Apagando os scraps no Orkut
Nova moda entre os us?rios da popular rede de comunidades, eliminar recados do mural ? cada dia mais comum

Marcelo Miranda
Rep?rter
18/03/06

Confira dicas b?sicas para se usar da melhor forma o mural de scraps disponibilizado pelo Orkut e evitar constrangimentos entre amigos e conhecidos

Leia!

"Eu li, sim! E como era pra mim, apaguei!".

"Para que tenhamos um pouco mais de privacidade, deixo aqui registrado que quero e adoro receber seus recados, mas infelizmente os apagarei!".

"Amigos, podem deixar recadinho! Eu, assim que leio, respondo e apago. ? para evitar especula?es desnecess?rias! Afinal, o recado ? pra mim, n??!"

Mensagens como estas tornam-se cada dia mais comuns na imensa comunidade de participantes da rede virtual Orkut. S?o os "apagadores de scraps". O scrapbook, ou mural de recados, ? o recurso mais popular do programa. Cada membro do Orkut possui seu mural. ? ali que podem ser postados coment?rios breves, falando, lembrando, perguntando, se apresentando. Qualquer usu?rio, amigo ou n?o, tem acesso irrestrito ao mural de todos.

Ou seja, ler recadinhos alheios ? praticamente regra geral no Orkut, mesmo para quem n?o ? enxerido. Atualmente est? em voga uma esp?cie de movimento pelo sumi?o dos scraps: diversos orkuteiros come?aram a simplesmente apagar essas mensagens recebidas t?o logo elas sejam lidas e respondidas, numa aparente tentativa de manter a privacidade sem perder a camaradagem.

? o caso do estudante de Comunica??o Aur?lio Figueiredo (foto), 24 anos. Veterano no Orkut (est? l? desde maio de 2004), come?ou a apagar seus recados no in?cio desse ano, quando percebeu que estava sendo "vasculhado" por gente indesejada. "O Orkut d? acesso a qualquer um para ler sobre a sua vida, inclusive a quem voc? n?o simpatiza. E senti que eu ficava muito exposto", diz Aur?lio, que confessa ter a mania de ler os recadinhos enviados a outros amigos virtuais. "Se eu fa?o isso, claro que muitas pessoas fazem tamb?m".

Aur?lio concorda que o programa n?o tem "culpa" de expor seus usu?rios, j? que quem escreve e responde recados s?o os pr?prios adeptos do site. "Nunca deixei nada de revelador que pudesse causar algum problema, mas quem se dispuser a ficar procurando sempre consegue pescar algum detalhe da sua vida que ?s vezes voc? n?o quer divulgar", afirma. "Ainda assim, n?o d? para negar que o grande barato do Orkut ? mesmo ler um pouco sobre os outros".

Sabendo demais
Certo dia, a prima de Ellen Tissiana chegou para conversar sabendo mais de sua dia-a-dia do que ela podia imaginar. Como? "Eu li nos seus scraps", disse a prima. Desde ent?o, Ellen (foto), estudante de Matem?tica, 23 anos, adotou a pol?tica de eliminar os recados do seu mural no Orkut.

"Isso aconteceu em janeiro. N?o temo nada, mas imaginar que tem pessoas sabendo sobre onde eu vou e com quem eu estou passou a me incomodar", conta a estudante, que colocou no mural um aviso curto e direto a quem acess?-lo: "lendo e apagando".

Ela conta que nunca teve problemas com os scraps, mas j? passou por mal-entendidos. "Uma amiga deixou um coment?rio em tom de discuss?o, mas era brincadeira. Teve gente que, sem entender, veio me perguntar porque est?vamos brigando", relata. "Gosto do scrapbook para encontrar amigos e manter contato. Mas n?o tem jeito: ? sempre tentador olhar um pouco do que est? escrito".

Ellen vem sentindo que a "ades?o" ? elimina??o de scraps est? aumentando. "Muitos amigos e colegas tamb?m est?o fazendo isso, porque se sentem incomodados e vigiados. Eu me sinto ? vontade apagando. Mesmo assim, tem vezes que n?o d? tempo de acessar todo dia e alguns recados ficam l?. E a? j? percebo que tem gente sabendo de algumas coisas", afirma.

Cautela
Para a psic?loga Vera Morat?ria, ? natural que os jovens tenham um senso de preserva??o e privacidade quando est?o inseridos num ambiente de exposi??o espont?neo. "Quem entra j? sabe que estar? exposto, ent?o assume um comportamento de forma a se assegurar de alguma forma", diz Vera. "Big Brother ? muito legal na vida dos outros, mas quando isso se refere a n?s mesmos, o pensamento costuma mudar".

A psic?loga n?o chega a acreditar na total necessidade de se apagar recados de um mural p?blico, mas aconselha as pessoas a sempre agirem com cautela na hora de escrever. "Se n?o quer ficar divulgando a pr?pria vida, ent?o ? preciso saber o que expor, sen?o corre-se o risco de virar alvo de fofocas que podem tomar propor?es indesejadas", explica, dizendo que, em casos assim, n?o adianta achar que o Orkut ? culpado. Ele oferece os recursos, e resta ao usu?rio saber como utiliz?-los da forma mais sadia e saud?vel.

DICAS PARA UM MELHOR USO DO MURAL DE RECADOS DO ORKUT

  • N?o escreva nada para amigos que voc? n?o queira divulgado

  • Na hora de deixar um recado, seja breve. O scrapbook ? um espa?o de textos breves (m?ximo de 1.000 caracteres). Para mensagens maiores e direcionadas, h? o recurso de envio particular ao amigo

  • N?o envie spams, an?ncios, propagandas ou cart?es virtuais pelo mural. Se for faz?-lo, envie pela mensagem particular

  • N?o exponha outras pessoas ao escrever um scrap. Evite o m?ximo deixar nos murais alheios detalhes sobre terceiros, pois pode ser que tal pessoa n?o queira divulgar determinado assunto que voc? abordou

  • Seja sempre educado, para n?o criar constrangimentos