• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    O primeiro PC a gente nunca esquece
    Dicas para quem vai comprar um computador

    Deborah Moratori
    02/01/03

    Você decide comprar um computador. Vai até a loja, procura um vendedor e sai com a sensação de que deve ser mais fácil investir na bolsa de valores. Ou então com a sensação de que sua boa e velha máquina de escrever ainda vai lhe servir por anos e anos, certo? Não se desespere, você não está só.

    O número de pessoas (como você) que fica com aquela cara de quem não está entendendo nada e, de um em um minuto, balança a cabeça num gesto positivo diante do vendedor, na primeira vez que entra numa loja, é enorme.

    Sopa de letrinhas
    Winchester? XP? Memória RAM? Modem? Processador? Onboard? Placa de vídeo... E você pensa, meu Deus, do que é que ele está falando? Se essa é sua reação, não se preocupe: você é perfeitamente normal, mais um entre tantos nas estatísticas dos marinheiros de primeira viagem quando o assunto é comprar um computador.


    Comprar um microcomputador, PC (personal computer) ou, apenas, um computador - seja o primeiro ou não - é uma tarefa, digamos, complicada, principalmente para usuários menos experientes. Além de tentar entender a sopa de letrinhas que constitui a configuração da máquina (MHz, HD, Gb e outras siglas), o comprador deve estar atento a vários detalhes.

    Atenção redobrada
    Das marcas e lojas e mesmo aos vendedores é preciso prestar atenção para não cair em armadilhas como gastar uma fortuna na compra de um computador ultra-sofisticado se o seu objetivo é residencial - pesquisa na Internet, confecção dos trabalhos escolares dos filhos, leitura de e-mails.

    Por isso, desconfie se o vendedor começar a proclamar um discurso interminável e ininteligível cujas únicas expressões que você entende são as inúmeras vantagens que um determinado computador oferece. Antes desse bla-bla-blá, a primeira questão deve ser sempre: o computador que eu quero é para uso doméstico ou comercial?

    Do que você precisa?
    O supervisor de vendas, Francisco Xavier Fernandes, diz que a grande maioria dos consumidores que chegam às lojas para comprar uma máquina não têm em mente a quantidade e a variedade de peças que compõem um computador. "A partir do momento que o cliente explica para que ele precisa do computador, a gente pode oferecer um ou outro orçamento mais simples ou mais moderno".

    No orçamento, de acordo com Xavier, vêm especificadas as peças que vão compor a máquina, com a marca, preço e tecnologia de que dispõem. "De qualquer forma, quando a dúvida persiste, o que é muito comum, a gente aconselha o cliente a procurar uma pessoa de confiança e que entenda de computador. A gente oferece as opções e o consumidor decide conforme suas necessidades".

    Como se não bastasse, é preciso ainda observar uma série de outros itens:

    Verifique a procedência da loja

    Pesquise os preços praticados pelo mercado. Nem sempre as grandes lojas têm as melhores ofertas

    Certifique-se da origem do produto. Dê preferência às marcas mais conhecidas que oferecem garantia e que têm assistência técnica fácil

    Na hora da compra, exija um orçamento detalhado de todos os componentes: tipo, marca, modelo de vídeo e até tipo de memória

    Atenção ao prazo de entrega. A data deve estar claro no contrato de compra e venda

    Exija nota fiscal e garantia

    Confira o material assim que ele for entregue

    Outros detalhes também são importantes como a loja oferecer suporte técnico pós-venda no caso de dúvidas ou defeitos no equipamento. Além disso, uma garantia mínima de um ano para os produtos evita gastos posteriores com consertos ou trocas de peças. E, na hora de decidir a forma de pagamento, fuja dos juros altos embutidos em longos prazos de financiamento.

    E não se esqueça de que, daqui a aproximadamente dois anos, sua máquina vai estar desatualizada e será preciso começar tudo de novo...

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.