Coluna semanal (11/12/01)

Planeta Digital


Esta semana temos o jornalista Marcos S? Corr?a falando sobre o jornalismo online; alfabetiza??o digital; a vers?o online do Guia dos Curiosos; o novo servi?o da Receita Federal; o acordo mundial antipirataria e mais!

Ciberfrase
OUT OF MEMORY. Please use BIOT?NICO FONTOURA.
(An?nimo)

A revolu??o do jornalismo na Internet
Ap?s mais de 30 anos de atividades jornal?sticas em m?dia impressa, Marcos S? Corr?a, assumiu, em 1999, o cargo de editor do site NO (www.no.com.br). Foi um desafio em uma m?dia completamente diferente e nova. E sobre este tema, o jornalista falou durante o evento "A ?tica no Jornalismo", realizado na ?ltima segunda-feira, dia 10, no Rio de Janeiro.

- Eu aposto que a Internet, mais cedo ou mais tarde, ir? alterar a vida de todas as pessoas que trabalham com o jornalismo, estejam elas ou n?o relacionadas diretamente ? essa nova m?dia.

A Internet vem mudando coisas que at? ent?o pareciam insol?veis. O problema do erro, por exemplo, acaba, j? que esta m?dia faculta corrigir aquilo que est? publicado enquanto est? publicado. Ela cria uma propens?o a corrigir n?o aquilo que j? passou, mas aquilo que ainda est? no ar, que est? sendo lido.

Tendo esta aparente volatilidade, a Internet faz com que voc? esteja sempre exposto, n?o pelo o que voc? est? fazendo agora, mas pelo conjunto daquilo que j? fez. Ela tem esta virtude. Na TV e no r?dio, a not?cia ? veiculada com enorme velocidade, mas ela passa com a mesma velocidade. Nos jornais o processo ? mais lento, entretanto, a not?cia fica algum tempo - o tempo de uma edi??o - e depois vai embora.

Na Web voc? publica instantaneamente, mas o arquivo nunca mais sai do ar. E o acesso a este arquivo ? t?o simples quanto o acesso ? edi??o do dia. Portanto, voc? d? a sua informa??o e sua refer?ncia. Pela primeira vez na vida eu me vi trabalhando num meio onde voc? pode ao mesmo tempo usar e mostrar o seu trabalho, j? que a quest?o do espa?o ? muito menos crucial que no jornal impresso, na TV ou no r?dio.

Precisa de uma certid?o negativa? Agora, s? via Internet
A partir de janeiro de 2002, quem precisar tirar uma certid?o negativa de d?bito ou de contribui??o federal dever? realizar a opera??o somente via Internet. A Receita Federal disponibilizar? os documentos na grande rede e n?o haver? outro caminho para realizar esta consulta. Mais informa?es: www.receita.fazenda.gov.br

Guia dos Curiosos ganha vers?o digital

O badalado livro "Guia dos Curiosos" ganhou uma vers?o digital. O idealizador, Marcelo Duarte, compilou os 5 livros da cole??o em um site bem humorado. Atrav?s do endere?o www.guiadoscuriosos.com.br , podemos acessar centenas de curiosidades.

Voc? sabia que o primeiro homem a imaginar e construir um computador de verdade foi o matem?tico, fil?sofo, economista e escritor ingl?s Charles Babbage (1791-1871)? E tem muito mais!

Dias contados para a pirataria
Um acordo internacional, voltado para proteger os propriet?rios de direitos autorais na era da informa??o, est? pronto para se tornar uma lei. A nova legisla??o dever? come?ar a vigorar no in?cio de mar?o, segundo os planos das Na?es Unidas. Vamos ficar atentos!

Quase 200 mil j? aderiram ao Big Brother Brasil
A vers?o brasileira do Big Brother, programa de sucesso em muitos pa?ses, est? surpreendendo seus organizadores. A Globo.com informa que mais de 180 mil pessoas j? se inscreveram neste programa que chega ao Brasil para ser exibido pela TV aberta e fechada, r?dio e Internet. O projeto ser? transmitido via web, dia e noite, e reunir? um grupo de an?nimos numa casa com cerca de 35 c?meras.

Alfabetiza??o Digital j? est? na rede
A UVB (Rede Brasileira de Educa??o a Dist?ncia) assinou uma parceria com a ONG Programa Alfabetiza??o Solid?ria para o projeto Alfabetiza??o Digital. O projeto-piloto atingir? cerca de 20 universidades brasileiras numa primeira fase. Acompanhe esta iniciativa pioneira: www.uvb.br.


Jos? Fernando Simone
? publicit?rio e presta
consultoria para empresas
que buscam presen?a e resultados na Web.
Saiba mais clicando aqui.