Fascina??o por games Dois apaixonados por jogos desde a inf?ncia sonham em transformar o hobby em alguma atividade de trabalho

S?lvia Zoche
Rep?rter
12/08/2006

Ficar quase o dia inteiro ? se deixassem, ficariam as 24 horas seguidas de um dia ? para vencer batalhas, guerras, derrotar monstros, disputar territ?rios, ser o mais veloz, ganhar partidas... tudo em frente a uma tela de computador, em casa ou em uma lan house. Os f?s dos games n?o s?o s? crian?as e adolescentes. O hobby ultrapassa estas fases e h? quem sonhe em encaixar o lazer na rotina do trabalho.

Este ? o caso do estudante de Turismo Gabriel Martins Reis. Aos 22 anos, ele faz faculdade em uma ?rea que, aparentemente, n?o tem nada a ver com os jogos eletr?nicos. ?Mas de repente, eu posso aproveitar o Turismo para organizar eventos de games?, especula. Ali?s, Gabriel salienta que Juiz de Fora ? carente de acontecimentos que re?nam os jogadores. ?Existem, mas s?o fechados. Teria que ser algo aberto, para muitos participarem e Juiz de Fora tem p?blico para isso?, prop?e.

De mesma opini?o, Andr? L?cio de Oliveira, 20, est? concluindo o Ensino M?dio. ?Realmente, faltam campeonatos na cidade?. Abertamente apaixonado por games, ainda n?o sabe qual curso vai prestar vestibular. Mas se n?o considerasse seu sonho distante, saberia a resposta na ponta da l?ngua. ?Entrar para DigiPen?. O instituo tecnol?gico fica em Redmond, pr?ximo a Seattle, nos Estados Unidos. ?O processo seletivo ? muito rigoroso. At? hoje n?o sei de nenhum brasileiro que esteja cursando?, conta. A hist?ria de Andr? fez Gabriel lembrar que j? teve vontade de trabalhar em lans como tester de games. ?Mas j? faz tempo?, afirma.

Tudo come?ou...
...na inf?ncia, como normalmente acontece. Gabriel (foto ao lado) conta que conheceu jogo de v?deo game antes bem pequeno, na casa de amigos. ?A?, deu vontade de ter?. Com seis anos, ganhou um Atari. A partir da?, a fascina??o pelos jogos s? foi aumentando. ?Depois, ganhei um Mega Drive, da mesma ?poca que o Super Nintendo?, explica. Quando estava na 5? s?rie do Fundamental, ele lembra que escondiam as manetes para que n?o ficasse o tempo inteiro gradado nos games. ?Mas n?o adiantava. Eu sa?a para jogar nas locadoras?, revela.

Por incr?vel que pare?a, Gabriel ficou longe dos jogos por um ano, sem motivo. At? que um dia, uma viagem muito mon?tona, em seus plenos 15 anos, trouxe de volta a mania. ?N?o tinha nada para fazer e fui jogar?. Atualmente, ele joga em casa, no seu computador, online com pessoas do mundo inteiro e/ou com os amigos. ?Hoje, com computador ? muito f?cil. D? para baixar v?rios jogos. S? que eles deixam alguns itens para comprar. ? a? que eles ganham dinheiro, porque a pessoa quer ter o que o advers?rio tem. Mas eu me contento com o free mesmo?, ri.

Andr? puxa na mem?ria e diz que seu primeiro game foi aos 4 anos. ?Eu bem pequenininho mesmo. E meu pai n?o queria que eu brincasse a rua para n?o me machucar e me deu um Atari?. Resultado, ele s? queria ganhar jogos e mais jogos. ?No anivers?rio, se eu ganhasse uma meia, eu fingia que tinha gostado. O que eu queria mesmo era ganhar um game. J? tive quase todas as plataformas que chegaram no Brasil?, diz. Assim como Gabriel, Andr? joga em seu super computador, online e procura saber tudo sobre este universo para se manter ?afiado?.

Jogos mais cotados
Agora ? a vez de Gabriel e Andr? falarem sobre alguns jogos mais conhecidos para aqueles que ainda n?o s?o craques e querem aprender um pouco sobre esse mundo. O que eles consideram como uma febre mundial s?o os Massive Multiplayer Online RPG ou simplesmente MMO RPG, jogados por diversas pessoas no mundo inteiro, ao mesmo tempo, e segue a linha medieval dos RPGs. ?? como se fosse um orkut com v?deo game?, compara Andr?.

Eles citam cinco jogos dentro deste estilo. O Lineage 2 (imagem ao lado) depende de uma boa mem?ria e placa de v?deo. ?Ele beira a realidade, possui muitos detalhes?, diz Andr?. ?Os gr?ficos s?o muito bons, os sets - s?o os acess?rios, como a armadura ? s?o excelentes e deixam o personagem que cada um monta bem caracter?stico?, acrescenta Gabriel. ?? bem medieval e tem uma trilha sonora muito boa?, finaliza Andr?. O World of Warcraft ? a continua??o do jogo de PC Warcraft, um jogo de estrat?gia. ?S? se basearam na hist?ria, traz a ambienta??o do antigo. ? basicamente um confronto entre humanos e orcs?, explica Andr?.

O Ragnar?k ? um jogo baseado na mitologia japonesa e n?rdica. Possui um gr?fico simples, mas ? considerado bom, por seus desenhos serem baseados no estilo de desenho anime. A grande quantidade de personagens atrai jogadores. O Priston Tale (imagem ao lado) possui bons gr?ficos e n?o requer uma m?quina ta poderosa como o Lineage. O atrativo ? a riqueza de magias (ou spellcraft) com diversas combina?es. ?? um jogo mais infantil. No come?o, o jogodor tem que matar cogumelos?, conta Andr?. O WYD (ou With Your Destiny) ? necess?rio formar um time (ou guild) para conseguir o reino advers?rio. Quanto mais guild, mas prote??o.

No estilo Shooter, jogos de tiro em primeira pessoa, eles destacam quatro jogos. O Doom 3 ? famoso pelo grau de viol?ncia. Eles dizem que jogos que se baixam na Internet procuram saber a idade da pessoa porque os jogos s?o classificados por idade. Andr? diz que o criador deste jogo faturou muito dinheiro, inclusive, porque foi realizado um filme a partir do game. N?o ? online, mas ? multiplayer para ser jogado com v?rias pessoas de uma lan house. O gr?fico ? bom, com riqueza de detalhes.

Ainda no estilo Shooter, h? o Quake 4 (imagem ao lado), no mesmo estilo do Doom, mas considerada uma vers?o mais barata. Tem aqueles que s?o f?s deste jogo e n?o querem saber do Doom. O contr?rio tamb?m acontece. ? um jogo mais escuro, com sons altos. ?Tem p?blico garantido?, diz Gabriel.

O Halo 3 ? famoso por ter uma boa plataforma. Beira a realidade e ? um jogo que exige agilidade, porque as a?es devem ser tomadas rapidamente, e trabalho em equipe.O Duke Nukem tentaram proibir no Brasil, porque um jogador imitou uma cena de uma das vers?es do jogo. O personagem principal, que d? nome ao game, ? estilo Arnold Schwarzenegger e faz viagem no tempo. ? um jogo solo, mas com op??o multiplayer em lan.

Para fechar, que tal falar sobre um esporte amado pelos brasileiros, mesmo perdendo a Copa do Mundo. Para Andr? e Gabriel, games de futebol, por exemplo, s?o jogados mais por pessoas que n?o s?o aficionadas pelo universo dos jogos, mas querem um passatempo divertido. O Winning Eleven tem um p?blico grande no Brasil e come?ou em 1998. Dependendo da vers?o, o jogador pode avan?ar etapas atrav?s de um sistema de ranking separados por liga. Mais antigo, de 1992, no FIFA ? garantido jogar com os nomes oficiais dos jogadores. No FIFA 2006, ? poss?vel fazer at? mesmo contrato de compra e venda de jogadores... bem pr?ximo da realidade, n?o?