Aprenda a fazer um fantoche

Ilustrações: Wagner Hansen

Brincadeiras divertidas nem sempre exigem brinquedos caros e elaborados. Um fantoche é a dica para se divertir desde o momento da confecção até o momento de soltar sua imaginação.

Seja um leão, o rei da floresta, e brinque com seus amigos na selva. Um animal bonito e importante para o meio ambiente. Use sua criatividade para fazer a brincadeira legal e inteligente. Aproveite e conheça um pouco mais sobre esse animal.

O leão é um grande felino, que possui cores diferentes entre o castanho-claro e o marrom-escuro. Na ponta da cauda ele tem um tufo de pêlos negros.

Quando filhotes, machos e fêmeas têm a mesma aparência; no decorrer do crescimento, os machos adquirem as jubas.

E agora, o importante é colocar a mão na massa e mostrar porque você é o rei da floresta. Se você for muito pequeno, peça ajuda para alguém na hora de fazer seu fantoche.

Você vai precisar de:

  • um saquinho de papel de 12 centímetros de largura, por exemplo (pode ser uma sacola maior ou menor)
  • olhos de plástico
  • papel cartão nas cores: marrom, laranja, branco e vermelho
  • tesoura sem ponta
  • cola em bastão

Os moldes estão abaixo. Veja e faça no tamanho proporcional ao tamanho do saco de papel que for usar.

Confira o passo a passo



1º passo: Recorte os papéis coloridos para fazer as partes do leão. Siga as indicações do molde, assim não tem como errar!

2º passo: A juba do leão deve ter 20 centímentros de diâmetro. Conte seis centímetros da parte superior da juba até o centro da juba e faça um corte horizontal 12 centímetros (se a sacola for maior ou menor, corte do tamanho da largura do papel). Dobre o fundo do saquinho cerca de oito centímetros e encaixe no corte lateral na juba do animal.

3º passo: Cole a boca, os dentes, o focinho, os olhos plástico, as orelhas, os braços e as unhas do leão.

4º passo: Para fazer o arremate final e deixar seu fantoche bem acabado, cole as partes dobradas do saquinho na juba do rei da floresta. E divirta-se! Além disso você pode usar esse modelo para desenhar outros animais, e assim você terá uma floresta completa!


*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.