Apertamentos

Por

Tamanho n?o ? documento
Saiba como aproveitar cada cantinho do seu lar
Dicas para criar um ambiente mais amplo

D?bora Sereno
29/04/04

As decoradoras Fernanda Cotta e Erika Geara d?o dicas de como aproveitar cada canto do seu "apertamento"

Quem inventou os edif?cios, certamente, j? tinha essa id?ia na cabe?a: economizar espa?o. Sen?o, n?o teria planejado um "monte de casas", uma em cima da outra. Hoje em dia, os apartamentos est?o ficando t?o pequenos que chegaram at? a ganhar um apelido carinhoso de alguns: apertamentos.

Com ajuda das decoradoras, Erika Geara e Fernanda Cotta (foto ao lado), a equipe do ACESSA.com vai comprovar o velho ditado que diz: "tamanho n?o ? documento". Voc? vai aprender dicas de como aproveitar cada cantinho do seu lar e truques para tornar o espa?o maior. No final das contas, nem vai lembrar daquela casa ampla que te persegue nos sonhos.

As decoradoras garantem que com a ajuda de um profissional e alguns truques, ? poss?vel transformar espa?os reduzidos em locais que transmitem a impress?o de serem amplos e agrad?veis. "H? pouco tempo ouvimos de um cliente que, antes da transforma??o da sua casa, ele se sentia confinado, oprimido mesmo. Hoje ele brinca que at? respira melhor", conta Erika.

Tudo no devido seu lugar
Use e abuse dos m?veis com v?rias fun?es. Eles s?o solu?es criativas para aproveitar espa?os que est?o mal utilizados ou n?o aproveitados. Cadeiras empilh?veis e mesas que podem ser requisitadas apenas na hora de necessidade. Os que possuem rod?zios saem de cena na hora certa.

Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

Ilus?o de ?tica
                                                                                 Clique na imagem
Espelhos s?o um ?timos aliados na hora de decorar espa?os pequenos. Eles d?o a sensa??o de amplitude, aumentando o espa?o percebido. Outro cuidado importante ? usar tons claros, como o branco e cores past?is. Eles refletem a luz e iluminam melhor os locais. Se estiver pensando em usar uma cor forte, experimente pintar apenas uma das paredes ou usar um ?nico m?vel escuro. Dessa forma, ela ir? destacar aquele local, em contraste com o fundo claro, mas sem dar a sensa??o de confinamento.

Menos ? mais
Comprar m?veis pequenos para tentar garantir mais espa?o pode ser uma armadilha. A decoradora Fernanda lembra que muitos m?veis comprometem o espa?o de circula??o. "As medidas generosas de um sof?, al?m de conforto, proporcionam uma sensa??o de amplitude no ambiente. O ideal ? usar poucos mov?is, com medidas generosas". Em compensa??o, ? poss?vel economizar espa?o, usando equipamentos de ?udio e v?deo compactos, como as telas de plasma.

Cada cent?metro ? uma conquista
Acredite, cada cent?metro ? precioso. E todo espa?o ? v?lido. O uso de uma porta de correr (clique aqui), ao inv?s de uma de abrir, j? permite um arm?rio onde antes n?o seria poss?vel.

Os m?veis suspensos, fixos na parede ou at? mesmo preso no teto, tamb?m garantem um melhor aproveitamento do espa?o. Al?m de serem solu?es criativas, acrescentam um ar moderno ao ambiente.