fundo do Mar", "Dez anos de Vivian", entre outros. Em uma dessas, quebrei o p? e fiquei duas semanas sem ensaiar a coreografia, s? assistia aos ensaios e, no dia, consegui apresentar normalmente.

ACESSA.com - Voc? n?o sente medo na hora de subir no palco?

Eduarda - D? um frio na barriga e fico ansiosa. Mas na hora, ? muito bom.

ACESSA.com - Como foi treinar para o exame da Royal?

Eduarda - Foi muito bom. Todos os dias eu tinha que ir ao est?dio ensaiar, mas valeu muito a pena. Aprendi o "mesmo exerc?cio" v?rias vezes, a trabalhar em equipe e a dan?ar ao som do piano. Tinha dia que eu reclamava o dia todo, mas chegava na hora do ensaio eu queria ir pra l?.

Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda

ACESSA.com - E quando recebeu o resultado de que tinha passado?

Eduarda - Foi maravilhoso. Vi que valeu muito o meu esfor?o. S? pra voc? ter id?ia, a prova foi no Dia das Crian?as e, al?m disso, somos examinadas por uma professora da Inglaterra. Na hora do exame, n?o podemos conversar nem um pouquinho e, ainda, a nossa professora n?o pode entrar na sala. ? dif?cil ficar quieta e se concentrar no piano, j? que treinamos com m?sicas no CD. S? fiquei triste porque faltou um ponto para passar com m?rito.

ACESSA.com - Como acontece a gradua??o no ballet?

Eduarda - ? de acordo com o seu grau de conhecimento. As turmas vinculadas ? escola do Royal Ballet t?m as turmas baby class, premiere, 1? grau, 2? e 3?. Acima de 13 anos, voc? j? ? indicado a passar para a sapatilha de ponta. Antes disso, o seu corpo ainda n?o tem preparo f?sico.

ACESSA.com - Voc? tem vontade de se tornar uma bailarina profissional?

Eduarda - Ainda n?o sei. Quero continuar fazendo ballet e ver o que d?.

ACESSA.com - Como teve o primeiro contato com a m?sica?

Eduarda - Toda a minha fam?lia adora samba. Da?, comecei a aprender chocalho, percuss?o e agora quero fazer aulas com esses instrumentos. Depois, quero aprender pandeiro.

ACESSA.com - E os desfiles? Quando come?aram?

Eduarda - Pedi aos meus pais para me colocarem na aula de no?es de passarela. Da?, fui convidada para desfiles de lan?amentos de cole?es infantis e tamb?m para o Fashion Days.

Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda Foto da artista Eduarda

ACESSA.com - Voc? tamb?m participa de um coral, n?o ??

Eduarda - ? sim. Ensaio no Coral Angeli Coeli. J? me apresentei em cantatas de Natal, Festival Internacional, entre outros eventos.

ACESSA.com - Voc? n?o acha muita coisa para uma menina?

Eduarda - N?o!!! Se pudesse, faria ballet aqu?tico, para juntar duas coisas e sobrar mais tempo para outras.