Brinque com o Origami

Deborah Moratori
Rep?rter
13/03/2003

Ol?, pessoal!

Hoje quem est? na oficina com a gente ? o Thiago Teodoro Camarota. Vamos aprender com ele a fazer uns brinquedinhos com papel. Voc? sabe o que ? origami? ? uma t?cnica muito interessante em que utilizamos o papel para "usar e abusar" da nossa imagina??o. O Thiago vai ensinar como ? que se faz, voc? vai precisar de muita aten??o. Depois que aprender, vai ficar f?cil ensinar para quem voc? quiser.

Origami = "ori" + "kami". A palavra "ori" significa dobrar e "kami" quer dizer papel. Quando as duas palavras s?o pronunciadas juntas, o "K" ? substitu?do por "g".

Ent?o origami ? a arte de dobrar pap?is. Essa arte ? quase t?o antiga quanto a primeira folha de papel, pelo menos ? o que dizem... E sabe h? quantos ela existe? H? 1.800 anos!

Quem inventou essa t?cnica foram os chineses. Depois o origami foi parar no Jap?o e acabou se espalhando pelo mundo inteiro.

E, ent?o? Vamos colocar a m?o na massa, ali?s, no papel?

Vou ensinar a fazer tr?s objetos diferentes.

Primeiro, vamos ao copo. Para fazer esse copo tudo que voc? precisa ? de:

  • 1 folha de papel of?cio
  • tesoura
  • ?gua, suco, refrigerante ou o que voc? quiser beber

Agora confira o passo-a-passo:




Na parte de cima, ficaram duas pontas iguais, abertas. Dobre uma para cada lado. Para o seu copinho ficar pronto, alargue a dobradura (na parte mais larga) e arredonde-a, dando a ela formato de copo. Copinho pronto. Agora ? hora de voc? matar a sede com sua bebida favorita!

  • 1 folha de papel of?cio
  • tesoura
  • l?pis de cor, giz de cera, canetinha o que voc? tiver para colorir

Fique atento aos passos:


Corte o papel of?cio at? conseguir um quadrado perfeito e dobre o papel na diagonal. Dobre as duas pontas mais finas, dos dois lados, para dentro.


Com o resto do papel of?cio que sobrou, fa?a uma cauda e cole na ponta mais larga. Desenhe os olhos, boca e escamas no seu peixe e pinte-o como quiser!

  • 1 folha de papel of?cio
  • tesoura
  • l?pis de cor, giz de cera, canetinha o que voc? tiver para colorir

Siga as dicas:


Abra-a de novo e dobre as laterais at? o centro do papel, fazendo um bico.


Dobre o bico mais uma vez em dire??o ? linha do centro. Est? pronta a copa do pinheiro.


Dobre mais uma vez ao meio. O tronco est? pronto. Agora cole-o por dentro da copa da ?rvore, e o seu pinheiro est? pronto!