Garoto de cinco anos tem biblioteca com quase mil livros Jo?o Gabriel aprendeu a ler aos tr?s anos porque tinha
curiosidade de entender as palavras

Marinella Souza
*Colabora??o
04/11/2008

O pequeno Jo?o Gabriel Alves Dayrell Drummond (foto ao lado) ganhou seu primeiro livro aos oito meses de idade, aos tr?s j? sabia ler e hoje, com cinco anos, junto com o irm?o, Pedro In?cio (foto abaixo com Jo?o), de dois anos, tem uma biblioteca com 998 livros infantis.

O interesse pela leitura encontra respaldo nos h?bitos dos pais. A m?e Liliana Alves (foto abaixo, entre os filhos) conta que sempre gostou de ler e Jo?o Gabriel convive com isso desde que nasceu. Ela l? cerca de cinco livros ao mesmo tempo e sempre incentiva o filho.

"A gente viaja muito e desde novinho o Jo?o j? identificava as marcas das placas na estrada e, por associa??o, juntava as letras. Ele sempre foi muito curioso e ficava perguntando o que dava a jun??o das letras que ele conhecia e n?o tinha como sonegar essa informa??o para ele", conta.

Aos poucos, o garoto foi aprendendo e tomando gosto pela leitura. Dos quase mil livros que ele tem na sua biblioteca, j? leu todos, alguns v?rias vezes. Por qu?? "Eu gosto muito de ler para conhecer as hist?rias e aprender as coisas", declara enquanto l? as regras de um jogo para o irm?o mais novo.

Jo?o Gabriel e Pedro In?cio l?em na biblioteca O menino revela que l? em qualquer lugar, seja na biblioteca de casa ou no quarto e est? sempre criando oportunidades para a leitura. "Quando eu fa?o alguma coisa errada e fico de castigo, eu leio alguma coisa."

Liliana conta que j? at? perdeu o posto de "contadora de hist?rias" para Jo?o. "O Pedro prefere que o irm?o conte as hist?rias para ele", diz. Jo?o Gabriel se orgulha disso. Ele adora passar o tempo divertindo o irm?o com as hist?rias dos livros que ele j? leu e releu v?rias vezes. "Eu leio e vou mostrando as figuras para ele e ele gosta muito!"

Exemplo vem de casa

Para quem pensa que ? muito dif?cil fazer uma crian?a t?o pequena se interessar pelos livros, Liliana explica que ? f?cil, f?cil porque os livros por si s? j? encantam. "O apelo visual dos livros infantis, hoje em dia, ? muito grande. Eles s?o como brinquedos e as hist?rias s?o ?timas. Toda crian?a gosta", acredita.

Mas incentivar o h?bito da leitura s?, n?o basta, ? importante dar o exemplo. "Eu costumo brincar que pai tem que ser um pouquinho mentiroso. N?o pode contar que era mau aluno, que ficava de castigo... nada disso. Essa mentirinha de leve ? v?lida na hora de educar. Se os pais n?o gostam de ler, t?m que se esfor?ar para dar o exemplo", ensina.

Dar um livro de presente para Jo?o (e at? para o ca?ula) ? garantia de um largo sorriso no rosto. "Eles ficam bem empolgados quando ganham livros. ? como um brinquedo qualquer", garante. E Jo?o confirma. "Eu gosto. S? n?o gosto quando ? livro repetido", confessa.

Jo?o Gabriel, Liliana e Pedro In?cio se divertem no meio de v?rios livros Nem s? de livros ? feita a rotina de leitura do pequeno Jo?o Gabriel. A m?e tamb?m ensina a ler revistas. Apesar da pouca idade, ele j? tem duas assinaturas de revistas destinadas ao p?blico infantil. "Eu gosto de mostrar para eles que n?o ? s? a leitura de livros que ? importante. Eu tamb?m assino revistas e ensino esse h?bito para eles. Todo tipo de leitura ? v?lido."

Os passeios da fam?lia, invariavelmente, acabam em livrarias. Assim como os pais, as crian?as se divertem nesse ritual. "Hoje as livrarias oferecem espa?os para as crian?as, elas entram l? e se divertem folheando os livros, vendo as figuras e se interessam. Mas eu mostro tamb?m que pode comprar livro em qualquer lugar. N?o quero que eles fiquem atrelados a esse ritual. Compramos livro at? em supermercado", ressalta.

Tecnologia ou livros?

Vivendo em um mundo em que computadores e jogos eletr?nicos est?o a todo momento chamando a aten??o das crian?as para sons, cores e movimentos, Jo?o Gabriel n?o deixa de se interessar por essas coisas, mas Liliana regula ao m?ximo.

"O v?deo-game fica guardado e o Jo?o s? brinca com ele quando merece, assim mesmo, s? ? noite. Esses dias ele fez um teste na escola e se saiu bem, a? conquistou o direito de brincar um pouco."

Jo?o Gabriel e Pedro In?cio l?em na cama em meio a v?rios livros E se voc? est? pensando que o menino reclama, est? enganado. "Eu gosto mais de brincar com os livros e jogar futebol", diz o garoto que, desde que trocou de escola, n?o perde uma oportunidade de "bater uma bolinha", mesmo quando n?o tem bola. "Ele faz tudo de bola, at? o que n?o deve", entrega Liliana.

Quanto ao computador, o acesso tamb?m ? restrito. ? Liliana quem acessa a internet para ele, mas sendo ainda novinho, n?o se interessa muito por isso. "Eu gosto de entrar no site do Jetrix", conta. E a m?e explica que "Jetrix" ? um desenho que ele adora e, na p?gina da internet, eles oferecem um perfil dos personagens.

Liliana conta que os meninos t?m um "quadro de merecimento" que funciona da seguinte maneira: cada vez que eles fazem algo positivo, ganham uma estrela e quando completam sete estrelas, t?m direito a um presente. E o que as crian?as escolhem? Livros, claro!

Ainda mais agora que os pequenos est?o na contagem regressiva para completar logo os mil livros. ? que a mam?e prometeu que quando conquistarem o mil?simo livrinho vai ter uma festa especial: a "festa dos mil".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF