• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Biblioteca virtual
    Acervo de 10 bilhões de "páginas web" permite análise de antigos layouts

    Emilene Campos
    17/11/2001

    Você mal se acostuma com a aparência de um site e os profissionais da web já estão mudando, incrementado, colocando mais opções. Novas cores, formatos, tipos de fontes, banners, links. Uns passam por verdadeiras "recauchutagens" e ficam super legais, outros nem tanto. O interessante é que agora é possível comparar tais layouts.

    Foi lançada recentemente uma espécie de biblioteca virtual, o Waybabck Machine, que cataloga páginas ou até sites completos, que estão no ar desde de 1996. Com a nova ferramenta, você pode acessar o layout de sites que nem existem mais ou aqueles que já passaram por várias reformulações. Como o da Universidade Federal de Juiz de Fora, cuja aparência atual não lembra em nada a primeira versão.

    Para usufruir da biblioteca, basta acessar http://web.archive.org e digitar o endereço que você quer pesquisar. O resultado da busca vem organizado por ano e por página. São cerca de 10 bilhões páginas, onde está reunida boa parte do que foi produzido nos últimos cinco anos. A biblioteca virtual é um convite ao estudo do desenvolvimento do webdesign ou uma chance para quem matar as saudades das primeiras páginas que acessou quando se tornou internauta.

    A ferramenta foi criada pelo norteamericano Brewster Kahle, empresário de São Francisco (EUA). Para produzi-la, Kahle usou sistemas automatizados que rastream e catalogam endereços web. O mesmo recurso usados pelos conhecidos mecanismos de busca.

    Nem todos os sites estão disponíveis e a justificativa, segundo os inventores, é que tais páginas eram protegidas por senha ou tinham instruções em seu código que as impediam ser rastreadas.

    As URLs também podem ser removidas. Caso sua página ou de sua empresa tenha sido rastreada e você queira retirá-la deste grande acervo virtual, basta acessar o link Internet Archive's Wayback Machine Released. Neste endereço, você receberá as instruções.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.