Especial

Epidemia na rede
Mais de 160 pa?ses j? foram infectados

Emilene Campos - 26/04/02

A dissemina??o de variantes do v?rus W32.klez tem deixado internautas em estado de alerta. O invasor que se propaga por e-mail j? contaminou 164 pa?ses, totalizando mais de 124 mil servidores infectados, segundo informa?es da Message Labs, empresa que monitora o ?ndice de infec?es por v?rus em sistemas no globo.
(Saiba como ele age.)

Apesar da epidemia na rede, os usu?rios ACESSA.com est?o protegidos. ? que o provedor disponibiliza a todos os seus clientes o Sistema de Bloqueio de V?rus. O servi?o existe h? quase tr?s anos e ? de grande utilidade em casos como esse.

Um dos respons?veis pela cria??o do mecanismo, o administrador de banco de dados, S?rgio Guimar?es de Faria, diz que a m?dia de bloqueios semanais aumentou muitos nos ?ltimos dias. ?Nos dias mais cr?ticos, quinta e sexta-feira passadas, batemos a m?dia semanal que ? de 10 mil mensagens bloqueadas?, diz.

Como funciona
o Sistema de Bloqueio de V?rus ACESSA.com


Os servidores do provedor ACESSA.com recebem o e-mail e fazem uma varredura, tal como um antiv?rus comum. Mesmo que os arquivos atachados estejam compactados (com termina?es do tipo .zip, .arj, .ace, .rar. entre outros), a vistoria ser? feita. O sistema tamb?m est? capacitado para descompact?-los e detectar os poss?veis v?rus. Verificada a infesta??o da mensagem, ela ? imediatamente descartada e o sistema emite duas notifica?es.

Uma vai para o remetente, informando que a mensagem estava infectada e especifica?es sobre o tipo de v?rus encontrado. A outra segue para o destinat?rio, comunicando que o usu?rio do e-mail tal tentou enviar uma mensagem com determinado v?rus, mas foi bloqueado.

Como o surgimento de pragas virtuais ? muito din?mico, o sistema de prote??o ACESSA.com est? configurado para atualizar, de meia em meia hora, seu banco de dados com informa?es sobre os novos v?rus. O servidor fica em comunica??o 24 horas por dia com a McAfee, empresa norte-americana que ? uma das maiores autoridades em seguran?a de internet.

Antiv?rus do PC n?o deve ser descartado
O Sistema de Bloqueio de V?rus do ACESSA.com protege seu computador das pragas virtuais que chegam atrav?s de e-mails. Mas essas pestinhas podem infectar seu micro por meio de disquetes, arquivo execut?veis, entre outras. Por isso, voc? deve ter sempre um antiv?rus atualizado em sua m?quina. ?A atualiza??o deve ser semanal?, recomenda S?rgio Guimar?es de Faria. O provedor ACESSA.com disponibiliza em sua p?gina antiv?rus para download. Clique aqui para baix?-lo.

Cuidado adicional - bloqueio dos execut?veis
Os servidores do ACESSA.com tamb?m podem ser configurados para que o usu?rio n?o receba nenhum tipo de arquivo execut?vel (termina?es do tipo .exe, .swf, scr, vb, entre outros). O recurso ? ?til principalmente para grandes empresas. Para que isso seja efetuado, o usu?rio deve entrar em contato com o ACESSA.com e solicitar o servi?o.

A restri??o impede a infiltra??o dos chamados ?cavalos de tr?ia? (trojans), programas cujas fun?es n?o s?o declaradas e podem passar despercebidas pelos antiv?rus. Podem vir disfar?ados em forma de v?deo, imagens, arquivos com termina?es duplas do tipo: nomedoarquivo.jpg.pif. Os cavalos de tr?ia podem causar tanto ou mais danos que os v?rus. A TV Panorama ? uma das empresas juizforanas que usa o recurso para proteger sua rede.

Outlook ? um dos mais vulner?veis
O administrador de banco de dados, S?rgio Guimar?es de Faria, explica que alguns programas de e-mails s?o mais vulner?veis. O Outlook Express ? um deles. Da? a propaga??o t?o r?pida, j? que o software ? um dos mais usados no mundo. E, por isso, ? o mais visado pelos criadores de v?rus. Ele explica que o programa tem falhas de seguran?a, que permitem que v?rus, como W32.Klez.H atuem sem muitas restri?es.

Cuidado com os e-mails gratuitos
Se voc? conectar pelo provedor ACESSA.com e ler seu e-mails no servidor gratuito, corre o risco de ter seu computador infectado. Os servidores dos e-mails gratuitos n?o contam com mecanismo de bloqueio de v?rus e, ao abrir uma mensagem nesse ambiente, voc? pode tornar seu micro vulner?vel a essas "pestinhas virtuais".

Como age o W32.Klez.H
O W32.Klez.H se propaga por e-mail e por arquivos compartilhados em rede. Se executado, o klez se replica e envia e-mails contaminados para todos os endere?os eletr?nicos cadastrados na sua lista de e-mails e do ICQ e tenta desabilitar o antiv?rus do seu micro.