• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Coluna semanal (25/03/02)

    Planeta Digital


    Consumidor ganha aliados na web; o sucesso do Dia da Inclusão Digital; jornalismo online ganha fórum; leituras essenciais com Millôr e Arnaldo Jabor; Jakob Nielsen e a usabilidade digital e um flash bem-humorado.


    Exclusão digital
    O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) comemorou o sucesso do Dia da Inclusão Digital, realizado no dia 23 de março passado. Foram mais de 25 cidades brasileiras mobilizadas para o combate à exclusão digital. O objetivo do evento foi chamar a atenção da população brasileira para o fosso criado entre aqueles que têm e os que não têm acesso à tecnologia. Separei alguns números para que todos possam ler, pensar e, quem sabe, ajudar de alguma forma.

  • Dos 173,8 milhões de brasileiros, 17 milhões têm contato com o computador e 13 milhões, cerca de 8% da população, usam a internet.

  • Os 24 países mais ricos têm apenas 15% da população do planeta, mas concentram 71% das linhas telefônicas e 88% dos usuários de internet.

  • Numa lista da ONU sobre acesso à internet, o Brasil está em 43- lugar numa relação de 72 países. Ganha da África, mas perde para o Panamá.

    Anote o endereço do CDI na internet: http://www.cdi.org.br. Participe!

    Jakob Nielsen: o pai da usabilidade
    A internet tem o seu o lado bem-humorado, divertido e original. Em minhas andanças pela rede achei um curioso site que mostra um sujeito revoltado com seus colegas de trabalho e, principalmente, com seu chefe. A briga é boa, com direito a trilha sonora e uma bela produção em flash. Divirta-se: http://members.brabant.chello.nl/~a.mert/fight.swf

    I Fórum Brasileiro de Jornalismo Online
    Está confirmado para o dia 17 de abril a realização do I Fórum Brasileiro de Jornalismo Online, na UniverCidade, no Rio de Janeiro. O evento reunirá os maiores nomes do jornalismo digital no Brasil. Mais informações na semana que vem nesta coluna.

    Uma frase e uma leitura
    O mestre Millôr lançou mais uma pérola na imprensa brasileira: “O Brasil é o único país em que os ratos botam a culpa no queijo”. Arnaldo Jabor acertou mais uma com o artigo “Adoro sepulcros caiados e lágrimas de crocodilo”. Leitura essencial: “Eu adoro a estética da corrupção. Adoro a semiologia dos casos cabeludos sob suspeita, adoro a reação dos implicados, adoro o vocabulário das defesas, das dissimulações, as carinhas franzidas dos acusados na TV, ostentando dignidade, adoro ver ladrões de olhos em brasa, dedos espetados, uivos de falsas virtudes e, mais que tudo, lágrimas de crocodilo”. O artigo, na íntegra, pode ser lido no jornal O Globo da semana passada.

    Na América Latina, o Brasil é o número 1
    O último relatório Tendências Globais da Internet, da Nielsen/NetRatings, empresa de pesquisa sobre o mundo online, aponta que o Brasil está confirmado na posição de país mais conectado da América Latina, com 21% dos domicílios conectados (contra 20% da Argentina e 14% do México).

    No índice de conectividade, que mede a taxa de acesso a Internet só entre lares que já têm um PC, a diferença é maior: 77% no Brasil, 55% na Argentina e 56% no México. Os resultados são relevantes, já que a Nielsen/NetRatings tem uma amostra respeitável de 225 mil indivíduos monitorados em 26 países.

    A vez do consumidor na web
    No dia 15 de março passado, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o governo federal colocou no ar o Portal do Consumidor. O site apresenta dicas e informações sobre os direitos do consumidor. O próprio FHC anunciou a estréia e declarou que “o Portal do Consumidor publicará informações sobre consumo, alimentos, habitação, produtos, serviços e um canal para sugestões e reclamações”. Confira em
    http://www.portaldoconsumidor.gov.br

    Nesta mesma data registramos mais um site relacionado: o Superconsumidor.com. O projeto pretende fazer a ponte entre consumidores e fornecedores e trazer uma série de serviços gratuitos para o internauta. A iniciativa partiu do consultor Marcos Dessaune, que colocou no ar um guia online com dicas para o internauta se tornar um superconsumidor e muitas outras informações e serviços. Vale conhecer! http://www.superconsumidor.com


    José Fernando Simone
    é publicitário e presta
    consultoria para empresas
    que buscam presença e resultados na Web.
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.