Enfeite seu quarto com m?biles!
A gente ensina voc? a fazer um...


Hoje n?s vamos aprender a fazer um m?bile. Os m?biles s?o objetos de decora??o muito antigos. Servem para enfeitar o escrit?rio do papai, a sala da sua casa e, principalmente, nosso quarto! Oba!

Geralmente eles s?o feitos com materiais levinhos para serem pendurados por um fio de n?ilon. S?o colocados perto de janelas ou em lugares onde passa uma corrente de ar para eles se movimentarem naturalmente. ? muito legal!

O m?bile que a gente vai aprender a fazer ? de um avi?o! Para ele ficar ?voando? no seu quarto ou onde voc? quiser...

Vamos l?, para come?ar a fazer o seu avi?o, pe?a ? mam?e para separar 3 bandejas de isopor de tamanho m?dio. S?o aquelas que v?m do supermercado com produtos tipo carne, frango, queijo... Ela vai saber ajudar.

Voc? vai precisar tamb?m:

  • 6 alfinetes
  • linha
  • arame
  • cola branca
  • tesoura
  • Agora o passo a passo... Uma dica legal ? fazer os desenhos dos moldes em papel colorido e colar nos dois lados do isopor. Se quiser tamb?m, ao inv?s do papel colorido use l?pis de cor, giz de cera ou canetinha para colorir ou desenhar em cada parte do avi?o. Dessa forma, voc? pode ter um m?bile bem colorido e diferente!

    Para construir o seu m?bile, voc? deve fazer tr?s avi?es conforme os passos abaixo ensinam.

    1- Vamos come?ar pelo corpo do avi?o. Desenhe o molde do corpo do avi?o no isopor e recorte. Agora fa?a os dois cortes na linha pontilhada, conforme a figura indica.

    2- Agora desenhe as asas do avi?o no isopor, seguindo o molde, e recorte. Encaixe a asa no recorte maior do corpo do avi?o e cole para firmar.

    3- O pr?ximo passo ? desenhar o estabilizador do avi?o no isopor, seguindo o molde, e recortar. Encaixe o estabilizador no recorte menor do corpo do avi?o e cole para firmar.

    4- Por ?ltimo fa?a a h?lice. Desenhe a h?lice do avi?o, seguindo o modelo do desenho, e recorte. Prenda com um alfinete no avi?o.

    O seu avi?o est? pronto. Fa?a mais dois para o m?bile! E para montar o m?bile, corte um peda?o comprido de linha ou de fio de n?ilon. Prenda em cada avi?o com um alfinete. Veja a figura ao lado.

    Para pendurar seus avi?es, fa?a um suporte redondo de arame e amarre as linhas nele. Pe?a ajuda ao papai ou ? mam?e.

    Agora ? s? colocar o seu m?bile de avi?o num lugar onde passe um ventinho de vez em quando. Fa?a isso e veja o que vai acontecer com os seus avi?es...