• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Coluna semanal (04/03/02)

    Planeta Digital


    Imposto de Renda 2002 já está na rede; precisando de softwares para seu micro?; os melhores cartunistas brasileiros de A a Z; internet ganha bandeira própria e internautas de todo mundo podem ajudar a construí-la; os serviços mais usuais na internet; credibilidade das notícias online, pirataria de softwares está nas ruas e mais...


    Imposto de renda de 2002 já está no ar
    A Receita Federal liberou na sexta-feira passada o download do programa para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2002 (ano-base 2001). Os contribuintes já podem começar a enviar suas declarações. Anote na agenda: o prazo limite para entrega, seja por internet, disquete ou formulário, é 30 de abril. Acesse o site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br

    Precisando de downloads ...
    Os lançamentos de novos sites na internet brasileira não vêm acontecendo com tanta freqüência, principalmente quando falamos de sites de qualidade, de projetos bem elaborados. Registramos esta semana uma boa iniciativa: www.baixando.com.br. Este novo portal compreende uma grande biblioteca de softwares, dividida em diversas modalidades (games, design, desktop, programação, internet, webdesign, além de cursos online e tutoriais).

    Aproveitando o gancho, lembro de mais um ótimo site do gênero: www.superdownloads.com.br. Este já tem tempo de estrada e está cada vez melhor.

    Novo dicionário de comunicação nas livrarias
    Já está disponível nas melhores livrarias do Brasil o novo Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa (Editora Campus - www.campus.com.br). O portal WebMeio colocou no ar uma curiosidade histórica relacionada à primeira edição do dicionário, em 1978. Confira as capitulares, de A a Z, desenhadas pelo melhores cartunistas do Brasil em www.webmeio.com.br/conteudo/dicionario. É a primeira vez que este alfabeto é publicado na internet brasileira.

    Ajude a construir a bandeira da internet
    Existe uma obra mundial e interativa que está no museu Guggenheim, em Nova York. Trata-se da bandeira da internet, que está à disposição dos internautas de todo o planeta para que possam dar sua colaboração na confecção desta obra virtual. A iniciativa é curiosa e vale uma visita. Dê o seu toque na Net.flag: netflag.guggenheim.org/netflag

    Quais os serviços mais usuais na Web?
    Para responder esta pergunta, o Instituto Opinia realizou uma pesquisa com 1.200 internautas. O resultado mostrou que os serviços mais utilizados na rede são e- mail (99%), busca (96%), notícias (86%), downloads (85%), serviços públicos (74%) e internet banking (73%).

    Previsões para a web em 2002
    Mais uma pesquisa na grande rede brasileira. A Boucinhas & Campos Consultores divulgou esta semana o resultado de seu levantamento sobre a expectativa dos empresários brasileiros para o mercado de internet este ano. Quarenta e seis por cento dos empresários acreditam que 2002 será um ano estável e de consolidação para a internet e 29% acham que ocorrerão muitas fusões e aquisições nesse mercado. De acordo com a consultoria, foram ouvidos 223 empresários de todo o país. Para saber mais sobre este trabalho, acesse: www.boucinhas.com.br/ideias/clima.asp.

    Pirataria no meio da rua
    A Interactive Digital Software Association (www.idsa.com), dos EUA, divulgou a lista das 20 nações que mais pirateiam softwares no planeta. O Brasil está lá. Hoje em dia é visível a venda ilegal de softwares em todo o país. No centro financeiro do Rio de Janeiro, é possível comprar CDs piratas do Corel Draw, Windows 2000, Dicionários e muitos outros pela bagatela de R$ 10,00. Uma vergonha!

    Boa leitura para quem escreve e lê notícias na internet
    "Causou surpresa o resultado geral de uma pesquisa que a Associação das Notícias Online (ONA), sediada em Illinois, nos Estados Unidos, realizou no ano passado sobre a credibilidade do jornalismo na internet e que foi divulgado esta semana". Saiba mais em
    www.noolhar.com/opovo/economia/111275.php.

    Sky lança site infantil
    Na sexta-feira passada a Sky, operadora de TV por assinatura, lançou um site totalmente voltado à crianças entre 4 e 12 anos. São várias as atrações no novo site: games, galeria de imagens, mural e muito mais para a criançada. Acesse: www.skyweb.com.br.


    José Fernando Simone
    é publicitário e presta
    consultoria para empresas
    que buscam presença e resultados na Web.
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.