Coluna semanal

Planeta Digital - 03/12/01


Planeta Digital desta semana apresenta cartões Unicef online, novo browser Opera, ética no jornalismo, um guia de sites humanizado e ciberleituras.

Planeta Digital (re) estréia
Nesta primeira semana de dezembro (re) estréia a coluna semanal Planeta Digital, destacando notícias interessantes na web. Acompanhe aqui toda segunda-feira notas selecionadas da mídia especializada e alguns furos exclusivos.

A coluna Planeta Digital foi veiculada durante 11 meses (desde o ano passado) no site Widebiz ( www.widebiz.com.br) dentro de um outro formato. Agora, com mais dinamismo, passa a ser distribuída para cerca de 15 sites de informação. É um prazer estar de volta com este canal de comunicação que obteve no ano de 2000 cerca de 80 mil visitas. E se você tiver uma notícia quente, pode encaminhar pra cá!

Ciberfrase
dROGA!!oNDE ESTÁ O cAPSLOCK?? (Clara Maria Tavares)

Unicef lança cartões online
Os tradicionais cartões de Natal da Unicef estão disponíveis no site www.ocarteiro.com.br. É uma opção para aqueles que desejam apoiar o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Sai nova versão do Opera
Está disponível para download a versão 6.0 do browser Opera (para Windows). O navegador apresenta interface mais moderna e com recursos para personalização.

Novo Guia de Sites
O site Jornalistas da Web (www.jornalistasdaweb.com.br) acaba de lançar um guia de sites que irá abordar temas relacionados ao campo do jornalismo online. O Guia possui editores específicos para cada assunto e está aberto a receber novos colaboradores. Quem já está agitando o guia: Monique Abrantes, Beta Corrêa, Monica Miglio, André de Abreu e Leonardo Paiva.

Conversei com o Mario Lima Cavalcanti, diretor de conteúdo do JW, e é ele quem esclarece: “o Guia de Sites segue o estilo do About.com, no qual as páginas sobre um determinado assunto são indicadas por especialistas. Assim, o internauta não tem o trabalho de ficar procurando pelos melhores sites. Essa "peneira" já é passada pelos editores do Guia de Sites”.

Pasquim digital
O amigo Gravatá, colunista do Globo, dá a dica. A coleção completa do “Pasquim” está na Biblioteca do Congresso, em Washington. Está toda microfilmada e cópias podem ser solicitadas por e-mail. Em www.loc.gov.

Jornalismo total em São Paulo
A Faculdade de Campinas (Facamp) anuncia o primeiro curso de jornalismo no Brasil em tempo integral. Sua primeira turma começa em 2002 e informações podem ser obtidas pelo site: www.facamp.com.br ou através do telefone (19) 3287-7887.

Webinsider não pára!
Após o encerramento das operações do ZipNet e o desinteresse do UOL, o Webinsider ( www.webinsider.com.br) – site que abriga grandes profissionais da Internet brasileira – continua no ar. O editor/idealizador, Vicente Tardin, explica: “conseguimos recuperar tudo e colocar o site de novo sem perder nada, em um servidor amigo, na F Nazca”. Vicente continua as negociações com outros portais interessados em seu conteúdo.

A ética no jornalismo
Nos dias 10 e 11 de dezembro acontece no Rio o “2º Forum Internews sobre Jornalismo”. O tema deste ano será a ética. Zuenir Ventura, Ancelmo Gois, Luiz Garcia, Eugênio Bucci, Marcos Sá Corrêa, Ricardo Noblat, entre outros feras do jornalismo nacional, estarão presentes. Quem quiser participar, de graça, ligue para 0800-177 707 ou (11) 4612-0535.


José Fernando Simone
é publicitário e presta
consultoria para empresas
que buscam presença e resultados na Web.
Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.