Do anal?gico para o digital
Como reproduzir todo o conte?do das fitas de casamentos, formaturas e batizados para a tecnologia digital

Fernando Rocha
Rep?rter
09/02/2006

Clique no ?cone ao lado para assistir ao trecho da entrevista, onde Jorge Melo fala como conserva suas fitas de v?deo e a import?ncia que elas representam.

Veja!

Lp's, VHS, fitas cassete, slides, filmes em super 8 e outras maravilhas tecnol?gicas do passado, hoje se tornaram motivo de preocupa??o para quem os possui. Pois, afinal o que fazer com todo este material armazenado no tempo do anal?gico?

Como transportar todo o conte?do das fitas de casamentos, formaturas e batizados, destes equipamentos, para os dias digitais de hoje?

J? existem no mercado aparelhos de DVD que gravam com tecnologia digital e custam, em m?dia, de R$ 900 a R$ 1.200, bem mais caros que os aparelhos de DVD convencional.

Outro ponto importante que deve ser levado em conta ? a t?cnica utilizada nestes equipamentos. "A pessoa precisa conectar um v?deo-cassete no aparelho de DVD para gravar, e poucas sabem realmente como isso funciona", comenta o comerciante e especialista neste tipo de servi?o M?rio Lopes (foto ao lado). "E dependendo do padr?o de grava??o utilizado pela pessoa, poucos aparelhos de DVD conseguem reproduzir o conte?do gravado", completa.

Existe tamb?m a possibilidade de gravar as fitas de v?deo para os discos de DVD, usando o computador. Neste caso, o funcionamento ? bem parecido com o anterior. Ou seja, o v?deo-cassete ? conectado ao computador, e este, por sua vez, grava o conte?do que estiver na fita. "Mas, n?o ? qualquer computador que faz este tipo de servi?o. A configura??o m?nima exigida ? a de um micro de ?ltima gera??o com uma boa placa de captura de v?deo, isso para um bom servi?o, portanto ? caro", afirma M?rio Lopes.

Fitas cassetes, Slides, Lp's, Super 8
A grava??o v?deo-computador apresenta algumas vantagens em rela??o ? grava??o v?deo-DVD. A primeira delas ? a possibilidade de tratar as imagens. "? poss?vel fazer alguns retoques com softwares espec?ficos nas imagens e no som das fitas quando gravadas para o DVD", diz.

Outra possibilidade que o computador proporciona ? a da multifuncionalidade. Com ele, ? poss?vel transpor para o digital, al?m do VHS, outras fitas do passado. "? poss?vel pegar o conte?do de um filme em slide, uma tecnologia que j? h? 25 anos n?o existe mais no mercado, e passa-l? para DVD, da mesma forma que um LP ou fita cassete pode ser gravado em CD," afirma M?rio.

De maneira semelhante ? grava??o v?deo-computador, o equipamento de fita cassete, LP, super 8 ou slide e acoplado ao computador e este grava o material.

E com o computador tamb?m ? poss?vel, de acordo com M?rio "tratar chiados ou pequenos defeitos de imagens que melhoram o resultado final da grava??o". Mas, segundo ele, s? os pequenos problemas valem para essa regra, "um defeito muito grande no material, n?o d? para ser consertado ou amenizado", diz.

Valor sentimental
Para Angela Maria Menezes Rocha (foto ao lado), converter o passado anal?gico para o presente digital ? uma forma de "preservar a mem?ria".

Ao levar uma fita com m?sicas infantis para convert?-la para CD, ela comenta que isso faz parte da hist?ria da fam?lia. "Meus filhos ouviram estas musicas e agora s?o os meus netos que se empolgam ao ouv?-las". Para a Angela, o valor da fita ? o de "uma pe?a de museu."

J? as fitas de v?deo do metal?rgico, Jorge Melo dos Santos J?nior (foto abaixo), al?m do valor sentimental, servem para pesquisas e estudos. H? sete anos gravando document?rios sobre ci?ncia, tecnologia, hist?ria e, principalmente, vida selvagem, Jorge Melo tem um acervo consider?vel. Com 169 fitas, numeradas, etiquetadas e guardadas, cada uma com seis horas de dura??o. Ou seja, s?o mais de mil horas gravadas ou 42 dias e seis horas de programa??o initerruptas de document?rios.

Esses n?meros "j? me custaram muitas noites de sono. Ali?s, deixei de ver jogo do Brasil em Copa do Mundo com o Brasil, na final, para gravar um document?rio", comenta. "E, 98% das fitas foram gravadas de TV por assinatura, pois a TV aberta ? muito pobre neste tipo de programa??o", opina.

Como cuidados para a preserva??o de suas fitas, Jorge Melo diz que sempre as mant?m rebobinadas e em local apropriado, longe do calor e da umidade. Procuro mant?-las sempre na posi??o vertical e, o mais importante: n?o empresto!"

Sobre a conversa??o de suas fitas para o DVD, ele diz que "por enquanto, ? invi?vel. O pre?o de um computador ou de um apararelho de DVD para este tipo de servi?o s?o caros, assim como o pre?o do servi?o de quem faz. Isso fica alto pela minha quantidade de fitas. Mas, no momento oportuno farei a convers?o".

Os pre?os foram pesquisados pela ACESSA.com no dia 08 de fevereiro de 2006, podendo sofrer altera?es...