• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Temporizador de videogames
    Invenção funciona com um temporizador que define o tempo do jogo de acordo com o valor que é depositado

    Sílvia Zoche
    Repórter
    08/08/05

    Os alienados por games vão ter agora mais uma novidade para se divertir. Trata-se de uma máquina de jogos (foto ao lado) que funciona semelhante ao fliperama, desenvolvida no Núcleo de Eletroeletrônica do CRITT.

    Só que, neste caso, ao invés da ficha, o jogador pode usar a moeda ou nota ("moedeiro" ou "noteiro") para iniciar o jogo. É através do valor colocado que será controlado o tempo de jogo, em contagem regressiva, que fica no mostrador da máquina. Foram nove meses de trabalho até que a novidade ficasse pronta. A idéia foi de Márcio Lacerda, que trabalha com locação de máquinas de jogos há dez anos, e de seu filho Orlando Lacerda.

    Mas qual a diferença desta invenção para o tradicional fliperama? É que o fliperama oferece somente um tipo de jogo e na nova máquina é possível ter diversos jogos, tanto do Playstaion e do Xbox. "No fliperama, a pessoa fica presa a um único tipo de jogo. Nesta máquina, ele escolhe o que quer, sem precisar mudar de máquina", diz Márcio.

    A idéia é alugar estas máquinas em bares, principalmente os da periferia. "Muitos garotos vêm para o centro da cidade só para jogar os games da moda. Com esta máquina à disposição, será mais uma alternativa", acredita.

    Outra vantagem é que a leitura do CD é muito rápida. Não é necessário ficar esperando carregar. "A leitura do canhão é mínima e o game roda muito rápido, mas o CD tem que ser original", explica Lacerda.

    Os testes já foram realizados e, por enquanto, as máquinas serão somente alugadas, a partir de setembro. "Vamos começar com cerca de 20. A gente fornece a televisão de 29 polegadas, o jogo, além, é claro, da máquina com o temporizador. Neste caso, 30% do dinheiro jogado é para o dono do bar e 70% para nós. Caso o dono do bar queira entrar com a TV, fica meio a meio", explica.

    Já a venda começa em janeiro de 2006, no valor de, aproximadamente, R$ 950. "Nós vendemos o temporizador, que vem com o moedeiro. Se o comprador quiser, podemos colocar também o noteiro. Mas a televisão e o jogo fica por conta dele".

    Idéia aprovada
    Como Lacerda trabalha com equipamentos de games há um bom tempo, ele e o filho pensaram em uma máquina que desse mais segurança ao locadores (e até, compradores) e mais comodidade aos usuários.

    Levaram o projeto até o Critt e tiveram a idéia aprovada e transformada em projeto. "Nós analisamos e se a idéia for viável informamos ao criador. Levamos a pessoa até o posto do INPI para fazer o pedido de registro da marca e patente da invenção. Também aconselhamos procurar a área de pesquisa de mercado antes de desenvolver a invenção", diz um dos responsáveis pelo Núcleo de Eletroeletrônica, André Diniz de Oliveira.

    Além de Diniz, o estagiário da faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF, Jonatas Moreira Junqueira foi responsável pelo desenvolvimento da máquina. "Aos poucos, fomos fazendo os ajustes necessários", diz. Por isso, assim como para o jogador, existem pontos positivos para o locatário ou comprador da máquina.

  • A máquina ocupa pouco espaço
  • O locatário pode escolher o tamanho da televisão
  • Não lidar diretamente com dinheiro, porque este é depositado direto na máquina, não existindo, portanto, a preocupação com troco
  • Não haverá necessidade de se anotar em que máquina está o cliente e quanto tempo ele disse que ficará na máquina, porque o próprio temporizador deliga a máquina
  • Um único funcionário em uma lan house, por exemplo, consegue dar conta
  • Se o cliente jogar novamente, ele não precisa pedir. É só colocar o dinheiro, agilizando o serviço
  • O depósito do dinheiro é fechado e só o dono da máquina tem acesso a ele, através de uma chave
  • Lista de alguns jogos
    Os dois games disponíveis, por enquanto, são os seguintes:

    Xbox

      * Azurik: Rise of Perathia
      * Batman Vengeance
      * Blood Wake
      * Circus Maximus
      * Dark Summit
      * Dead or Alive 3
      * Dead to Rights
      * Enclave
      * FIFA 2002 World Cup
      * Genma Onimusha
    Play Station 2

      * 4x4 Evolution
      * Army Men: Air Attack 2
      * Army Men: Sarge's Heroes 2
      * Baldur's Gate: Dark Alliance
      * Capcom VS SNK 2
      * Crazy Taxi
      * Dave Mirra Freestyle BMX 2
      * Dead or Alive 2
      * Devil May Cry
      * Devil May Cry 3

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.