O vendedor com os dias contados

Por

F?bio Acauhi 19/06/07

O vendedor com os dias contados

Neste m?s iremos tratar de um assunto de suma import?ncia que deveria ser tratado com muito carinho pelos profissionais de venda; a qualifica??o profissional. Fator determinante para a manuten??o do profissional no mercado de trabalho.

Sabemos que cada pessoa tem sua individualidade, facilidades em uma determinada ?rea e dificuldades em outras. Entretanto essa individualidade n?o determina o sucesso ou o insucesso na sua vida profissional. Pesquisas em n?vel nacional revelam que o ser humano hoje ? composto de 10% voca??o e 90% adapta??o. O fator determinante para o sucesso em qualquer ?rea de sua vida est? diretamente ligado a:

Prepara??o - Aprendizado Cont?nuo - Aproveitamento do tempo

Vemos pessoas com excelente ret?rica, revelando-se ?timos contadores de piadas, que adoram fazer teatro, por?m empurram de maneira grosseira o produto ao cliente. Os neg?cios mudaram muito, os clientes est?o cada vez mais certos do que querem, pelo menos t?m uma boa no??o para or?ar um determinado produto. Fato este que for?a o profissional de vendas a estar em cont?nuo desenvolvimento, n?o havendo espa?o no mercado para amadores sem conte?do, assim como n?o h? espa?o para empresas que admitem amadores e fazem vista grossa para colaboradores estagnados no tempo.

Ainda hoje, em pleno 2007, acompanho pessoas batendo no peito e dizendo: "Sou vendedor desde crian?a, n?o importa o produto, coloca na minha m?o que eu vendo!"

Cabe aqui uma simples pergunta: - Ser? que vende mesmo, ou vai vender somente para quem quer comprar?

Para responder a esta pergunta enumeraremos alguns t?picos que, se satisfeitos, ir?o determinar se o vendedor vende produto ou se ? o cliente quem compra.

Primeiro:

Se venda ? relacionamento humano, o vendedor tem que conhecer pelo ao menos os princ?pios b?sicos de PSICOLOGIA.

Ex.: Os oito tra?os da personalidade e como lidar com cada um deles.

Segundo:

Para vender ? necess?rio ter uma boa comunica??o nos mais diversos n?veis e tipos de pessoas. Como cada pessoa tem sua individualidade, elas possuem velocidade de racioc?nio e entendimento que difere umas das outras e, principalmente, com sistema de cren?as e valores distintos. Para obter sucesso partindo deste princ?pio, podemos afirmar que para ser profissional de vendas nos dias de hoje a pessoa tem que ter algum conhecimento de NEUROLING??STICA.

Ex.: Positividade, tru?smo, palavras processuais, sistema perif?rico gestual, sistema perif?rico corporal, ?rg?o fonoarticulat?rios e outros in?meros t?picos relacionado ? ling??stica que visam facilitar o relacionamento com clientes por parte do profissional de vendas.

Terceiro:

Em uma negocia??o ? fundamental persuadir, convencer e surpreender o cliente realizando algo que ele n?o esperava dentro do que voc? percebeu que ele necessita. Isso ? maravilhoso e me d? muitos resultados. Mas o grande detalhe ? que o negociador tem que ter estudado sobre o SISTEMA REPRESENTACIONAL, ou seja, detectar com precis?o qual ? o canal preferido para entrada de est?mulos no c?rebro daquele tipo de pessoa.

? como se fal?ssemos o que o cliente quer ouvir da forma que ele gosta de ouvir. Dificuldades nessa ?rea geram vendedores com frases feitas e pior, utilizando o mesmo m?todo de atendimento para todas as pessoas sem distin??o e classifica??o de perfil.

Ex.: Teoria Aut?mata (John Grinder e Richard Blender)

Quarto:

Carisma e simpatia. ? muito precioso conseguir isso nos dias de hoje. ?!!! L? vem o estudo de novo! Precisamos estudar as t?cnicas de RAPPORT, em que modelagem e espelhamento ? o ponto alto desta linda mat?ria que ensina que o Rapport estabelece empatia instant?nea uma vez que voc? mapeia a mente do cliente fazendo-o se sentir bem com voc?. Pessoas que pensam iguais s?o muito mais pr?ximas.

Quinto:
Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem