Som na lata... Aprenda a fazer uma cuíca!!!


Hoje quem vai mostrar uma novidade pra gente é a Natália Sales dos Santos. Ela vai ensinar como fazer uma cuíca. Isso mesmo, aquele instrumento musical curioso e que faz um barulhinho engraçado! Mas atenção: em algumas etapas você vai precisar da ajuda do papai ou da mamãe! E, depois que a sua cuíca estiver pronta, você pode reunir a família inteira, os vizinhos e amigos para fazer um concerto...

Você vai precisar de:

  • uma lata de leite em pó vazia e sem tampa
  • uma vareta de bambu de uns 30 cm
  • linha bem forte (peça para a mamãe uma de bordar)
  • abridor de lata
  • cola
  • papel colorido ou pintado por você
  • um paninho bem pequeno, úmido, para tocar a cuíca

Agora confira o passo-a-passo:

1- Peça ao papai ou a mamãe que faça um buraco no meio do fundo da lata com o abridor. Por esse buraco é que vai passar depois a vareta de bambu.

2- Agora pegue a vareta de bambu. Corte dois pedaços da vareta, cada um com dois centímetros de comprimento. Use uma régua para medir.

3- Depois, em uma das extremidades da vareta, faça um corte longitudinal de uns dois centímetros (veja a foto), dividindo-a ao meio, sem deixar que as partes se soltem. Peça ajuda ao papai ou a mamãe que fica mais fácil se eles fizerem essa etapa da cuíca para você.

4- Com linha e cola, prenda muito bem pregado, um dos pedacinhos de dois centímetros de bambu perto do corte longitudinal que você fez. Olhe a foto. O pedacinho deve formar uma cruz com o restante da vareta.

5- O próximo passo é passar a vareta pelo buraco da lata. Observe a foto. Por dentro da lata, passe pelo buraquinho com cuidado, o lado da vareta que tem o corte longitudinal. A parte comprida da vareta vai ficar dentro da lata e até sobrando para fora. A parte menor, que tem o corte longitudinal, vai ficar aparecendo para fora do buraco do fundo da lata.

6- É hora de usar o outro pedacinho de bambu que está sobrando. Prenda-o, bem preso, no corte longitudinal que você fez . Force-o até ele ficar bem encostado na abertura do buraco da lata. Fixe tudo com linha e cola novamente.

7- Agora vamos enfeitar a cuíca! Cole o papel colorido que você escolheu em volta da lata (só na parte cilíndrica). Use a sua criatividade para deixar a sua cuíca bem enfeitada!

Sua cuíca está pronta! Chame o pessoal para ouvir a sinfonia! Para fazer a cuíca tocar use um paninho úmido. Segure a lata com uma mão e, com a outra, passe o pano úmido para lá e para cá, ao longo da vareta.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.