O amor n?o tem idade Pesquisas comprovam que cada vez mais as mulheres mais velhas se unem a homens mais jovens e s?o felizes superando obst?culos

Marinella Souza
*Colabora??o
26/03/2008

Pesquisa recente prova que o amor n?o tem mesmo idade e que homens e mulheres est?o rompendo barreiras em busca da felicidade. Segundo dados do IBGE, a uni?o entre mulheres mais velhas com homens mais jovens aumentou 36%, a diferen?a de idade entre o casal varia de cinco a 29 anos. Para a psicanalista, Val?ria Wanda da Silva Fonseca, esse dado reflete a igualdade entre os sexos, que deu ? mulher mais liberdade de escolha.

"Antigamente as mulheres fantasiavam com homens mais velhos que lhe dessem mais estabilidade e seguran?a atrav?s do casamento. Quando ela deixa de ser dependente desse amparo, pode circular mais, est? mais livre para escolher". Prova disso ? a gerente de banco Cristina Furlan (foto ao lado). Divorciada e m?e de um rapaz de 18 anos, Cristina se relaciona h? dois anos com um rapaz 14 anos mais novo do que ela e se diz completa no relacionamento.

"Eu fui casada com um homem oito anos mais velho do que eu e n?o tinha tanta afinidade com ele como tenho com meu atual parceiro. Um relacionamento ? mais do que idade, trata-se de amor, respeito e cumplicidade". Morando juntos h? algum tempo, ela e S?vio Schimidt (foto abaixo) concordam nesse ponto. Para ele, a diferen?a de idade s? vem acrescentar pontos positivos ao relacionamento. "Ela ? mais madura, compreende melhor o meu jeito 'turr?o'... as meninas mais novas n?o toleram muito essas coisas", diz.

Val?ria explica que pessoas mais velhas exercem fasc?nio em ambos os sexos. Para elas, os homens mais velhos representam virilidade e sabedoria. Para eles, a mulher mais velha ? um exemplo de compet?ncia, eles admiram a experi?ncia que elas acumulam. S?vio comprova a teoria. "A experi?ncia dela me ensina muito. A forma de ela agir me mostra como devo agir tamb?m. N?o s? no nosso relacionamento, como em tudo na vida" .

Foto de Cristina Furlan Essa admira??o ? m?tua. Cristina conta que, muitas vezes, ele parece mais velho do que ela. "O S?vio ? mais centrado, mais preocupado com as coisas. Eu brinco com ele dizendo que vai envelhecer mais r?pido". Em toda rela??o existe uma troca muito grande de experi?ncias e isso n?o depende s? da idade, a psicanalista acredita que a diferen?a, muitas vezes ajuda no crescimento do casal. "Essas diferen?as podem ser bastante enriquecedoras se o casal souber tirar proveito disso", diz.

S?o essas diferen?as que a estudante de Direito, Daniella Candido de Souza , acredita serem o ponto alto para se relacionar com homens mais novos. Mesmo quando adolescente, a mo?a preferia os garotos mais novos por acreditar que lidar com eles ? mais f?cil. "Os homens mais jovens s?o mais divertidos, sair com eles ? melhor porque a energia ? diferente".

Apesar dos 32 anos, Daniella mant?m o esp?rito, a apar?ncia e os h?bitos joviais. "Eu gosto de sair para curtir balada mesmo, tipo discoteca, micareta. Detesto ir para barzinhos e ? dif?cil achar um homem da minha idade ou mais velho que eu que tope esse tipo de programa", diz. Val?ria acredita que as escolhas t?m a ver com o contexto de cada mulher. "? uma quest?o muito particular, depende da hist?ria da sexualidade de cada mulher. N?o se pode julgar nem analisar isso de forma isolada".

Preconceito

A psicanalista adverte que ao embarcar em uma hist?ria que foge dos padr?es considerados normais, as pessoas envolvidas t?m que estar preparadas e fortes para enfrentar os preconceitos que podem (e v?o) surgir. "Esse ? um relacionamento que exige um esfor?o maior de ambos para estarem juntos porque vai ser sempre colocado em xeque pela sociedade", explica.

S?vio e Cristina sabem bem o que ? isso. No in?cio do relacionamento sofreram muito preconceito por parte da fam?lia dela. "Al?m da diferen?a de idade, minha m?e tinha muito medo que eu sofresse de novo, mas hoje eles se adoram". Ao contr?rio do que se pode imaginar, a fam?lia de S?vio aceitou o relacionamento desde o in?cio. "Minha m?e quis saber mais sobre ela, quis conhec?-la e tudo mais. Mas nunca se op?s ? nossa hist?ria".

Foto de S?vio Schimidt A grande preocupa??o do casal era o filho de Cristina, mas at? com ele a situa??o foi tranq?ila. "A diferen?a entre eles ? de nove anos, eles t?m interesses em comum, s?o grandes amigos", comemora. S?vio vai al?m. "Ele ? como irm?o para mim, conversamos muito e, ?s vezes, eu at? dou uns pux?es de orelha nele", brinca.

Fora isso, o casal revela que j? ouviu coment?rios desagrad?veis na rua, mas passa por cima, porque o que importa para eles ? o amor que sentem um pelo outro. "Se passo por algum preconceito hoje, juro, "passo batido" por ele, porque o que me importa ? estar bem com quem eu amo". S?vio conta que os amigos tamb?m n?o criticaram sua escolha e se o fizessem n?o abalaria o que sente por Cristina. "Amigos t?m que respeitar nossas escolhas" , afirma.

No caso de Daniella, em seu ?ltimo namoro s?rio, a diferen?a entre os dois era de cinco anos e ela n?o sofreu preconceitos na rua, mas em casa a hist?ria era diferente. "Minha fam?lia n?o aceitava muito, mas depois parou de implicar por causa da idade", diz. Por acasos do destino, Daniella s? convive com pessoas mais novas, dessa forma, n?o sofre preconceitos por suas escolhas no grupo de amigos. "Meus amigos s?o todos mais novos que eu, me sinto bem com eles, acho as pessoas da minha idade muito chatas. Minha irm? ? quatro anos mais nova e eu acho que ela ? muito mais madura e s?ria do que eu", confessa.

Armadilhas

Val?ria acredita que n?o h? diferen?as entre um relacionamento em que h? uma grande diferen?a de idades para outro em que haja um equil?brio porque s?o seres humanos e n?o devem estar divididos por faixas et?rias. Os conflitos s?o naturais em qualquer casal, n?o importa se as pessoas t?m a mesma idade ou um ? mais velho do que o outro, o que diferencia ? a forma como lidam com a situa??o.

Daniella relembra que o fim de seu namoro em nada teve a ver com a diferen?a de idade entre eles. "Acabou pelos motivos normais: excesso de ci?me, perda de confian?a, fim da paix?o. A idade n?o interferiu no relacionamento nem no fim dele. Fomos um casal como outro qualquer e terminamos como outro qualquer".

Foto do casal S?vio acredita que h? uma diferen?a positiva nos conflitos que tem com sua esposa e os que tinha com as ex-namoradas mais jovens. "Com ela eu penso mais antes de brigar, a gente procura falar tudo o que sente sem ofensas para nos entendermos e chegarmos num acordo".

Val?ria comenta que o grande problema ? utilizar a diferen?a de idade para justificar os conflitos do casal. "Diferen?as de idades trazem outros valores culturais porque os universos s?o diferentes. O casal tem que saber lidar com essas diferen?as". Cristina confessa que, ?s vezes, ela incorre nesse erro. "Ele ? muito ciumento e, ?s vezes, eu apelo para a infantilidade dele ao lidar com quest?es bobas, mas nunca dormimos brigados. Resolvemos tudo de forma civilizada", diz.

Relacionamentos s?o sempre um risco. Cristina sabe que, um dia, a diferen?a de idade pode pesar, mas prefere viver o dia de hoje. E nisso ela est? certa. Dividir planos ? saud?vel, mas se prender a eles nem sempre traz felicidade. O importante ? o casal manter a cumplicidade e o respeito m?tuo, independente da idade, afinal, j? diz o ditado: "o futuro ? Deus pertence".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF