Manual da futura mam?e
Dicas de como se preparar para a chegada do seu filho

Ana Let?cia Sales
27/11/02


A mulher gr?vida pode sentir enj?os, desejos ou at? mesmo se sentir a mulher mais linda do mundo. Mas duas coisas n?o podem faltar: a felicidade pela nova vida que vem ao mundo e um bom guia, especialmente para as mam?es de primeira viagem!


Mudan?a geral
O beb? que cresce dentro da barriga da mulher vai gerar muitas mudan?as no corpo feminino. V?o acontecer transforma?es hormonais, musculares, circulat?rias e respirat?rias de grande import?ncia. E tudo isso ? normal!

No in?cio da gravidez ocorre um aumento na produ??o de alguns horm?nios, para haver um equil?brio entre suas fun?es vitais e das do beb?. Um destes horm?nios ? o GCH (gonadotropina cori?nica humana), que ? produzido em grande quantidade pela placenta no in?cio da gravidez. Ele ? o prov?vel respons?vel pelos enj?os matinais que diminuem ap?s o terceiro m?s de gesta??o, com a completa forma??o da placenta.

Os outros horm?nios importantes s?o o estrog?nio, a progesterona e a relaxina. Alguns efeitos do aumento desses horm?nios na gravidez s?o: veias mais propensas ? dilata??o, reten??o de l?q?idos, altera??o da temperatura corporal, desenvolvimento das c?lulas das gl?ndulas produtoras de leite, al?m do aumento do ?tero e dos seios.

Cuide-se

  • Alimenta??o
  • :
    ? neste momento que a mulher deve cuidar mais da sua alimenta??o. Pois al?m de si ela estar? alimentando o futuro beb?.

    Uma boa dieta deve conter alimentos de origem animal e vegetal. Os alimentos de origem animal (leite, ovos, carne e peixes) e os alimentos de origem vegetal (cereais, frutas, verduras ou legumes), v?o gerar prote?nas, gorduras e carboidratos. Eles ser?o necess?rios para a provis?o de suas energias, para recuperar as perdas sofridas enquanto o beb? est? se formando e para reconstituir os seus tecidos, que estar?o em cont?nuo desgaste.

  • Atividades F?sicas
  • :
    A mulher gr?vida pode fazer exerc?cios, mas ? preciso consultar o m?dico para saber se n?o h? nenhum problema. Os exerc?cios mais recomendados para as gestantes s?o:

    - Caminhada
    - Nata??o
    - Hidrogin?stica
    - Dan?a
    - RPG - Reeduca??o Postural Global


  • Relaxamento
  • :
    As massagens s?o uma boa op??o para o relaxamento da gestante. Al?m de um recurso terap?utico a massagem tamb?m pode gerar momentos de intimidade entre a futura mam?e, seu esposo e o beb?. A massagem tamb?m ? muito importante para melhorar o sistema circulat?rio da gestante e seu estado corporal geral.


  • Pele e seios
  • :
    No per?odo de gravidez a pele descama e descasca mais e, por isto, os banhos di?rios devem estar numa temperatura morna, para reativar a circula??o sang??nea da pele, al?m de gerar uma a??o sedativa no corpo da m?e.

    Os seios v?o passar por grandes mudan?as e ? preciso prepar?-los para a amamenta??o. A higiene nos seios n?o deve ser descuidada. Na segunda metade da gesta??o, principalmente, aparece o colostro (l?q?ido amarelado, precursor do leite), que pode gerar irrita??o nos mamilos. Na hora do banho ? importante usar somente ?gua e nunca antiss?pticos ou talcos.

    Durante o banho esfregue os mamilos com uma bucha vegetal. Ap?s o banho e j? secos, massageie os seios para que o tecido se torne mais el?stico e resistente, atuando na preven??o dos machucados que aparecem no in?cio do aleitamento.

  • A hora de dormir
  • :
    Muitas gr?vidas reclamam, especialmente no final da gravidez, das dificuldades para dormir. Mas o sono ? essencial para a gestante, j? que ir? repor as suas energias e as do beb?. O ideal ? dormir pelo menos oito horas por dia numa posi??o confort?vel e relaxada que lhe permita um bom descanso. O mais recomend?vel ? que voc? consiga se deitar sobre o lado esquerdo, com as duas pernas dobradas, apoiando a perna direita sobre um travesseiro ou uma almofada, colocada ? frente do seu corpo.

  • Roupas e cal?ados
  • :
    Nos primeiros meses de gesta??o as mudan?as s?o poucas. Mas quando a barriga come?ar a crescer, os quadris alargarem e os seios aumentarem ? hora de buscar um novo guarda-roupas. ? importante escolher roupas confort?veis, mas que deixem a mulher bem vestida e elegante. Gravidez n?o deve ser sin?nimo de desleixo.

    Observe o el?stico das cal?as que deve ficar ou por baixo da barriga ou ent?o as cal?as devem cobrir toda a barriga. Se tiver de comprar camisolas compre-as com um tamanho que sirva at? o fim da gravidez. Invista em um bom suti?. No mercado existem v?rias op?es para gestantes. N?o use roupas apertadas ou que prendam os movimento. Procure usar meias e collants para gestantes.

    D? uma aten??o especial aos p?s. Devido ? reten??o de l?quidos os p?s podem aumentar de tamanho. O horm?nio relaxina tamb?m pode provocar esse incha?o nos p?s. ? medida que a relaxina faz com que as articula?es se alarguem, notar? que o equil?brio se torna cada vez mais prec?rio. Portanto ? preciso escolher sapatos confort?veis, com saltos baixos e largos. Se puder andar com chinelos durante todo o dia melhor ainda! Agora ? s? esperar o beb? e curtir os momentos gr?vida!

    Fonte: http://www.promater.com.br/, http://www.zazou.com.br/ e http://www.planetanatural.com.br/