• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Bê-á-bá da conexão
    As dúvidas mais freqüentes dos internautas

    Luciana Mendonça
    15/01/2001

    É verão, tempo de muito sol e também das tempestades. Como prevenção nunca é demais, antes que a descarga elétrica de um raio possa queimar o modem do seu computador e deixá-lo sem conexão com a Rede, é melhor ficar atento a algumas dicas:
    • Sempre que ninguém estiver acessando a Internet, desconecte o plug da linha telefônica que se liga ao modem.
    • Por precaução, desconecte também a tomada do estabilizador.
    • Caso esteja ameaçando chuva, com relâmpagos, desligue o computador.
    • Se possível, instale um aterramento elétrico adequado e utilize protetores nas linhas telefônicas. Vale lembrar que ligar o fio terra ao neutro não protege absolutamente nada. É equivalente a não ter aterramento. Use sempre um estabilizador, mas, antes de comprar, consulte um técnico de sua confiança para verificar se o produto atende às especificações.
    As dicas são da equipe de Suporte Técnico do provedor Artnet. O grupo recebe, diariamente, ligações de internautas com dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados à conexão com a Internet. Conforme relatam, queixas de modem queimado são freqüentes, mas a prevenção evita o problema. Por isso o JFService reúne, abaixo, outras destas dúvidas, com as devidas explicações, colhidas com os técnicos.

    Saber se a mensagem enviada por e-mail chegou ao destino é outra pergunta freqüente dos usuários de Internet; especialmente dos que estão iniciando sua experiência na Rede. A resposta é simples: caso o provedor não encontre o endereço especificado, quem enviou receberá uma mensagem de erro. Mas só há como saber se o destinatário recebeu e leu a mensagem quando ele respondê-la. Uma das mensagens de erro comum neste caso é a que chega com o título "user unknown". Significa que o e-mail foi enviado para o endereço errado ou inexistente.

    Palavras estranhas, aliás, povoam a navegação dos internautas. Outra mensagem comum é a de erro "404 file not found". Se você digitou um endereço de uma home-page (site) e a resposta foi esta, não se apavore. Significa “Arquivo não encontrado”, ou seja, o servidor não encontrou a home-page solicitada. Talvez ela exista, mas está temporariamente fora do ar. Ou então o endereço não existe mesmo.

    Outra pergunta freqüente respondida pelos técnicos de suporte é: por que não consigo me conectar? As causas mais comuns, de acordo com a experiência da equipe da Artnet, são as seguintes:

    • configuração com problemas;
    • nome do usuário ou senha digitada errada (CAPS LOCK ligado);
    • modem ligado incorretamente em uma linha telefônica;
    • problemas de linha telefônica;
    • a rede dial-up, que faz o acesso discado, está com problema e precisa ser reinstalada.
    Às vezes, o usuário consegue se conectar, mas nada funciona: ele não consegue, por exemplo, acessar home-pages, nem enviar e receber e-mails. Linha telefônica com problemas, rede dial-up mal configurada ou protocolo instalado no computador com problemas são as causas mais comuns, conforme explicam os técnicos de suporte. Reinstalar o protocolo, por exemplo, é uma das soluções para o caso.

    Confira e esclareça as outras dúvidas comuns dos usuários de Internet, de acordo com a orientação dos técnicos da Artnet:

    • Na hora de conectar à Rede, você pode receber a mensagem "Não há tom de discagem" ou "There is no dialtone". Este tipo de erro ocorre quando a linha telefônica não está liberada para a conexão. Pode ser que o Modem esteja desligado ou ligado incorretamente à linha. Antes de tentar conectar novamente, é melhor dar uma olhada neste “detalhe”. "Você foi desconectado do computador para o qual está chamando". Esta é outra mensagem que os internautas recebem, quando digitam incorretamente seu login (nome do usuário) ou a senha de acesso ao provedor.

    • Conexão lenta ou que cai a toda hora é outro problema dos internautas. Se sua conexão cai, é preciso, antes, avaliar se o meio usado para a conexão, a linha telefônica, está funcionando perfeitamente. Ela pode estar com ruídos, que são causados por umidade nas linhas de transmissão, interferências eletromagnéticas, ou cabos de má qualidade. Nestes casos, só um técnico de suporte vai saber avaliar e resolver o problema. Já a conexão lenta tem dois motivos possíveis: ou a linha telefônica está com ruído ou o endereço que o usuário está tentando acessar está com tráfego muito elevado e, como conseqüência, lento. Isso se for acesso à Web. Mas se o acesso for à caixa de e-mails, pode ser que alguém tenha enviado ao usuário uma mensagem com um arquivo muito grande anexado.

    • Por fim, a última dica é sobre segurança, um assunto que sempre preocupa os internautas. A equipe de suporte técnico relata que muitos usuários não sabem do risco que correm ao realizarem uma transferência de arquivo (download) para sua máquina. Um vírus pode se instalar no computador do internauta, depois que ele executar o programa que transferiu. A prevenção, neste caso, é a melhor arma: os técnicos aconselham a instalação de um anti-vírus no micro.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.