• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Coluna semanal (25/02/02)

    Planeta Digital


    A informação é uma forte aliada contra a epidemia da dengue; democratização da informação científica vira realidade; Oscar 2002 na internet (de novo); Big Brother ou Casa dos Artistas? Resposta: nenhum dos dois; a web em números.


    A informação é uma forte aliada contra a epidemia da dengue
    Vamos tratar aqui de um assunto sério e que está tomando conta do Brasil. A dengue já foi anunciada pelo governo federal como uma epidemia e vem registrando centenas de novos casos diariamente. Se voltarmos um pouco no tempo, em junho de 1999, observamos a atitude trágica do Ministro José Serra, que demitiu 5.792 agentes que tinham a missão de matar o mosquito Aedes Aegypti. Não faltaram avisos das autoridades sanitárias, da FIOCRUZ, da própria Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no Rio de Janeiro, entre outros, para esta decisão equivocada.

    Hoje a dengue cresce em todas as cidades brasileiras. Para se ter uma idéia desse avanço da doença, no ano de 2000 foram registrados 238.995 casos. Em 2001, foram 399.306 casos (aumento de 67% em relação ao ano anterior). Em 2002, já em fevereiro, temos quase tantas mortes (25) pelo tipo de dengue que causa febre hemorrágica quanto em todo o ano passado - foram 28. Hoje, final de fevereiro, temos quase 40 mil notificações de casos de dengue.

    Trata-se de um quadro alarmante. É bom lembrar que o ano de 2001 foi o primeiro em que os mata-mosquitos da Funasa, dispensados pelo Ministro Serra, não atuaram em nenhum dos 12 meses. A dengue, então, voltou mais intensa. O cidadão pode fazer alguma coisa para ajudar nesta guerra. Acredito que a informação possa ser uma arma forte. Vamos entender esta doença e principalmente ter consciência das ações preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti.

    A maioria dos portais na web criaram áreas específicas onde veiculam informações sobre a dengue. Através das ferramentas de busca, também encontramos sites esclarecedores. Procure se informar e, principalmente, passar adiante as informações.

    Cientistas defendem a democratização da informação
    Acadêmicos e pesquisadores no mundo todo estão se organizando com o objetivo de tornar o conhecimento científico mais barato e acessível para todos. A associação "Budapest Open Access Initiative" está convocando cientistas e propondo que o uso dos periódicos privados seja eliminado. Para viablizar a idéia, a entidade já conta com um aporte de US$ 1 milhão proveniente da Fundação Open Society Institute - que tem por trás o investidor George Soros.

    Atualmente, os cientistas divulgam suas pesquisas através de publicações especializadas e consagradas. Estas revistas são comercializadas e os custos são altos. Uma instituição de ensino, por exemplo, para se manter atualizada, tem que assinar centenas (às vezes milhares) de publicações específicas. Mais informações no site: http://www.soros.org/openaccess (em inglês).

    Oscar 2002 via internet
    No dia 24 de março acontecerá o Oscar 2002. Como acontece todos os anos, a internet é um prato cheio para saber tudo sobre o evento, sobre os filmes e artistas. Destacamos o www.oscars.org - que traz a história da premiação e uma visita virtual pelo novo palco do evento, o Kodak Theatre; e o site oficial www.oscar.com. com a lista dos indicados e milhares de informações sobre o grande prêmio do cinema.

    O filme "O Senhor dos Anéis", que recebeu 13 indicações, está bem representado na grande rede. Acesse www.lordoftherings.net e veja videoclipes, download de imagens e muito mais. O musical "Moulin Rouge" está em www.moulinrougedvd.com e apresenta a trilha sonora, trailler e histórias relacionadas ao filme.

    Big Brother ou Casa dos Artistas 2?
    Existe uma concorrência forçada pela Rede Globo e SBT com relação aos seus programas Big Brother e Casa dos Artistas. Na verdade, o interesse de cada uma das partes é criar polêmica a todo momento. E o que eles ganham com isso? Audiência.

    O modelo besteirol dos 2 programas estilo reality show mereceu uma análise oportuna do jornalista Alberto Dines. “Os vilões não são Sílvio Santos e Marluce Dias. A responsabilidade não é só das duas maiores redes de TV – Globo e SBT. Quem está colocando a sociedade telespectadora deste país, de cócoras, olhando pelo buraco da fechadura e babando de prazer, é a mídia como um todo”, escreve Dines em artigo no Observatório da Imprensa. Vale a leitura. Acesse: http://www.observatoriodaimprensa.com.br

    446 milhões de internautas no mundo
    Mais uma estatística do instituto E-Marketer divulgada no final da semana passada. O número de internautas no mundo chegou a 446 milhões no final de 2001. Desse total, 26% são americanos e 4% latino-americanos. A previsão é que tenhamos 529 milhões no final de 2002 e 622,9 milhões até o fim de 2003.


    José Fernando Simone
    é publicitário e presta
    consultoria para empresas
    que buscam presença e resultados na Web.
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.