Truques do dia-a-dia: Fogo alto, médio ou baixo

Por

Fogo alto, m?dio ou baixo Para conservar seu fog?o sem problemas, ? aconselh?vel
fazer manuten??o anualmente

S?lvia Zoche
Rep?rter
16/08/2006



Preparar comidas do dia-a-dia ou pratos diferentes, saborosos. Sem o fog?o, isso seria quase imposs?vel, nos dias de hoje. Mas depois de fazer a comidinha e degustar com a fam?lia, com os amigos ou at? mesmo sozinho, ? preciso pegar no batente e deixar tudo limpo.

Tem gente que prefere come?ar pelo fog?o. Pegar um balde d'?gua e jogar com toda a vontade sobre o fog?o, que j? foi esfregado com algum tipo de palha de a?o e muito sab?o. Se o resultado ? um fog?o brilhando, mas com arranh?es - n?o tem metal que ag?ente palha de a?o -, tenha certeza que o rendimento de seu aparelho n?o ser? o mesmo. N?o ? ? toa que o fogo custa a acender depois desta limpeza.

Algu?m pode pensar: "Ah! Mas eu n?o jogo balde d'?gua, n?o. Eu uso um copo mesmo e com cuidado para n?o cair dentro do fog?o". Se quer conservar bem o seu equipamento, siga as dicas do t?cnico de consertos de fog?o, S?lvio C?sar Alves, conhecido como Sadi (foto ao lado). "Para n?o estragar, o fog?o tem que esfriar totalmente, porque o calor destempera o metal (que n?o ? a?o) e com o tempo enferruja", explica. ? que muita gente aproveita o calor da pe?as para remover a sujeira - as tampinhas, por exemplo, entortam com esta pr?tica.

O modo correto de limpar os fog?es ? com pano ?mido ou esponja (sem ser a parte que arranha) e detergente comum. Retire o sab?o com pano ?mido e, em seguida, passe um pano seco. Trabalhoso? Nada demais para quem limpa o fog?o todo dia, j? que a limpeza di?ria n?o deixa a gordura entranhar. "Se cair ?gua na parte autom?tica, por exemplo, os fios el?tricos molham. Quando o fog?o ? ligado, o calor aquece estes fios molhados e 'cozinham'", brinca. Resultado: fios danificados que precisam ser trocados. "E n?o ? barato", alerta.

Para quem acabou de comprar um fog?o, a orienta??o ? pedir para que um t?cnico instale o fog?o e oriente do seu uso. "A pessoa acha que ? s? colocar em qualquer lugar da cozinha, ligar o autom?tico e pronto", diz Sadi. O local adequado para o fog?o ficar ? longe da umidade. "Choque t?rmico provoca ferrugem nos acess?rios e no metal", refor?a. Portanto, fog?o n?o deve ficar ao lado da pia. Outro detalhe ? a coloca??o da mangueira do g?s, que n?o deve ficar dobrada, muito menos em contato com o calor do fog?o.

Na hora de ligar os registros (ou bot?es), a dica ? apertar o bot?o e s? depois girar. "Existe uma mola nos registros. Quando a pessoa n?o pressiona o registro, isso ocasiona vazamento de g?s, com o tempo". Ali?s, vazamento de g?s e mau acendimento s?o os problemas que mais acontecem quando Sadi ? chamado. "?s vezes, as pessoas n?o se importam com o vazamento, porque n?o sabem do perigo. Faz mal ? sa?de e ? explosivo. Independente do fog?o ser usado, o vazamento pode ser permanente, em alguns casos", enfatiza.

Mesmo com a limpeza di?ria do fog?o, a parte interna acumula gordura. "A falta de manuten??o causa muitos problemas. O aconselh?vel ? fazer a revis?o anualmente. A gordura, por exemplo, acumula muito na parte interna do fog?o. A gordura, com o calor, fica l?quida e vai penetrando. Ao esfriar, a gordura fica s?lida e agarra".

Quando o fog?o apresenta algum tipo de problema e Sadi ? chamado para fazer a verfica??o e conserto, ele conta que a maioria dos clientes dizem que o fog?o n?o tem nada demais, que ? coisa ? toa. "Eles dizem que ningu?m mexeu, por saberem que o t?cnico vai chamar a aten??o". Sadi, que trabalha sozinho, gosta de arrumar o fog?o na casa do cliente. " A pessoa precisa do fog?o. Evito tirar da casa".

T?cnica e experi?ncia
Os 28 anos de atua??o na ?rea fazem de Sadi um expert nos consertos de fog?o. Mas foi a necessidade que transformou Sadi em t?cnico. "H? 30 anos, minha m?e chamou um t?cnico para arrumar um fog?o, mas ele n?o foi. Na ?poca, era dif?cil conseguir um profissional. Ficamos duas semanas sem fog?o".

Quando contactou um que resolveu o problema, era um t?cnico que viajava muito. "Resolvi que queria aprender a mexer com fog?o e descobri que um amigo meu era t?cnico". Depois de pegar os macetes com o amigo, Sadi foi para Belo Horizonte fazer o curso especializado. Desde ent?o, ele faz faz cursos de tr?s em tr?s anos. "Tenho que reciclar, atualizar para conhecer os novos modelos que chema no mercado", afirma.

O tempo mostrou para Sadi como o material de fabrica??o dos fog?es mudou. "A durabilidade era maior, h? uns 20 anos. O Cosmopolita, por exemplo, foi elaborado para durar uns 50 anos. Eu tenho um que veio de uma fam?lia que a filha mais velha tem 60 anos, hoje", diz.

Este fog?o era esmaltado, com acess?rios em cobre. "Hoje, o metal usado ? reaproveitado, s?o pintados e n?o esmaltados. Tem os fog?es em inox, de boa qualidade, mas s?o muito caros". Ent?o, o conselho de quem entende ? cuidar bem do fog?o que se tem em casa e fazer uma revis?o anual. N?o espere o problema aparecer para pedir ajuda.