Coluna semanal (11/12/01)

Planeta Digital


Esta semana temos o jornalista Marcos Sá Corrêa falando sobre o jornalismo online; alfabetização digital; a versão online do Guia dos Curiosos; o novo serviço da Receita Federal; o acordo mundial antipirataria e mais!

Ciberfrase
OUT OF MEMORY. Please use BIOTÔNICO FONTOURA.
(Anônimo)

A revolução do jornalismo na Internet
Após mais de 30 anos de atividades jornalísticas em mídia impressa, Marcos Sá Corrêa, assumiu, em 1999, o cargo de editor do site NO (www.no.com.br). Foi um desafio em uma mídia completamente diferente e nova. E sobre este tema, o jornalista falou durante o evento "A Ética no Jornalismo", realizado na última segunda-feira, dia 10, no Rio de Janeiro.

- Eu aposto que a Internet, mais cedo ou mais tarde, irá alterar a vida de todas as pessoas que trabalham com o jornalismo, estejam elas ou não relacionadas diretamente à essa nova mídia.

A Internet vem mudando coisas que até então pareciam insolúveis. O problema do erro, por exemplo, acaba, já que esta mídia faculta corrigir aquilo que está publicado enquanto está publicado. Ela cria uma propensão a corrigir não aquilo que já passou, mas aquilo que ainda está no ar, que está sendo lido.

Tendo esta aparente volatilidade, a Internet faz com que você esteja sempre exposto, não pelo o que você está fazendo agora, mas pelo conjunto daquilo que já fez. Ela tem esta virtude. Na TV e no rádio, a notícia é veiculada com enorme velocidade, mas ela passa com a mesma velocidade. Nos jornais o processo é mais lento, entretanto, a notícia fica algum tempo - o tempo de uma edição - e depois vai embora.

Na Web você publica instantaneamente, mas o arquivo nunca mais sai do ar. E o acesso a este arquivo é tão simples quanto o acesso à edição do dia. Portanto, você dá a sua informação e sua referência. Pela primeira vez na vida eu me vi trabalhando num meio onde você pode ao mesmo tempo usar e mostrar o seu trabalho, já que a questão do espaço é muito menos crucial que no jornal impresso, na TV ou no rádio.

Precisa de uma certidão negativa? Agora, só via Internet
A partir de janeiro de 2002, quem precisar tirar uma certidão negativa de débito ou de contribuição federal deverá realizar a operação somente via Internet. A Receita Federal disponibilizará os documentos na grande rede e não haverá outro caminho para realizar esta consulta. Mais informações: www.receita.fazenda.gov.br

Guia dos Curiosos ganha versão digital

O badalado livro "Guia dos Curiosos" ganhou uma versão digital. O idealizador, Marcelo Duarte, compilou os 5 livros da coleção em um site bem humorado. Através do endereço www.guiadoscuriosos.com.br , podemos acessar centenas de curiosidades.

Você sabia que o primeiro homem a imaginar e construir um computador de verdade foi o matemático, filósofo, economista e escritor inglês Charles Babbage (1791-1871)? E tem muito mais!

Dias contados para a pirataria
Um acordo internacional, voltado para proteger os proprietários de direitos autorais na era da informação, está pronto para se tornar uma lei. A nova legislação deverá começar a vigorar no início de março, segundo os planos das Nações Unidas. Vamos ficar atentos!

Quase 200 mil já aderiram ao Big Brother Brasil
A versão brasileira do Big Brother, programa de sucesso em muitos países, está surpreendendo seus organizadores. A Globo.com informa que mais de 180 mil pessoas já se inscreveram neste programa que chega ao Brasil para ser exibido pela TV aberta e fechada, rádio e Internet. O projeto será transmitido via web, dia e noite, e reunirá um grupo de anônimos numa casa com cerca de 35 câmeras.

Alfabetização Digital já está na rede
A UVB (Rede Brasileira de Educação a Distância) assinou uma parceria com a ONG Programa Alfabetização Solidária para o projeto Alfabetização Digital. O projeto-piloto atingirá cerca de 20 universidades brasileiras numa primeira fase. Acompanhe esta iniciativa pioneira: www.uvb.br.


José Fernando Simone
é publicitário e presta
consultoria para empresas
que buscam presença e resultados na Web.
Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.