V?lei da UFJF precisa de patrocinador, ginósios e jogadores ranqueados para disputar a Superliga

Por

Segunda-feira, 5 de setembro de 2011, atualizada às 19h20

Vôlei da UFJF precisa de patrocinador, ginásios e jogadores ranqueados para disputar a Superliga

Clecius Campos
Subeditor

A equipe de vôlei da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), classificada para disputar a Superliga 2011/2012 de Vôlei Masculino, precisa de patrocinador, ginásios e jogadores ranqueados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para participar da competição. As necessidades não são meramente competitivas, uma vez que a CBV obriga o cumprimento de todos os requisitos para que o clube ingresse na disputa.

A principal exigência é a de um patrocinador, que dará, obrigatoriamente, o nome à equipe da UFJF. Sem uma empresa que possa amparar, mesmo que tivesse verba suficiente, a equipe da UFJF não pisaria na quadra.

Para o técnico do time, Maurício Bara, o patrocínio é a necessidade mais difícil de se conquistar. "Todos os times lutam todos os anos por patrocínios. Vamos fazer o máximo para correr atrás dessas verbas." Segundo o treinador, o time já fez prospecções e recebeu sondagens diretas de possíveis patrocinadores. "A notícia de que conseguimos a vaga é muito recente. Esperamos fazer mais contatos com empresas de Juiz de Fora e das cidades vizinhas para que possamos captar os recursos."

Atletas ranqueados

Além da necessidade de financiamento, o time precisa ter um elenco que proporcione o mínimo de equilíbrio na competição. Segundo as diretrizes do ranking de atletas da CBV, cada equipe poderá inscrever atletas cujo somatório de suas pontuações não seja inferior a sete pontos e nem superior a 32 pontos. A pontuação considera aspectos como o gabarito técnico do jogador, sua carreira e seu desempenho nas últimas temporadas. Atualmente, o vôlei da UFJF não possui jogador algum no ranking.

"Com um bom patrocínio, poderíamos contratar jogadores em qualquer nível esportivo. Precisamos de um jogador sete ou sete jogadores um, por exemplo. A CBV faz isso para que as equipes sejam competitivas e, para nós, é interessante conseguir tais atletas para que possamos manter a UFJF na Superliga e fazer uma história a partir daí", afirma Bara.

Ginásios

Caso o regulamento da Superliga 2011/2012 seja semelhante ao da Superliga 2010/2011, será preciso que a UFJF apresente dois ginásios para que sejam vistoriados. Além de passarem pelas diversas especificações técnicas, é preciso que os espaços tenham capacidade para 500 pessoas durante a fase classificatória, 800 nas quartas-de-final e semifinais e cinco mil nos jogos finais, sendo o mando de jogo dado à CBV.

De acordo com o técnico da equipe, a disponibilidade de um ginásio adequado é o menor dos requisitos. "Estruturalmente, o ginásio da própria UFJF já atende aos anseios da CBV. No entanto, quando pensamos em partidas em que estarão presentes jogadores como o Giba e o Dante, por exemplo, a expectativa de público é bem maior. De qualquer forma, é um requisito simples de superar, se buscarmos por outros espaços na cidade."

Liga Nacional

A equipe de vôlei da UFJF foi a segunda colocada na Liga Nacional, sendo derrotada pelo Blumenau por 3 sets a 1, com parciais em 24/26, 25/14, 25/19 e 25/15. O jogo ocorreu no último sábado, 3 de setembro, no ginásio Recreio do Trabalhador, em Volta Redonda.