• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Lan house
    Jogos atualizados, computadores de última geração e preços promocinais são os atrativos para os jovens que procuram diversão

    Sílvia Zoche
    06/07/05

    Jogos mais interessantes que você pode encontrar em uma Lan House. O estudante de administração, Carlos Alexandre Teixeira, fala sobre o aumento no número de lan houses

    Leia! Leia!

    Agora que chegaram as férias, as lan houses - que aumentam, cada vez mais, em número, na cidade - devem ser ainda mais freqüentadas. E, apesar de alguns adultos também utilizarem estes locais para resolverem pendências do trabalho, a galera adolescente ainda é a maioria.

    Os jogadores ficam em frente a computadores super potentes, em silêncio, concentrados nos jogos de estratégia. Mas quando uma turma combina de ir junto à lan, não é raro a galera dar um stop no game pra conversar (às vezes, num tom bem eufórico), mas nada que atrapalhe quem está jogando. É que os headphones são parceiros nessa hora. O som que se ouve é só o virtual.

    O que chama a atenção
    Como são jogos "pesados", nem sempre todo mundo pode ter computadores com internet banda larga em casa, com uma super memória, para agüentar tanta pressão (acredite, seu computador pode travar e ficar doido), headphones e webcam... Então, a alternativa é ir para lan.

    Outro ponto interessante é a possibilidade de você interagir com muitas pessoas, ao mesmo tempo, no mundo virtual. Um exemplo é o Ragnarök (foto ao lado), que possibilita que mais de cem pessoas entrem em competição. Este jogo, criado na Coréia, é habitado por noviças, magos e monstros, onde a magia e o mistério reinam na mente dos competidores.

    Mas existem jogos de corrida, como o NFS Underground 2, com diversas ruas e vias expressas; o Swat 4, em que policiais devem usar de estratégia para caçar criminosos e terroristas e salvar reféns; o Winning Eleven 8 (foto abaixo), que simula partidas de futebol; o Tibia, um jogo de um mundo medieval...

    Ganha público quem tiver os melhores equipamentos, jogos atualizados e, claro, o melhor preço por hora. Para angariar freqüentadores, algumas lan houses investem em promoções do tipo: a cada três horas, ganhe uma; se levar um amigo, ganhe meia hora; e assim vai.

    A dona da Star Games Lan House, Maira Viviani Neves, já pensa em aumentar o horário de funcionamento tamanha é a procura dos jovens pelo espaço. "Hoje a lan fica aberta até à meia-noite. Futuramente, quero funcionar full time", conta.

    Público
    É importante destacar que as lan houses devem fiscalizar a idade de seus clientes para disponibilizar acesso de acordo com a idade. Os pais que levam seus filhos menores de 18 anos devem assinar um termo de autorização para freqüentar o ambiente.

    Alguns pais sabem que os filhos são fissurados pelas lan. Então, ligam para as casas de jogos e pedem para não deixar o filho jogar, caso esteja com nota baixa, por exemplo, ou tenha que estudar.

    O público de um dos sócios da Nomads Lan House, Antônio José Sarkis (foto ao lado), é de 70% de adolecentes. "A gente cumpre o contrato com os pais. Se eles não deixam, a gente barra. Mas além de lan, aqui acaba sendo o ponto de encontro da galera", diz.

    Já o alvo da Lan for Fun, da proprietária Sabrina de Rezende Crolman (foto ao lado), são os adultos. "Muitas pessoas vão para trabalhar, recebem fax, passam e-mail de lá mesmo, ficam no orkut... Mas é claro que tem gente que joga", relata.

    Como a internet é disponível, alguns pais ficam com receio dos filhos acessarem sites proibidos para menores de 18 anos. Sabrina diz que é muito raro - e Antônio concorda -, porque os garotos querem mesmo é jogar. "Hoje é diferente. Os meninos têm acesso a revistas, já tem namoradas mais cedo. Não é igual antigamente que pra ver uma revista tinha que ser escondido. A curtição da lan, pra eles, é o game", afirma Sabrina.

    Concorrência
    Entender a estratégia de concorrência entre as lan de Juiz de Fora foi o que motivou o acadêmico, Carlos Alexandre Teixeiras, a fazer um estudo de caso. Quase formando em Administração de Empresas, Antônio pesquisou quatro Lan Houses de Juiz de Fora. "Duas delas entraram no ramo por moda, só porque estavam abrindo muitas na cidade. Não foi nada estratégico. Percebi como eles estavam perdidos".

    O número dessas casas de jogos virtuais ele não soube precisar. "Talvez 20 a 25 lan, o que pode levar a saturação do mercado", diz. Uma de suas observações é que alguns donos de lan não acreditam que tenham concorrentes na cidade. "Eles pensam que há espaço e público para todos, mas não é assim", alerta.

    Leia mais

  • Algumas Lan Houses em Juiz de Fora
  • Lan games invadem Juiz de Fora

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.