• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Coluna semanal (04/02/02)

    Planeta Digital


    Planeta Digital esta semana apresenta um especial com serviços úteis na web: empregos, defesa do consumidor, Detrans no Brasil, serviços governamentais, saúde, pesquisa de preços e o novo e-mail grátis dos Correios etc.

    Internet: uma grande rede de serviços úteis
    Existe disponível na web um mundo de serviços úteis e, na maioria das vezes, gratuitos, que facilitam a vida de todos nós. Muitas pessoas desconhecem algumas facilidades que, em muitos casos, evitam burocracias - principalmente quando se trata de governo -, além da praticidade e economia que muitos sites proporcionam.

    Você já imaginou ter que fazer uma cotação para a compra de um livro, por exemplo? No mundo real, você teria que visitar diversas livrarias e anotar preços e condições de pagamento. Poderia levar horas e dias nesta procura. Na internet, você simplesmente digita o título do livro e um sistema online apresenta uma lista de livrarias e seus respectivos preços. Aí fica fácil! Em poucos minutos você escolhe o melhor preço e faz o melhor negócio.

    Esta semana temos uma relação de sites úteis para o seu dia-a-dia. Anote!

    Correios preparam lançamento do e-mail grátis
    O portal dos Correios - www.correios.com.br - oferece uma variada gama de serviços e informações: busca de CEP online, rastreamento de encomendas, envio de carta e telegrama via internet, aquisição de selos postais brasileiros, entre outros.

    A novidade é que a empresa pretende criar uma espécie de "domicílio fiscal eletrônico", disponibilizando e-mails gratuitos (tipo: seunome@correios.com.br). A previsão é de que o serviço comece a ser oferecido a partir do segundo semestre deste ano.

    Entre as muitas vantagens desta iniciativa, o destaque fica para a relação que será estabelecida entre o endereço físico da pessoa e o e-mail, que funcionaria como o "domicílio fiscal eletrônico". Isso facilitaria muito, por exemplo, no caso de uma pessoa mudar de endereço. Ela poderia solicitar aos Correios que repassasse a localização para as pessoas e instituições do seu interesse.

    Detrans do Brasil
    Seu carro tem alguma multa? Como estão os seus pontos na carteira de habilitação? Essas são algumas das respostas que você pode conseguir neste site, independente da cidade que resida. Outras informações são oferecidas: provas de habilitação, Código Nacional de Trânsito, IPVA, cadastro de veículos roubados, mapas rodoviários etc. Acesse: www.detrans.com.br

    Rede Governo na guerra contra a dengue
    Rede Governo é o portal de serviços e informações do governo brasileiro. São centenas de informações úteis para o cidadão. Na primeira página pode-se ver o destaque para a campanha contra a dengue, com informações completas sobre o mosquito Aedes aegypti.

    Ainda na área de saúde, o portal mostra os agrotóxicos e os alimentos registrados, os alimentos sem registro, lista completa com genéricos, teste contra a AIDS e muito mais. Vale a visita para conhecer o leque de opções em www.redegoverno.com.br.

    Avaliações populares online e reclamações
    É possível encontrar avaliações populares de diversos produtos e serviços. A intenção do site Ivox é torná-lo visita obrigatória para todas as pessoas que pretendem comprar qualquer tipo de produto na web. Antes de sair às compras virtuais, vale visitar o www.ivox.com.br.

    Já seguindo a linha das reclamações, o site Reclamar Adianta representa uma associação civil e sem fins lucrativos, a PRONACON, destinada a promover orientação, assessoria e desenvolvimento das relações de consumo. O serviço é sério e funcional. Acesse: www.reclamaradianta.com.br.

    O Quero Reclamar - www.queroreclamar.com.br - é outra opção para botar a boca no mundo (virtual). No momento de registrar a reclamação, o usuário pode escolher entre uma empresa, um produto, um serviço ou até a própria vida. Já pensou em reclamar da vida virtualmente? Todas as broncas são acompanhadas de uma resposta das empresas envolvidas. O internauta satisfeito pode registrar também o seu elogio através de uma seção de indicação.

    Busca fácil nos serviços e informações governamentais
    GovFácil entrou no ar em fevereiro de 2001 com o objetivo de oferecer buscas específicas aos numerosos serviços e informações dos endereços governamentais, abrangendo os poderes executivo, legislativo e judiciário, nas esferas: federal, estadual e municipal.

    No site é possível ler o Diário Oficial, participar de concorrências e providenciar documentos, saber como pagar impostos e outros acessos fáceis a centenas de endereços governamentais. Acesse: www.govfacil.com.br

    Antes de comprar, pesquise
    O site Buscapé é especializado em procurar produtos para compra na Web, pesquisando simultaneamente em diversas lojas para cada setor. Tem de tudo - livros, animais, charutos, eletrodomésticos etc. Nesta época de compra de livros escolares, por exemplo, o site pode ajudar bastante o internauta a encontrar os melhores preços. Mas se você quer comprar uma TV nova, a pesquisa é eficiente também. Acesse: www.buscape.com.br

    Tem emprego na rede!
    Os serviços de empregos ganharam espaço na web e provaram que são eficientes e dão bons resultados. Destaques especiais para:

    • Catho Online - www.catho.com.br - serviço pago de oferta de profissionais e empregos;
    • Curriculum - www.curriculum.com.br - possui um vasto banco de dados;
    • Empregos.com.br - www.empregos.com.br - oferece cerca de 500 mil currículos cadastrados e ferramentas de recrutamento online;
    • Central Nacional de Empregos - www.cne.com.br - uma boa opção para quem quer se recolocar no mercado;
    • Para a área de informática, o melhor canal de empregos é o TI Master - www.timaster.com.br - que disponibiliza diariamente em seu Job Center oportunidades de trabalho.


    José Fernando Simone
    é publicitário e presta
    consultoria para empresas
    que buscam presença e resultados na Web.
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.