Coluna semanal (25/03/02)

Planeta Digital


Consumidor ganha aliados na web; o sucesso do Dia da Inclus?o Digital; jornalismo online ganha f?rum; leituras essenciais com Mill?r e Arnaldo Jabor; Jakob Nielsen e a usabilidade digital e um flash bem-humorado.


Exclus?o digital
O Comit? para a Democratiza??o da Inform?tica (CDI) comemorou o sucesso do Dia da Inclus?o Digital, realizado no dia 23 de mar?o passado. Foram mais de 25 cidades brasileiras mobilizadas para o combate ? exclus?o digital. O objetivo do evento foi chamar a aten??o da popula??o brasileira para o fosso criado entre aqueles que t?m e os que n?o t?m acesso ? tecnologia. Separei alguns n?meros para que todos possam ler, pensar e, quem sabe, ajudar de alguma forma.

  • Dos 173,8 milh?es de brasileiros, 17 milh?es t?m contato com o computador e 13 milh?es, cerca de 8% da popula??o, usam a internet.

  • Os 24 pa?ses mais ricos t?m apenas 15% da popula??o do planeta, mas concentram 71% das linhas telef?nicas e 88% dos usu?rios de internet.

  • Numa lista da ONU sobre acesso ? internet, o Brasil est? em 43- lugar numa rela??o de 72 pa?ses. Ganha da ?frica, mas perde para o Panam?.

    Anote o endere?o do CDI na internet: http://www.cdi.org.br. Participe!

    Jakob Nielsen: o pai da usabilidade
    A internet tem o seu o lado bem-humorado, divertido e original. Em minhas andan?as pela rede achei um curioso site que mostra um sujeito revoltado com seus colegas de trabalho e, principalmente, com seu chefe. A briga ? boa, com direito a trilha sonora e uma bela produ??o em flash. Divirta-se: http://members.brabant.chello.nl/~a.mert/fight.swf

    I F?rum Brasileiro de Jornalismo Online
    Est? confirmado para o dia 17 de abril a realiza??o do I F?rum Brasileiro de Jornalismo Online, na UniverCidade, no Rio de Janeiro. O evento reunir? os maiores nomes do jornalismo digital no Brasil. Mais informa?es na semana que vem nesta coluna.

    Uma frase e uma leitura
    O mestre Mill?r lan?ou mais uma p?rola na imprensa brasileira: ?O Brasil ? o ?nico pa?s em que os ratos botam a culpa no queijo?. Arnaldo Jabor acertou mais uma com o artigo ?Adoro sepulcros caiados e l?grimas de crocodilo?. Leitura essencial: ?Eu adoro a est?tica da corrup??o. Adoro a semiologia dos casos cabeludos sob suspeita, adoro a rea??o dos implicados, adoro o vocabul?rio das defesas, das dissimula?es, as carinhas franzidas dos acusados na TV, ostentando dignidade, adoro ver ladr?es de olhos em brasa, dedos espetados, uivos de falsas virtudes e, mais que tudo, l?grimas de crocodilo?. O artigo, na ?ntegra, pode ser lido no jornal O Globo da semana passada.

    Na Am?rica Latina, o Brasil ? o n?mero 1
    O ?ltimo relat?rio Tend?ncias Globais da Internet, da Nielsen/NetRatings, empresa de pesquisa sobre o mundo online, aponta que o Brasil est? confirmado na posi??o de pa?s mais conectado da Am?rica Latina, com 21% dos domic?lios conectados (contra 20% da Argentina e 14% do M?xico).

    No ?ndice de conectividade, que mede a taxa de acesso a Internet s? entre lares que j? t?m um PC, a diferen?a ? maior: 77% no Brasil, 55% na Argentina e 56% no M?xico. Os resultados s?o relevantes, j? que a Nielsen/NetRatings tem uma amostra respeit?vel de 225 mil indiv?duos monitorados em 26 pa?ses.

    A vez do consumidor na web
    No dia 15 de mar?o passado, em comemora??o ao Dia Internacional do Consumidor, o governo federal colocou no ar o Portal do Consumidor. O site apresenta dicas e informa?es sobre os direitos do consumidor. O pr?prio FHC anunciou a estr?ia e declarou que ?o Portal do Consumidor publicar? informa?es sobre consumo, alimentos, habita??o, produtos, servi?os e um canal para sugest?es e reclama?es?. Confira em
    http://www.portaldoconsumidor.gov.br

    Nesta mesma data registramos mais um site relacionado: o Superconsumidor.com. O projeto pretende fazer a ponte entre consumidores e fornecedores e trazer uma s?rie de servi?os gratuitos para o internauta. A iniciativa partiu do consultor Marcos Dessaune, que colocou no ar um guia online com dicas para o internauta se tornar um superconsumidor e muitas outras informa?es e servi?os. Vale conhecer! http://www.superconsumidor.com


    Jos? Fernando Simone
    ? publicit?rio e presta
    consultoria para empresas
    que buscam presen?a e resultados na Web.
    Saiba mais clicando aqui.