Juiz-foranos se mobilizam para presentear as crianças no dia 12 de outubro

Além dos brinquedos, as pessoas também arrecadam material escolar, roupas, sapatos e alimentos

Andréa Moreira
Repórter
28/9/2012
Campanha de Arrecadação 2011

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, está próximo. Pensando em proporcionar uma data mais alegre para os pequenos, várias instituições de Juiz de Fora já se mobilizam para arrecadar brinquedos, roupas, material escolar e até mesmo alimentos. 

Um dos grupos engajados na arrecadação é o dos jovens da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Pelo segundo ano, eles se mobilizam para atender uma instituição da cidade, que este ano será a Aldeia SOS, que assiste a 94 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

Diferentemente de outras campanhas para crianças, que busca arrecadar brinquedos, os jovens da Catedral estão arrecadando prioritariamente CD’s e DVD’s infantis, material escolar, roupas e calçados novos ou em bom estado de conservação, material de higiene pessoal e doméstico, jogos coletivos e guloseimas, como biscoitos, bolos e doces. "Esta instituição é atendida pela Prefeitura, que doa alimentos, e nessa época ela recebe a doação de muitos brinquedos. Então, a coordenação pediu que arrecadássemos estes itens, pois raramente elas comem alguma guloseima. A coordenação também sente a falta de brinquedos pedagógicos, que podem auxiliar a educação das crianças. Por fim, elas têm muita necessidade de roupa e material em geral," explica Henrique Vieira, membro da comissão organizadora.

De acordo com Vieira, a campanha acontece com o apoio das redes sociais e também no famoso boca a boca. "No ano passado atendemos uma instituição e conseguimos presentear cada criança com dois brinquedos, além, é claro, das roupas e alimentos," explica o coordenador, destacando que apesar de eles doarem os presentes, os verdadeiros presenteados são os jovens. "De nada adianta ter fé, se essa fé não se transforma em obras. Fazer o bem para o outro é o melhor agradecimento que podemos dar a Deus, ainda mais quando se trata de crianças, que muitas vezes buscam muito mais um abraço e um gesto de carinho, do que um presente."

As doações para a campanha podem ser feitas na recepção da Catedral, todos os dias da semana, das 7h às 21h30.

Associação Central da Solidariedade

Outra instituição que busca doações que ultrapassam a barreira do lúdico é a Associação Central da Solidariedade, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2009 no bairro Benfica, e em 2001 no bairro Bairu. De acordo com a vice-presidente Maria Leonor Marques, a associação atende cerca de 50 crianças, entre 6 e 14 anos . "Trabalhamos no contraturno escolar, oferecendo aulas de reforço escolar, inglês e valores morais. Além de atendimento de fisioterapia e distribuição de alimentos para as famílias das crianças assistidas."

Mas para essa data específica a associação, além dos brinquedos, também pretende arrecadas alimentos para organizar uma festa para as crianças, como explica Maria Leonor. "Queremos fazer uma comemoração no dia 11 de outubro com cachorro quente, refrigerante, bolo e doces. Por isso, ficaremos muito felizes se conseguirmos qualquer ingrediente ou o material descartável."

Quem quiser fazer a doação para a associação deve comparecer na rua Martins Barbosa, nº 639, em Benfica, às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 11h; e aos sábados de 9h às 11h. Ou ainda ligar para o telefone (32) 3226-5240.

Sociedade São Vicente de Paulo

A associação, que existe há 118 anos em Juiz de Fora, atende famílias carentes do município, através de visitas semanais realizadas pelos chamados vicentinos. Com o intuito de ajudar esta instituição, o Santa Cruz Shopping, durante todo o mês de outubro, irá arrecadar alimentos e brinquedos, para as crianças atendidas pela Sociedade. As doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábado, das 9h às 19h, no balcão de informações do shopping, que funciona na rua Jarbas de Lery Santos, 1685.

Instituto Bruno

As crianças do Instituto Bruno também terão uma comemoração especial para celebrar o seu dia. Como a entidade presta atendimento a pessoas surdocegas e com paralisia cerebral, as doações para esta associação devem ser de brinquedos em braile ou libra e muito coloridos. Atualmente o Instituto Bruno realiza 86 atendimentos e mais de 120 famílias atendidas. As entregas podem ser agendadas pelo telefone (32) 2102-4334 ou na própria sede, localizada na rua Paula Lima, nº 243, Jardim Glória.

Fundação Ricardo Moyses Júnior

A festa na Fundação Ricardo Moyses Júnior será antecipada para o dia 9 de outubro. As crianças assistidas pela instituição terão um dia especial, com a participação do Ronald do McDonald’s e Armação Ilimitada. Além da inauguração da brinquedoteca, as crianças também irão receber presentes dos padrinhos. As pessoas interessadas em ajudar esta instituição devem ligar para o (32) 3229-0002.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - JF se mobiliza para presentear as crian?as no dia 12 de outubro